5 lugares para curtir o lago Paranoá em Brasília

Foi-se o tempo em que o lago Paranoá servia só pra agradar a vista em Brasília. Hoje a orla está cheia de opções de lazer. Existem até praias no lago, além de parques na orla, calçadões e até uma espécie de condomínio gastronômico.

Seja você for um novo morador de Brasília ou um turista na capital federal, veja onde curtir o lago Paranoá, em áreas verdes, urbanizadas, novas e antigas. Selecionei os lugares que mais recomendo. Cabe dizer que há quem se arrisque a entrar no lago, embora suas águas não sejam lá um grande exemplo de limpeza.

1. Pontão do Lago Sul

pontao paranoa brasilia
Um brinde pra ponte JK! Foto minha de 2012.

O pontão foi inaugurado apenas em 2002, mas já parece eterno em Brasília. O lugar é uma espécie de condomínio de lazer, com grandes restaurantes e sorveterias, além dos bares que geralmente agitam um samba nos finais de semana. Seu píer é disputado por lanchas, principalmente em frente à Mormaii. Tem uma tenda para aluguel de caiaques e pranchas de stand up paddle. E tem um monte de noiva tirando foto.

2. Calçadão da Asa Norte

O nome já diz quase tudo. O lugar é um calçadão com estacionamento, longo deck e tendas para aluguel de caiaque, com preços geralmente abaixo dos outros lugares. Existe desde 2010, num local antes ocupado por pescadores, no final da Asa Norte, na altura dos últimos blocos da SQN 416, antes da Ponte do Bragueto.

Depois das obras e novos viadutos na região, o calçadão ficou numa área de encruzilhada e trânsito complicado. Além disso, nos últimos anos se tornou um conhecido ponto de farofa e som automotivo. Se essa é a sua praia, não tem porque evitar.

3. Ermida Dom Bosco

capela ermida brasilia
Foto da minha saudosa câmera Lomo Fisheye.

Mais antigo e eclético ponto urbanizado à beira do Paranoá. Tem uma mini-praia, uma capela projetada por Oscar Niemeyer e um mirante, de onde se vê o trecho mais amplo do lago. E tem a placa narrando o sonho de Dom Bosco, que previu a construção de um local onde jorraria leite e mel. Exatamente onde hoje é Brasília (kkkk…). Entre os frequentadores, estão turistas, skatistas, famílias e loucos que se arriscam nas águas barrentas e poluídas do lago.

4. Península dos Ministros

lago paranoa brasilia 2
Foto de Maurício Mercadante.

Polêmica. Essa palavra resume a situação desse mini-parque hoje em dia, que corriqueiramente é fechado a mando dos moradores do Lago Sul, incomodados com a presença de drogados e gente brega no pedaço. Aliás, um belo pedaço, com árvores do cerrado e calçadão à beira do lago. Aliás, se busca um lugar para correr à beira do lago, tem uma pista decente que vai daqui até o Pontão.

5. Parque das Garças

No final do Lago Norte, o Parque das Garças é um dos menos conhecidos de Brasília, mas tem sua legião de fãs e frequentadores assíduos. É um parque grande, que ficou ainda maior após incorporar uma área pública que antes era ocupada pelo clube vizinho.

Tem quem se arrisque a entrar na água. Mas a maioria das pessoas prefere passar a tarde estirada no gramado, à sombra de alguma árvore, ou brincando com o cachorro. Aliás, se quer se refrescar junto com seu cão, não tem lugar melhor em Brasília.

Continue planejando sua viagem para Brasília

Ao contrário do que dizem, tem sim muito o que fazer na Capital Federal. Brasília é uma das cidades com mais parques e áreas verdes no Brasil, além de ter intensa vida cultural, ótimos restaurantes e uma infinidade de atividades possíveis para moradores e turistas. E aqui no blog tem mais algumas dicas:

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Jóia! Parabéns! Brasília em si é um espetáculo da natureza. Te desafio a fazer um post com 3 coisas para fazer em Goiânia que não inclua as palavras bar ou boteco. :D

    1. A melhor coisa pra fazer em Goiânia é ir passar o fim de semana em Brasília, hahaha. Bom, então eu lanço o desafio de volta. Taí seu primeiro post aqui. Estou no aguardo.