Depois de anos morando em Brasília, finalmente fui conhecer a Feira da Torre de TV. Na verdade, fui apenas para comprar um presente, já que era a única coisa “aberta” na cidade no domingo de manhã. Além do presente, encontrei muitos produtos úteis, tanto para moradores quanto para turistas. Reparei em algumas coisas importantes para quem pretende conhecer a feira, que funciona ao redor de uma das principais atrações de Brasília.

Se você procura uma dica de passeio grátis em Brasília, esta é uma boa sugestão. Olha o que achei da minha visita à Feira da Torre de TV, com algumas informações importantes, como horário de funcionamento e dica de como chegar.

 

1. É menos roots do que antes

Observando a feira apenas de passagem pelo Eixo Monumental, eu achava funcionava como uma feira mesmo, com barracas armadas ali no gramado central. Na verdade são lojas fixas, em três ou quatro pavilhões. Pelo que vi no site oficial, ficou assim arrumadinha depois de uma mudança mais ou menos recente.

 

2. Não tem só artesanato

Apesar do nome ser FAT (Feira de Artesanato da Torre), tem de um tudo à venda na feira. Tem roupas, móveis, brinquedos e muitos artigos turísticos de Brasília, como chaveiros, camisetas e pequenas réplicas de ícones da capital, como o Congresso Nacional, o Museu JK e a própria Torre de TV.

 

3. Mas o melhor são os artesanatos mesmo

Tem muitas coisas legais na feira, como redes de balanço, fantoches e artigos indígenas, como cachimbos e chocalhos, além de dezenas de bancas de acessórios de miçangas (a galera de humanas tá empreendendo).

 

4. Ali fica o letreiro Eu Amo Brasília

Não quis andar sob o sol saariano até o letreiro, então peguei essa foto no Flickr mesmo | Foto: Razvan

Eu já tinha visto algumas fotos do letreiro Eu Amo Brasília, mas não fazia ideia de que ficava ali do lado da Torre de TV, onde também está o chafariz luminoso. Então, se você quer garantir essa foto clássica de Brasília, bem ao estilo IAMSTERDAM, vale combinar a visita com a Feira da Torre de TV.

 

5. O horário de funcionamento é um mistério

Perguntei em três diferentes bancas sobre os dias e horários de funcionamento da feira e tive três respostas diferentes. Acho que cada um me respondeu sobre os horários da própria loja. O site oficial e a página no face não têm a informação. O Google Maps diz que é de quinta a domingo, das 8h às 18h. A Secretaria de Turismo de Brasília informa que é de terça a quinta, das 9h às 17h e, de sexta a domingo, das 9h às 18h.

 

6. Vá no início da manhã

O sol é forte quase o ano todo em Brasília. Entre um pavilhão de lojas e outro não tem sombra. Boa parte do estacionamento é no sol. Então, se você não quer fritar o couro cabeludo e depois entrar no carro-forno, melhor ir na feira no início, às 9h. Aliás, é difícil encontrar vagas para estacionar. Se você estiver nos setores hoteleiros sul ou norte, dá pra ir a pé.

 

7.  Vale a pena conhecer a Feira da Torre

Pra moradores, é um lugar útil para comprar móveis diferentes, redes de balanço e curtir um pouco a própria cidade. Para turistas, é um passeio legal, que pode ser combinado com outras atrações, pois a Torre de TV fica perto do Memorial JK, do Memorial dos Povos Indígenas e a caminho da Esplanada dos Ministérios, além de estar perto da entrada principal do Parque da Cidade e do Estádio Nacional, “o estádio mais feio da Copa do Mundo”.

Mais fotos da Feira da Torre de TV em Brasília

 

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário