Dono do segundo maior litoral do Brasil, o Maranhão tem uma culinária rica em peixes e frutos do mar. Mas também tem pratos da terra, numa gastronomia que mistura norte e nordeste, sem deixar de lado a influência de escravos e também de colonizadores (e invasores) portugueses, franceses e holandeses. Na minha expedição pelo estado, provei dezenas de comidas típicas do Maranhão, e agora vou listar só as melhores.

Passando por São Luís, Alcântara, Atins e Barreirinhas, mergulhei com garfo e faca na culinária maranhense. Provei doces, bolos, ensopados, moquecas, peixes, carnes, frutos do mar e tudo o que amigos maranhenses me indicaram antes da viagem. De olho nos cardápios, fiz questão de escolher somente comidas típicas. No final, um resultado que pensava ser impossível: não comi nada ruim.

Prova de que as comidas típicas do Maranhão estão entre as melhores do Brasil. Em bares de praia, lanchonetes simples e restaurantes mais sofisticados, tive uma experiência fantástica. Fica aqui meu agradecimento a todos os cozinheiros do estado. E se você tem alguma dica de prato que merece estar nessa lista, é só dizer nos comentários.

 

1. Camarão gigante (e em molho secreto)

Acostumado com os mini-camarões que chegam em Brasília, no Maranhão eu ficava feliz a cada camarão que via. Todos grandes, em porções bem-servidas e a preço justo. Um ingrediente típico que faz parte de vários pratos do estado e merece estar em lugar de destaque nessa lista. Aliás, o Maranhão é famoso por servir o “melhor camarão do mundo”, mais precisamente na vila praiana de Atins, onde a receita desse camarão é segredo nos dois restaurantes, o da Luzia e o do Antônio. (Comi nos dois e gostei mesmo foi do peixe). A culinária maranhense é mesmo uma caldeirada de surpresas.

 

2. Juçara, o açaí do Maranhão

Na estrada de São Luís para Barreirinhas, fiquei impressionado com a quantidade de lugares vendendo Juçara, sem fazer ideia do que era aquilo. Até que eu resolvi perguntar aos locais. Alguns me disseram que juçara e açaí são a mesma coisa. Mas acreditei mesmo foi no guia turístico de Alcântara, que explicou em detalhes a diferença entre as duas frutas. Segunda ele, a juçara é um parente próximo do açaí, de sabor mais suave e com menos calorias. Mas, seja juçara ou açaí, a forma típica de servir a iguaria é a mesma: acomapanhada de farinha ou camarão seco. Não tive coragem de experimentar assim, preferi o clássico banana com granola.

 

3. Moqueca Maranhense

Parente da moqueca baiana e da moqueca capixaba, a moqueca maranhense é sem dúvidas um dos melhores pratos da gastronomia do estado. Na receita, ingredientes característico de qualquer moqueca, como limão, cebola, tomate, camarão e filé de peixe (pescada, dourado ou tucunaré). A principal diferença é o ovo cozido. Acho que o maranhense é o povo mais apaixonado por ovos que eu já vi, e eles fazem questão de acrescentar o ingrediente em vários pratos. A melhor receita de moqueca maranhense que encontrei foi esta do site Imirante. Vale a pena ver pra tentar fazer em casa, especialmente se você estiver em uma região litorânea, com peixes e camarões fresquinhos.

 

4. Arroz de Cuxá

Uma mistura árabe, portuguesa e africana deu origem ao prato típico do Maranhão mais famoso no Brasil. O arroz de cuxá até foi homenageado em poesia pelo poeta maranhense Arthur de Azevedo:

“Eu tenho muitas saudades / Da minha terra querida… / Onde atravessei a vida / O melhor tempo foi lá. / Choro os folguedos da infância / E os sonhos da adolescência; / Mas… choro com mais frequência / O meu arroz de cuxá”

Além de arroz branco, a receita de arroz de cuxá também leva camarão seco, vinagreira, gergelim-branco, cebola, alho, azeite de oliva e sal. Se quer aprender a fazer, a dica mais completa, inclusive com vídeo, está aqui na TV Mirante.  Espero que o seu fique melhor do que esse da foto, que provei em Caburé e achei um pouco seco.

