12 comidas típicas da Holanda (gostosas e exóticas)

Nem só de queijo gouda vivem os holandeses. O país dos moinhos de vento tem uma culinária rica em doces, quitandas, molhos e frituras. Provei muitas receitas e selecionei algumas melhores comidas típicas da Holanda, além de pratos exóticos que poucos estrangeiros têm coragem de encarar.

No meu roteiro por Amsterdam e Haia, ignorei as críticas e mergulhei sem preconceitos na culinária holandesa. E para completar essa lista com 12 comidas típicas da Holanda, pesquisei em sites internacionais de gastronomia e outros blogs de viagem, todos relacionados. Os britânicos que me desculpem, mas fiquei mais fã da gastronomia holandesa do que das comidas típicas da Inglaterra.

Pratos típicos da Holanda: comidas deliciosas e exóticas

Se liga na lista! Tem entradas, petiscos, pratos principais e sobremesas na lista, além de muitas frituras. Vem comigo desbravar o melhor da gastronomia holandesa.

1. Kroketten, o croquete holandês

O amor dos holandeses pelo kroketten é tipo o nosso pelo pastel. E, pelo que já li, o kroketten é uma invenção holandesa. É basicamente um bolinho de carne frito, geralmente de frango, cheio de temperos e com um molho picante ou mostarda pra acompanhar. Pode ser encontrado em qualquer lanchonete ou carrinho de comida de rua.

2. Pannekoeken, o crepe holandês

O delicioso crepe holandês | Foto CC de Gourmandise

Foi a segunda comida típica da Holanda que eu mais comi nas minhas visitas ao país. É uma massa de crepe tradicional, feita de farinha, leite e ovos, bem fininha. Diferente do crepe francês e brasileiro, o Pannekoeken é servido aberto, forrando o prato, com o recheio por cima: pode ser queijo, ovos com bacon e outros sabores salgados. E também pode ser puro, com mel, frutas ou outros recheios doces. Geralmente a opção mais barata do cardápio é essa da foto acima, só com acúcar de confeiteiro por cima.

3. Rookworst, a salsicha holandesa

Mesmo odiando os vizinhos alemães, os holandeses não conseguem evitar as semelhanças na culinária. Uma delas é o amor pelas salsichas. Ou salsichões, como é o caso da rookworst, preparada com carne bovina, sal, pimenta e outros temperos, defumada ou não. Tradicionalmente é servida sobre um purê de batatas e vegetais, outra receita típica da mal afamada culinária holandesa.

4. Frikandel, a salsicha recheada da Holanda

Vai um X-tudo de salsicha aí? | Foto de SnackNiews

Não tem comida típica da Holanda mais barata do que essa. O Frikandel é uma salsicha frita recheada com um molho de cebola, maionese e ketchup. Se comprar em mercados, festas e feiras, vem dentro de um plástico ou papel no seu formato, com um molho extra pra garantir aquela queimação básica depois. E como tudo que é frito, é quase sempre gostoso.

5. Kaassoufflé, o risole holandês

Mais uma deliciosa fritura pra lista. O Kaassoufflé é tipo um risole grande: massa folhada frita, recheada com queijo. E se tratando de queijo na Holanda, pode saber que é muito gostoso. Vale a pena provar.

6. Queijos típicos holandeses

No país das vacas holandesas, não é de se estranhar que o queijo seja uma das paixões nacionais. O mais famoso (e gostoso, na opinião de quem não gosta de queijos mofados) é o Queijo Gouda, que, aliás, tem esse nome por ter sido criado na cidade holandesa de Gouda. Enquanto no Brasil o queijo gouda é caro e considerado gourmet, na Holanda ele é tipo muçarela. Outros queijo muito gosto e barato é o Leerdammer, vendido fatiado em qualquer mercado do país e perfeito para ser comido puro ou derretido no pão.

Outros queijo típicos da Holanda são: Beemster, Edam, Graskaas,, Leyden e outros que você pode ver aqui na Wikipedia, onde tem um link com mais detalhes sobre cada um.

7. Hollandse Nieuwe (exótico)

E aí, vai encarar? | Foto CC de Marine Stewardship

Esse é o nome que os holandeses dão ao pequeno peixe Arenque quando ele é pescado em junho e julho, época em que tem no mínimo 16% de gordura corporal. Complicado, né. É vendido principalmente nas haringhandles, as bancas de peixe. O jeito tradicional é servir o arenque cru, acompanhado de cebola picada e picles. Pra enfeitar, uma singela bandeirinha da Holanda. Na hora de comer, outra tradição holandesa: pegue o peixinho pelo rabo, vire sua cabeça para traz e deixe a iguaria cair inteira na boca.

Vai encarar?

8. Broodje gerookte makreel

Pode traduzir para sanduíche de peixe e é mais comum nas cidades litorâneas da Holanda, principalmente nas feiras, mercados e praias. Makreel é o peixe em questão, que lembra uma sardinha, mas é parente (ou é a própria) “cavalinha”.

9. Drop, o falso doce holandês

Não se deixe enganar pelo aspecto de balinha preta gostosa. O drop é feito de alcaçuz, aquele doce geralmente vendido em palitos moles, e não tem nada de doce. Digo isso porque já fui enganado e tive que jogar um saco inteiro fora. Mas os holandeses adoram. Vá entender…

10. Old Dutch-Snoep, a balinha bonitinha da Holanda

Pegue um, pegue mil | Foto CC de 2timesM

Pra tirar o gosto amargo do drop da boca, compre um pode bem grande de balinhas do tipo Old-Dutch. Vende em qualquer supermercado e o nome é esse mesmo, mistura de inglês (old dutch = velho holandês) e holandês (snoep = doce). Algumas embalagens tem o nome todo em inglês, tipo Old Dutch Candies ou Old Dutch Sweet Mix. Se decorar o nome for um problema, vá pela aparência: são balinhas multicoloridas, listradas e com desenhos legais.

11. Appeltaart

Particularmente, odeio torta de maçã e passo longe de Apfelstrudel, sobremesa típica da Alemanha. Mas pelo visto os holandeses não têm o mesmo gosto que eu, porque eles amam sua torta de maçã, a Appeltaart. A receita é simples: massa de torta, pedaços de maçã, passas e canela. A receita completa e o modo de preparo estão no EntrePanelas.

12. Stroopwafel, o waffle holandês

Foto CC de Jocelyn e Cathy

Pra fechar a lista de comidas típicas da Holanda, aqui vai meu doce holandês preferido. Típico doce de rua da Holanda, muito comum em feiras e festas tradicionais. Eles fazem dois waffles bem fininhos e consistentes, e colam um ao outro com uma calda doce. Não tem erro: doce barato, gostoso e que enche a barriga.

Sobre as máquinas de comida de Amsterdam (as “vending machines“): não coloque seu dinheiro ali dentro. Em vez de você pegar algo pra comer, elas é que vão comer o seu dinheiro. Perdi vários euros tentando tirar sanduíches naquelas coisas. Ou não liberavam nada, ou liberavam o lanche errado. E olha que sou até esperto pra essas coisas e entendi bem as instruções em inglês. Se estiver com o dinheiro contado, melhor não arriscar.

Bittergarnituur, pra comer um pouco de tudo: se você é apaixonado por frituras como os holandesas e quer experimentar várias comidas típicas da Holanda de uma vez, sente-se no melhor bar que tenha bittergarnituur no cardápio. Trata-se de um combo de petiscos, incluindo muitos bitterballens, o croquete mais famoso da Holanda. Tem a receita e fotos dele aqui no Diário de Pernambuco.

Mais comidas típicas do mundo:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Adoro os bitterballen e os ollieballen. Sempre que vou a Amsterdã eu tenho que comer deles. Adoro os embutidos também.