A melhor época para ir a Caldas Novas

A melhor época para ir a Caldas Novas

Caldas Novas é melhor no inverno ou no verão? Aliás, qual a melhor estação do ano na cidade? Ir pra Caldas em alta ou baixa temporada? Vale a pena conhecer Caldas Novas num feriado? Quando levar as crianças? Afinal de contas, quando viajar pra Caldas Novas? (No final, confira o clima e Caldas Novas mês a mês).

Sem exageros, eu já devo ter ido pra Caldas Novas mais de 100 vezes na minha vida. E isso é muito normal pra quem cresce em Brasília e Goiânia, principais cidades que alimentam o enorme fluxo de turistas para a capital das águas quentes. (Veja aqui como chegar em Caldas Novas)

Então, garanto que repertório não me falta pra responder as perguntas do início. Eu já fui pra Caldas Novas no Natal, na Páscoa, no Carnaval, em dias de semana, em finais de semana, em grandes eventos e até quando não tinha nada pra fazer por lá. E fui também em dias de outono, inverno, primavera e verão, as supostas estações de ano, que não se aplicam muito em Goiás.

Vou falar um pouco do que acontece em Caldas Novas de acordo com as intenções de cada um na cidade, incluindo épocas do ano, e relacionando com o calendário de datas e eventos, que fazem a cidade estar mais cheia, mais vazia ou mais louca. O que não é nada incomum em Caldas Novas.

• Veja mais dicas de Caldas Novas

Onde ficar em Caldas Novas

Os 10 melhores hotéis de Caldas Novas

A melhor estrada de Brasília para Caldas Novas

 

Quando viajar pra Caldas Novas…

1. Em busca de tranquilidade

Existe apenas uma forma de encontrar tranquilidade em Caldas Novas: vá num dia de semana, de preferência de segunda a quinta, evitando os meses de janeiro, julho e dezembro. Seguindo essa dica, vai poder curtir a piscina do hotel mais limpa e os restaurantes da cidade sem filas de espera.

Buena Dica: se não tem jeito e você precisa viajar em época de férias escolares ou feriado, quando estiver em Caldas Novas evite lugares como a região do Clube e Hotel Prive e a Praça Central Mestre Orlando, que é tomada por bares na lateral, quase todos com música ao vivo e muita, muita gente.

2. Em busca de sol

Bom, essa é a dica mais simples, já que em Caldas Novas faz calor o ano inteiro. Sério, é um verão sem fim. A única mudança significativa é em relação às chuvas: de junho a setembro é bastante seco, sendo que setembro ainda é o mês mais quente do ano em Goiás. O que não combina nada com as águas quentes de Caldas Novas. Se for em épocas de chuva não se preocupe, porque as piscinas ficam ainda mais gostosas. Isso se não estiver “caindo raio”, porque aí é perigoso ficar na água. Resumindo: em janeiro e dezembro só chove e em setembro o calor é insuportável. Prefira o resto do ano, de preferência seguindo a próxima dica.

3. Em busca do clima ideal

Lembrando das minhas viagens e olhando o gráfico de chuvas e temperaturas da cidade, concluí que MAIO é o melhor mês pra conhecer Caldas Novas. Isso porque chove pouco, mas ainda chove, e o calor em Goiás dá uma trégua. Assim, ainda é quente, com máximas de 35 ºC, mas à noite vem uma brisa fresca, ideal pra dar aquele mergulho na piscina de água quente do hotel e curtir uma seresta no bar, programa típico de Caldas.

• Reserve aqui seu hotel ou pousada em Caldas Novas

Buena Dica: sem calor intenso, sem temporais e sem excesso de gente, considero que MAIO é também o melhor mês pra levas as crianças pra Caldas Novas.

4. Em busca de hotéis baratos

O melhor jeito de conseguir um bom desconto nos hotéis de Caldas Novas é viajando em baixa temporada. Ou seja, evite ir em feriados, especialmente os prolongados, evite janeiro, julho e dezembro e evite coincidir sua viagem com o Caldas Country, evento que para totalmente a cidade. Se quer descontos melhores ainda, evite também os finais de semana. Pra acompanhar os preços e conhecer mais de 130 opções de hospedagem em Caldas Novas, fique sempre de olho no Booking, site de reservas utilizado em todo o mundo, que muitas vezes oferece descontos exclusivos nos hotéis e pousadas de Caldas Novas.

5. Em busca de farra moderada

Caldas Novas tem opções de lazer em qualquer fim de semana do ano, entre festas, boates, bares e baladas em geral, geralmente à beira da piscina dos hotéis. Os botecos da praça central tem um público fiel às sextas e sábados. Em feriados como Semana Santa e Tiradentes, por exemplo, o agito aumenta consideravelmente, mais ainda na véspera do Ano Novo, já que o réveillon em Caldas Novas é um dos mais disputados de Goiás. Assim o trânsito na estrada fica intenso, principalmente um pouco antes do trevo de Caldas. Se vai partir do DF, veja qual a melhor estrada de Brasília pra Caldas Novas.

6. Em busca de farra intensa

Tem certeza? Porque eu nunca vi nada tão insano quanto o Carnaval em Caldas Novas. Minto, já vi sim: o Caldas Country. Se no Carnaval as pessoas transformam carros em piscinas e a rua em pista de dança, no Caldas Country a cidade se transforma numa Babilônia. Já vi adolescentes sambando em cima do carro de um casal de velhinhos. Já vi pistola de urina. E vi um cara parar o carro no cruzamento pra encher o copo de whisky. Sim, ele estava dirigindo. Então, se você quer mesmo se jogar no axé, na música sertaneja ou na putaria farra total, vá pra Caldas Novas nesses dois “eventos”.

Aliás, o Caldas Country 2015 já tem data marcada: dias 31 de outubro e 1º de novembro. Olha só os detalhes e os shows no site do evento. Mas antes de se empolgar, também veja isso, isso e isso.

7. Em busca do Rio Quente Resorts

Tudo o que já foi falado sobre Caldas Novas também se aplica ao parque aquático mais famoso do Cerrado. Porque quanto mais gente em Caldas, mais gente na “Pousada” ou “Hot Park”, como também é conhecido o resort. Principalmente se tiver algum show programado por lá. Se vai se hospedar em algum dos hotéis do complexo, não se deixe enganar: mesmo a parte exclusiva de hóspedes e sócios também vai estar lotada em feriados e alta temporada. E as piscinas, mesmo sendo parte de um rio, podem ficar com aquele “clássico” cheiro de xixi. Então, se vai pra Pousada em busca de tranquilidade e de um clima perfeito, siga as dicas 1 e 3.

Entenda onde fica Caldas Novas e onde fica o Rio Quente.

 

Resumo do clima em Caldas Novas mês a mês

Janeiro – Muito calor, muita chuva e férias escolares. Lotado. Pra fugir do povão, vá em dias de semana.

Fevereiro – Um pouco menos de calor, chuva e gente. Transborda festa no Carnaval.

Março – Ainda com menos calor, chuva e gente.

Abril – Clima mais agradável e mais dias de sol.

Maio – Perfeito

Junho – Perfeito

Julho – Clima ideal e férias escolares. Cidade lotada.

Agosto – Seca. Ou seja, perfeito pra ficar na piscina.

Setembro – Calor de matar.

Outubro – Calor de matar ao quadrado. Poucos dias de chuva.

Novembro – Menos calor e início das chuvas pra valer.

Dezembro – Calor de fritar ovo na piscina. Chove sem parar.

 

Faltou alguma dica?

Falei um pouco das principais datas do ano e eventos que me lembrei. Se você busca saber como é Caldas Novas em outras época do ano, é só perguntar. Vai ser um prazer ajudar no planejamento da sua viagem, que depende muito desses detalhes.

• Reserve aqui seu hotel ou pousada em Caldas Novas

Créditos das fotos:

Hidroginástica: Jean Marconi / Rio Lento: Adriana Anzai

 

• Veja também:

Onde ficar em Caldas Novas: hotéis, resorts e bairros

O que fazer e pontos turísticos de Caldas Novas

A melhor estrada de Brasília para Caldas Novas

Carro, ônibus ou avião: como chegar em Caldas Novas