 

5. Peixe assado ou  frito no azeite de coco de babaçu

Um prato que se come no mundo inteiro, mas que é muito melhor no Maranhão. Comi peixes assados em Caburé e Atins que derreteram na boca e ficaram pra sempre na memória. Acompanhados de arroz, farinha e vinagrete, eles são assados em carvão e são incrivelmente deliciosos. Se tivesse que escolher a melhor de todas as comida típica do Maranhão, sem dúvidas seria o peixe assado. Se assado já é bom, imagine quando o peixe é frito no azeite de babaçu (palmeira nativa da Mata dos Cocais, vegetação que cobre boa parte do território maranhense).

 

6. Carne de Sol Maranhense

Prato típico em todos os estados do nordeste, a carne de sol do sertão também faz parte da culinária maranhense. Além do sabor e da qualidade da carne e dos acompanhamentos, vale destacar também a fartura em que é servido esse prato. Eu me achava bom de garfo, mas acho que os maranhenses comem muito mais. Essa porção do foto, por exemplo, que parece justa para alimentar uma família de 5 pedreiros, é indicada para casal. Essa veio com muita manteiga de garrafa, muita mandioca, muito arroz, purê de mandioca, queijo coalho e muita carne de sol. A principal diferença da versão maranhense para a carne de sol cearense ou paraibana, está nos acompanhamentos, já que só a maranhense vem com banana frita e feijão em caldo com legumes.

 

7. Peixada Maranhense

É praticamente uma moqueca, mas sem camarão e somente com peixes da costa maranhense, como a pescada amarela. Essa peixada da foto acima eu comi em Barreirinhas, no restaurante O Bambu, na avenida turística da cidade. O site Aperitivado tem a receita e o modo de preparo da autêntica peixada maranhense, que, claro, também tem ovo.

 

8. Doce de Espécie

Se você leu as nossas dicas de Alcântara, vai ver o quanto esse doce foi elogiado por lá. Ele mata a fome de comida e de sobremesa. Doce, mas nem tanto, lembra um biscoito caseiro de vó, desses que combinam perfeitamente com um café de fim de tarde. Tem pra vender no aeroporto de São Luís, mas é muito mais gostoso e barato na própria cidade de Alcântara, onde foi inventado. Se quiser fazer em casa, recomendo ver este vídeo, que mostra o preparo por uma especialista no doce de espécie, em plena Alcântara. Pra acompanhar o doce, recomendo experimentar também as geleias e compotas de frutas típicas do Maranhão, como bacuri, buriti, murici, jaca, jenipapo, caju e cupuaçu.

 

9. Comidas de festa junina

Algumas comidas típicas nordestinas são mais comuns no Maranhão em época de festa junina. As principais são o vatapá, a cocada e a torta de camarão, que dispensam apresentações. De diferente, tem o mingau de tapioca, preparado com coco, leite condensado e canela. Mais fotos e detalhes desses pratos maranhenses típicos nas festas de São João, estão aqui no site Vocêgastro. Vale a pena dar uma olhada, inclusive porque junho é alta temporada nos Lençóis Maranhenses e você pode combinar a viagem com a alguma boa festa junina.

 

10. Tapioca ou Beiju

De origem indígena, vista pela primeira vez pelos portugueses em uma tribo de Pernambuco, a tapioca é uma comida típica do Maranhão e do nordeste inteiro, tanto que faz parte da nossa lista de comidas típicas do Ceará. Também chamada de beiju, é feita à base de farinha de mandioca e pode ser recheada com praticamente qualquer coisa. Por ser leve e nutritiva, virou sensação entre a galera fitness.

Mais comidas típicas do Brasil

Comidas de Goiás

Comidas de São Paulo

Comidas do Ceará

 

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário