Não conheço todas, mas ouso dizer que Atins é a melhor praia do Maranhão. A vila, localizada a 1 hora de barco de Barreirinhas, está cercada de maravilhas naturais: o Oceano Atlântico, o Rio Preguiças e os Lençóis Maranhenses.

As praia de Atins não é a mais azul ou a mais cristalina. É a atmosfera do lugar que faz valer o título. São os restaurantes deliciosos, as barracas de praia exóticas, as ruas de areia e, principalmente, os moradores incrivelmente receptivos que fazem de Atins uma praia para se lembrar para sempre. E para colocar nos melhores roteiros de viagem pelo nordeste brasileiro.

 

Os bares & restaurantes de praia de Atins

Atins tem poucas e boas barracas de praia. Tem as mais simples e exóticas e também algumas com certo luxo, essas de donos franceses. Minha favorita sem dúvidas foi a Estresse Zero, que fica na ponta da praia, bem na divisa mais visível do Rio Preguiças com o Mar. Os donos, um casal de São Luís, fazem cachaças exóticas e frutos do mar fartos, como a gostosa moqueca de arraia que eu comi. E os preços são bem em conta.

Vista do bar Estresse Zero
Cachaças de mura, erva doce e marijuana no Bar Estresse Zero
O bar do Bar.Co fica dentro de um barco mesmo
Cabana do restaurante Estresse Zero, na ponta da praia em Atins
Cachorro no Cabana, bar e escola de kitesurf em Atins
Quer pipoca com cerveja? Vá no Niky Bar, no extremo oposto ao Estresse Zero

Outros bares e restaurantes de praia quem valem a pena conhecer em Atins são o Bar.Co, o mais sofisticado da vila, o Cabana, onde tem aulas de kitesurf e o Niky Bar Praia, de um italiano que serve pipoca pra acompanhar a cerveja.

 

Aulas de kitesurf

Com o mar e vento ideais para a prática de kitesurf, Atins naturalmente se tornou paraíso para profissionais e aprendizes do esporte. Tem hotéis especializados, escolas e alguns bares que tem professores. Fiz aula com um professor do bar Cabana. Custou R$ 250 por duas horas de aula, bem mais barato do que nos outros lugares. Quando mais horas você pegar, melhor fica o custo-benefício. Gostei de aula, mas preciso de pelo menos mais umas 10 horas pra conseguir controlar o kite.

 

Proximidade com os Lençóis Maranhenses

Diferente de Barreirinhas, onde é preciso sacolejar quase 1 hora para chegar às dunas, em Atins o sacolejo até o parque leva só 20 minutos e o trajeto é bem mais agradável. Se você tem espírito roots, gosta de andar na praia e não tem medo de ficar perdido, dá pra ir a pé. Nesse caso, recomendo salvar o destino no Google Maps, porque moradores locais me disseram que o trajeto tem umas travessias de mangue e caminhos tortos.

Visitei a Lagoa da Capivara e lagoas próximas. Elas não perdem nada em beleza para a Lagoa Bonita, na região de Barreirinhas. A única coisa que eu estranhei ali foi a presença de coco de bode (bolinhas estranhas) por quase todo o caminho. Também visitei a praia na região e dei só um mergulho, até perceber que era uma praia de tombo e a maré estava puxando muito.

SIM, dá pra andar de kite nas lagoas dos Lençóis Maranhenses

 

Canto do Atins

Pra encerrar o passeio até as lagoas, os carros param nesse pedaço de nada conhecido como Canto do Atins. Ali estão dois restaurantes turísticos, conhecidos por terem o que chamam de “O melhor camarão do mundo”. Uma grande fábula que inventaram para atrair turistas. Os dois restaurantes, o da Luzia e o do Antônio, servem uma mesma receita de camarão com molho secreto. Gostoso, mas está longe de ser o melhor do mundo. Aliás, nem o melhor de Atins ele é. O peixe assado é mais gostoso do que o camarão, mas também não é o melhor do mundo.

Camarão do Antônio. Dizem que é melhor do que o da Luzia, mas não é o melhor do mundo

A caipirinha estava honesta, mas longe de ter a qualidade da melhor caipirinha do brasil, que eu provei bem perto dali, no povoado de Mandacaru.

 

As comidas gostosas

Se o Canto do Atins foi bem abaixo do esperado, os outros restaurantes me surpreenderam para o lado bom. Além do Zero Estresse que falei no início, onde comi uma deliciosa moqueca de arraia, outro que merece destaque é o Restaurante do Rico. Além de ter wi-fi, o restaurante faz o melhor peixe que já comi na vida. Cremoso, ele derretia no garfo e na boca. Tive que comer rápido, antes que toda a população de cachorros e gatos de rua de Atins pulasse em cima do prato.

 

Obrigado, praia de Atins!

Por toda essa estrutura de charme roots, Atins merece ser a melhor praia do Maranhão. Um lugar com ótimos restaurantes, bares exóticos, pousadas charmosas, águas calmas e a imensidão dos Lençóis Maranhenses logo ao lado, Atins é uma praia diferente, com lugar de destaque entre todas as praias do Brasil.

 

Dicas para economizar na viagem
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário