Viajar para a Chapada dos Veadeiros está melhor a cada ano. Mas é sempre bom ficar atento às condições atuais da estrada. Agora vou fazer a primeira avaliação, que será sempre atualizada depois de novas viagens e dicas de leitores, considerando apenas as estradas entre Brasília e Alto Paraíso e de Alto Paraíso para São Jorge, as cidades mais movimentadas da chapada.

E se ainda não sabe como chegar em Alto Paraíso, São Jorge e Chapada dos Veadeiros em geral, essa estrada é o melhor caminho. Para quem vem de longe, é só fazer o combo: voo para Brasília + aluguel de carro no aeroporto + viagem de carro para a chapada, por essa estrada aqui. =D

Informações básicas do trajeto de Brasília a Alto Paraíso

Distância de Brasília a Alto Paraíso: 220 km, saindo da Torre de TV

50 km em pista dupla e o restante em pista simples

Tempo de viagem: fiz em 2h15. O Google quase acertou, estimando a viagem entre 2h20 e 2h50

Informações básicas do trajeto de Alto Paraíso a São Jorge

Distância de Alto Paraíso a São Jorge: 36 km

Tempo de viagem: 30 minutos

 

Detalhes da viagem de Brasília para a Chapada dos Veadeiros

  • Saída de Brasília: parti numa sexta-feira, exatamente às 14h. Sol a pino, poucas nuvens no céu e clima frio para os padrões do cerrado. Por isso considero junho uma das melhores época para visitar a chapada, pois além do clima ameno, a chance de chover na estrada é praticamente zero.
  • Subida do Colorado: esse trecho de aproximadamente 15 km, entre o fim da Asa Norte e Sobradinho, é o mais mal afamado da estrada. Em horários de pico, o trânsito é veloz e pesado. Mesmo sendo um pista tripla, em boas condições e cheia de radares, é bom ter atenção redobrada. Como viajei no meio da tarde, o trânsito estava leve.
  • De Sobradinho a Planaltina-DF: aí sim a viagem ganha ares de viagem mesmo. Menos cidades dos lados, menos trânsito, menos radares. Pista dupla em excelente condições. Diga tchau ao seu 4G, a partir daqui ele some de vez.
  • Não perca o trevo: empolgado na pista dupla e lisa, nem prestei atenção nas placas. E com o GPS no mudo, quando vi já estava chegando em Formosa. Não cometa essa erro! Depois da entrada principal de Planaltina, faltam apenas 15 km para o trevo e existe apenas uma placa, numa linda reta.
  • Trevo para São Gabriel e Alto Paraíso: trevo bem feito, só falta ter uma placa mais próxima à virada.

GO 118 – Faltam 193 km para Alto Paraíso

Depois da entrar no trevo para São Gabriel e Alto Paraíso, acaba a pista dupla. Agora, é pista simples até o destino final. A estrada, que no DF é a BR-010, em Goiás passa a se chamar GO-118. Tanto no DF quanto em Goiás, a estrada está em ótimas condições. Em alguns trechos o acostamento é estreito e, por ser cheia de retas, tem muita gente que desrespeita (e muito) os limite de velocidade. Se não me engano, a velocidade máxima permitida nessa pista é de 110 km/h.

Por outro lado, ser uma estrada cheia de retas favorece as ultrapassagens. No dia da minha viagem encontrei alguns caminhões lentos pela frente, daqueles que a gente alcança sempre na subida. Eu, que não sou dos motoristas mais agressivos na estrada, não tive problemas para ultrapassar. Ou seja, a pista simples não atrapalha tanto e a viagem rende.

Postos de Gasolina

A estrada entre Brasília e Alto Paraíso está longe de ser deserta. Apesar dos longos trechos entre fazendas, não é preocupante ficar sem gasolina na estrada. Então se você prefere abastecer no meio do caminho, não é difícil encontrar posto. Além de alguns postos pequenos espalhados pela estrada, tem um Posto BR em São Gabriel e o posto Galícia em São João da Alianças, as duas cidades que você precisa atravessar.

Onde comer na estrada

Diferente da estrada de Brasília para Caldas Novas, que tem deliciosas lanchonetes pelo caminho, a estrada de Brasília para Alto Paraíso não é lá essas coisas em gastronomia. Posso estar passando desavisado por algum recanto secreto da culinária goiana, mas realmente nada chama atenção nessa viagem. A única coisa que me surpreendeu foi ver um Subway no posto de São João da Aliança. Jamais esperava ver um fast-food invadindo os sertões da terra do pequi.

Embora faltem restaurantes, sobram vendedores de frutas. Na entrada e na saída de São Gabriel e São João da Aliança, principalmente, dezenas de barraquinhas exibem as frutas da estação. Como viajei em junho, o que mais tinha era mexerica pra vender.

Chegada em Alto Paraíso

Aproveitando a pista simples em boas condições e as longas retas para ultrapassagem, superei a estimativa do GPS e cheguei em Alto Paraíso em apenas 2h15. A entrada da cidade é inconfundível: um arco em formato de disco voador (bem-vindo à terra dos ETs). Como dessa vez não ia me hospedar lá, entrei à esquerda no trevo para São Jorge.

 

Estrada de Alto Paraíso para São Jorge

Esse trecho realmente me surpreendeu. Acostumado com as obras paradas e os buracos na estrada de Brasília para Caldas Novas, foi uma grata surpresa ver que esse trecho até São Jorge realmente foi todo asfaltado. Já passei nessa estrada quando era toda de terra e a viagem durava quase 1 hora.

Agora, com pista simples zerada e em ótimas condições, a viagem leva mais ou menos 25 minutos. Ainda não tem radares de velocidade, apenas sonorizadores na pista, pra alertar sobre a travessia de animais silvestres. Por isso é bom respeitar os limites e, de preferência, andar abaixo do indicado, porque os animais realmente cruzam muito a estrada. Além de animais pequenos, como tatus e cobras, mamíferos maiores como Lobos-Guará e Tamanduás-Bandeira também passam ali. Então vá devagar e agradeça se tiver a sorte de ver um bicho desses pelo caminho.

Ter essa estrada asfaltada é excelente para o turismo na Chapada dos Veadeiros, pois às suas margens estão as entradas para as principais cachoeiras da região, como Vale da Lua, Almécegas e Vale Dourado.

E se você gosta de pedalar, saiba que tem uma ciclovia nessa estrada entre Alto Paraíso e São Jorge. Como é uma faixa sinalizada,  junto à estrada, também está em ótimas condições.

 

 

  • Dicas para economizar na viagem:  
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • Get Your Guide: ingressos, passeios e experiências no mundo inteiro