7 comidas realmente típicas da Colômbia

7 comidas realmente típicas da Colômbia

A culinária colombiana está cada dia mais em destaque, com restaurantes de Bogotá entre os melhores da América Latina e muitas comidas típicas de rua fazendo sucesso mundo afora.

Em São Paulo mesmo existem bons restaurantes colombianos, especializados em alguns dos pratos típicos que vou listar abaixo. Em Bogotá então, nem se fala.

Para montar essa lista, usei como base pratos que provei e listas da própria Colômbia, como do site off3colombia, homeaway e mitierracolombiana.

 

Veja também:

10 comidas realmente típica do Peru

5 comidas típicas do Chile

7 comidas típicas da Argentina

10 melhores comidas típicas do Ceará

 

ajiaco colombia
Ajiaco, sopa típica da Colômbia

1. Ajiaco

Uma sopa com tudo dentro, uma estilo de prato tipicamente da América do Sul. Na versão colombiana, a receita mais comum leva milho, frango, alcaparras e diferentes tipos de batata.

Receita de ajiaco.

 

2. Arroz de coco

Assim como no nordeste do Brasil temos o arroz de leite, na Colômbia um prato típico do litoral é o “arroz con coco”, muito popular na região do Caribe. Feito com leite natural de coco, geralmente é servido dentro da cuia do própria coco, acompanhado de outras delícias como patacones.

Receita de arroz con coco (em espanhol, mas fácil de entender).

 

3. Patacones

patacon colombia
Patacones recheados de queijo

Pedacinhos fritos de banana da terra muito, muito crocantes. Essa é a base do patacón, típico e simples prato colombiano, que pode ser servido assim, puro, ou com patês de frango, guacamole, vinagrete, ou o que você quiser.

Receita de patacón.

 

4. Bandeja Paisa

Prato mata-fome. Essa é a fama da bandeja paisa, um prato colombiano pra ser apreciado em grandes quantidades. Pra se ter uma ideia, a receita básica para 3 pessoas leva 4 cebolas, 4 tomates, torresmo, carne moída e 6 ovos, entre outros. Deve ser apreciado de preferência em Medellín.

Receita de bandeja paisa (em espanhol, mas fácil de entender).

 

5. Lechona Tolimense

Uma leitoa assada lentamente, num processo que leva cerca de 10 horas. Ela é recheada de arroz, cebola e muitos temperos. É uma comida típica colombiana da cidade de Tolima, a leste de Bogotá. Para acompanhar, nada melhor que as clássicas arepas.

 

6. Arepa Colombiana

Arepas
Arepas recheadas de carne

Um tipo de massa muito comum na Venezuela, no Panamá e na Colômbia. A versão colombiana tem cara de tortilha, massa de milho ou canjica branca e deve ser frita. É consumida a qualquer hora do dia na Colômbia, recheada a gosto com comidas como frango e carne desfiada.

Receita de arepa.

 

7. AJÍ

Na dúvida do que vai acompanhar seus patacones, suas arepas, seu peixe ou qualquer outra comida típica da Colômbia? A dica é temperar tudo com “ají”, uma espécie de versão colombiana do nosso vinagrete. Ele leva ingredientes como coentro, pimenta habanero, tomate e limão. Muy picante!

Receita de ají colombiano.

 

Vai uma comida típica da Colômbia aí?

Se você ainda não conhece a Colômbia, não tem viagem marcada para o país e está sim disposição para reproduzir em casa as receitas de cada uma desses pratos típicos, o jeito é descobrir restaurantes típicos colombianos no Brasil.

Em São Paulo já conheço dois, o Maíz e o Sabores de Mi Terra, ambos em Pinheiros. Conhece algum restaurante colombiano? Indique aí nos comentários, assim todos podemos experimentar.

 

• Veja também:

Os 10 melhores hostels de Bogotá

Onde ficar em São Paulo

Onde ficar em Santiago do Chile

 

• Mais bebidas e comidas típicas do mundo

5 comidas típicas do Chile | 10 comidas típicas da Inglaterra | 10 comidas típicas de São Paulo | 10 comidas típicas de Goiás | 10 comidas típicas do Peru | 5 bebidas típicas do Chile | 7 comidas típicas da Colômbia

 

Boa viagem! Ou melhor, bom apetite, enquanto saboreia algumas das melhores comidas típicas da Colômbia.

Créditos das fotos:

Arepas:  Josh / Ajiaco: James / Patacón: scott&emily