Gringos e brasileiros vão ao delírio. Haters se desesperam. Cachaceiros de plantão se preparam para conhecer. O fato é que eu encontrei a melhor caipirinha do Brasil. O bar que prepara essa iguaria está muito longe do eixo Rio-São Paulo. Aliás, pra chegar lá é preciso viajar 4 horas de carro e 1 hora de barco a partir da capital mais próxima, São Luís do Maranhão.

Não foi fácil encontrar a melhor caipirinha do Brasil. Isso aí, gringos, The Best Caipirinhá in Brazil. Tive que experimentar muito. Que sofrimento! E olha que tomei muitas caipirinhas ruins pelo caminho, pagando muito caro por algumas delas. Em Brasília e São Paulo, por exemplo, tem quem vende péssimas caipirinhas por mais de R$ 20. Ainda bem que resolvi procurar mais no nordeste, onde elas são mais gostosas e muito mais baratas. Para os franceses, que tomaram conta do Maranhão,  la meilleure caipirinha au Brésil também é pra vocês!

Onde encontrei a melhor caipirinha do Brasil

Esse bar que faz a melhor caipirinha do Brasil não tem cadeiras, não tem cardápio e não aceita cartão de crédito. Nem nome ele tem. Mas tem endereço fixo: fica no povoado de Mandacaru, nos Lençóis Maranhenses. O jeito mais fácil de chegar lá é de voadeira, os barcos velozes que fazem os passeios de Barreirinhas para Caburé.

O bar é rústico, num lugar onde a vigilância sanitária nem pensa em visitar. Jegues e cachorros passeiam livremente pelas redondezas. As cachaças artesanais ficam ali expostas, faça chuva (quase nunca) ou faça sol (todo dia).

O preço? Essa é a melhor parte. Custa apenas R$ 5. A caipirinha é servida em copo de vidro, mas se a sua voadeira estiver de saída, peça no copo plástico.

Melhor do que a caipirinha, é a caipifruta

Puristas, podem beber sua caipirinha básica de boa, mas saibam que a caipifruta de caju dessa mesma barraca em Mandacaru é muito melhor. Basicamente trocam o limão pelo caju. E aí o sabor encharca a fruta e embebeda a alma, como diriam os poetas bêbados do litoral. Olha quanto gelo, olha a delicadeza da fruta.

Imagine então saborear essa iguaria gelada sob o tórrido sol do Maranhão. Umidade que faz cachorro transpirar.

Essa é a recompensa perfeita depois de subir centenas de degraus até o topo do Farol das Preguiças, o único (até hoje) ponto turístico de Mandacaru. E se não quiser beber com pressa, a dica é pedir sua caipirinha ou caipifruta antes da subida, aí você tem um incentivo a cada degrau e pode contemplar a vista de Caburé e do Rio Preguiças portando essa maravilha de caipirinha da natureza.

Receita da melhor caipirinha do Brasil

A receita e o preparo não têm mistério. É limão, gelo, açúcar, cachaça e umas marretadas. Pra fazer a caipifruta, é só trocar o limão por alguns pedaços bem servidor de caju. O barman local me recomendou colocar a cachaça Pitú e acho que ele acertou em cheio. Outros mestres cachaceiros no Maranhão indicam também a tiquira, uma espécie de cachaça de mandioca fermentada, muito comum também no Piauí.

Mas não adianta tentar fazer em casa. Acho que o segredo da melhor caipirinha do Brasil não é a receita, é simplesmente a combinação dos ingredientes orgânicos colhidos no dia com o visual impressionante dos Lençóis Maranhenses.

Devidamente abastecido com caipirinha ou caipifruta, é hora de embarcar de volta na voadeira e rasgar o Rio Preguiças em direção a Caburé, onde também vale a pena degustar as bebidas típicas, como a suco da Maracujá, enquanto experimenta as melhores comidas típicas do Maranhão, ao som do mar e dos quadriciclos.

Dicas para economizar na viagem
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário