Nem só de frango vive a Bolívia. Apesar do cheiro e dos gritos de pollo, pollo dominarem grandes cidades como La Paz e Santa Cruz de La Sierra, existem muitas comidas típicas da Bolívia, em receitas que revelam os sabores da charmosa culinária andina. (Veja mais dicas da Bolívia)

Mas se não é só de frango que vivem as comidas típicas da Bolívia, o que mais podemos comer por lá? É o que você vai descobrir agora, em receitas com direito a arroz, verduras batatas, carne de porco e a exótica (para nós) carne de lhama. Viva a gastronomia boliviana e tente fazer em casa, seguindo as receitas indicadas.

PS: repare muito bem em cada lugar que for comer na Bolívia. Prefira os restaurantes mais refinados ou elogiados em sites como o Tripadvisor do que os bares e lanchonetes mais simples, que podem causar uma terrível intoxicação alimentar que vai f*der a sua viagem. E as comidas de rua? Não experimentei e recomendo que você faça o mesmo.

• Mais comidas típicas:

Comidas típicas do Chile

Comidas típicas da Colômbia

Comidas típicas da Argentina

 

1. Empanada de Arroz

Enquanto chilenos e argentinos mal conseguem diferenciar as próprias empanadas, os bolivianos criaram sua própria versão da receita. Em vez de massa a base de ovos, a empanada boliviana tem sua massa feita de arroz. Outra comida típica da Bolívia à base de arroz é o pan de arroz (pão de arroz).

 

2. Folha de Coca

comidas-tipicas-bolivia-folha-de-coca

Impossível conhecer a essência da Bolívia sem mascar algumas folhas de coca. La oja de coca é vendida por todo o país, seca dentro de saquinhos super baratos. Apesar de ser a base da cocaína, sua função não é alucinógena. Na verdade, as folhas de coca ajudam na oxigenação do sangue, o que é de grande ajuda para quem caminha no ar rarefeito do altiplano boliviano. Então não se come a folha de coca? Não. Mas ela vai muito bem em chás, balinhas e outras iguarias da culinária boliviana.

 

3. Locro Carretero

A palavra locro vem do quechua, língua indígena falada por boa parte dos bolivianos. Significa guisado, ensopado. E um ensopado bem comum entre as comidas típicas da Bolívia é o carretero, que leva charque, cebolinha, arroz e mandioca. Também existe o Locro de Gallina, que basicamente troca a carne seca por carne de frango.

(receita em espanhol)

 

4. Salchipapas

salchipapas-comidas-tipicas-bolivia

O nome já entrega: salsicha com batatas. Se fosse no Brasil, o prato se chamaria Salsibatatas. Na Bolívia o nome é esse trava-línguas aí mesmo, mas que vale a pena aprender a falar, afinal é sempre uma boa pedida de você está em um mochilão e quer economizar na Bolívia. Prato simples e barato, bom pra petiscar a qualquer hora.

 

5. Humintas

humintas-comidas-tipicas-bolivia

É a pamonha da Bolívia, feita com um milho esbranquiçado comum nos andes, chamado de maíz. Assim como a pamonha goiana e a pamonha paulista, a pamonha boliviana pode ser doce ou salgada. Eu ainda não experimentei, mas, pelas fotos que vi, parece ser uma das melhores comidas típicas da Bolívia.

(receita em espanhol)

 

6. Majao

majao-comidas-tipicas-bolivia

Prato típico conhecido em toda a Bolívia, mas a versão mais famosa é a de Santa Cruz, conhecida como Majao Cruceño. Na receita, leva carne seca, ovos fritos, banana frita e arroz, além de temperos e verduras a gosto, como tomate, alho e pimentão. Tradicionalmente, as bananas são servidas na parte lateral do prato. Uma das mais apetitosas comidas típicas da Bolívia.

 

7. Masaco (ou Massaco)

Mais comum na região oriental (e plana) da Bolívia, em regiões como Santa Cruz, Pando e Beni. Prato criado pelos nativos, é uma massa à base de banana ou mandioca, que também leva carne seca. Para seguir a tradição, deve ser preparado na banha de porco. Em vez de banana, também pode ser feito com mandioca (yuca).

(receita em espanhol)

 

8. Truta

Quem já fez um roteiro por Bolívia e Peru, sabe quem é impossível passar pelas ilhas do Lago Titicaca, como a linda Isla del Sol, sem provar um prato de truta com salada. Ou truta com arroz. Ou truta com salada e arroz. Parece que é só isso que as pousadas e pequenos restaurantes locais sabem fazer. E ninguém reclama, porque geralmente elas são muito boas e baratas. Mas fique ligado: essa deliciosa comida típica da Bolívia geralmente vem recheada de espinhas.

 

9. Silpancho

Original de Cochabamba, é um prato de invenção recente, mas que conquistou o paladar dos bolivianos. Me lembra o prato chileno lomo a lo pobre, pois também leva arroz, batata, carne de vaca, batatas fritas e dois ovos fritos. A diferença está nas verduras, basicamente cebola e tomate, que vão na cobertura do prato.

 

10. Antecucho (ou anticucho)

anticuchos-comidas-tipicas-bolivia

Famoso entre as comidas típicas do Peru, onde foi inventado, o prato se popularizou também no Chile e na Bolívia. Trata-se basicamente de um espetinho acompanhado de vinagrete e farofa, além de distintos molhos nas diferentes regiões da Bolívia.

 

11. Fricasé de Cerdo (fricassê de carne de porco)

Muito comum na região do altiplano andino, onde onde fica a capital, La Paz. Além de carne de porco, o prato leva milho branco, pimenta do tipo ají amarillo

 

12. Pique Macho

pique-macho-prato-tipico-bolivia

O pique é uma bela de uma entrada, que pode servir como prato principal, caso você tenha estômago forte, afinal o prato é uma mistura de ingredientes pesados: cebola, ovos cozidos, carne de vaca, ketchup, maionese e locoto ou rocoto, uma grande pimenta típica dos Andes. Macho não é gênero, é tamanho. E significa que o prato é grande. Então, se você acabou de fazer uma trilha exaustiva em La Paz, por exemplo, e tá morto de fome, corra para o restaurante e destrua um prato de Pique Macho.

 

 

Mais comidas típicas da Bolívia

Outros pratos que fazem parte da culinária boliviana, embora sejam mais mais raros em restaurantes, são o Lambreado de Conejo (típico coelho empanado), o Pollo em Canasta (um tipo de frango empanado) e alguns ensopados, como a sopa de mandioca, a sopa de milho e exótica pizza de lhama.

E existem muito mais comidas típicas da Bolívia. Listei apenas as mais comuns, mas o país, dividido em regiões tão contrastantes, vai da Amazônia ao Altiplano com direito a muitos outos pratos típicos deliciosos.

Veja mais comidas típicas do mundo.

 

Créditos de fotos, categorizadas como Creative Commons em suas origens:

Pique Macho (flickr) / Salchipapas (wiki) / Antecuchos (flickr) / Majao (pinterest) / Folha de Coca (flickr)

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

2 Comentários

  1. Necesita mas informacion al respecto de los nombres y del origen de los platos,por ejemplo LOCRO CARRETERO ORIGINARIO DE SANTA CRUZ DE LA SIERRA Y EL NOMBRE NO PROVIENE DE LINGUA QUECHUA…E TEM OUTROS PRATOS QUE A SUA INFORMACÃO ESTA ERRADA….

    • buenasdicas Responda

      Oi Jorge. Você é boliviano? Fiz a lista baseada em minhas viagens e informações de sites em português e espanhol. Pode mandar mais dicas e corrigir o que achar de errado de acordo com a real cultura gastronômica da Bolívia. Vai ser um orgulho publicar mais a respeito. Abraço.

Escreva seu comentário