Quando chove? Quando é mais barato? Quando tem sol garantido? Antes de embarcar, pesquisei muito qual era a melhor época do ano em Jericoacoara. Descobri que tanto faz, principalmente depois de conversar com os moradores da vila. Mesmo assim, é importante saber detalhes de temperatura, clima e outras informações que vão ajudar você a decidir quando ir a Jericoacoara.

Vou comentar sobre o clima em Jericoacoara de acordo com os meses, divididos pelas estações do ano na vila. E também quando é alta, média e baixa temporada, de acordo com as tabelas de preços que recebi das pousadas.  Vou falar também das desvantagens e vantagens de cada época em Jericoacoara. • Saiba onde ficar em Jericoacoara

 

Época das chuvas em Jericoacoara | Janeiro a junho

tatajuba-jericoacoara-lagoa-redes

É o verão, época de sol forte e chuvas. Mas como boa praia do nordeste, vai ser difícil pegar chuva todos os dias o dia inteiro, como acontece no sul e no sudeste. As chuvas em Jericoacoara costumam ser passageiras. Se for nesse período, procure ir em junho, no final da estação.

E se chover na sua viagem, nem pense em reclamar para os locais. A seca por lá é brava, quase todos vieram das zonas rurais e ainda têm familiares que precisam da chuva para ter o que comer e beber durante o ano. Perder algumas horas de praia não é nada perto de perder um rebanho inteiro. Curta a chuva.

Quando chove mais: março e abril são os meses mais chuvosos do ano em Jeri.

Quando chove menos: junho é final de estação, historicamente chove muito pouco e as lagoas já estarão cheias. Além de ser baixa temporada, o que abaixa os preços das pousadas. Tem mais dicas sobre isso abaixo.

 

Sol garantido em Jericoacoara | Julho a dezembro

lagoa-do-paraiso-jericoacoara

Nessa época, que dura 5 meses, é difícil cair alguma gota d`água. Ou seja, garantia de sol e muitos turistas, que enchem as pousadas e ruas da vila. Aliás, se você quer agito, se quer ferver na Rua do Forró, vá no segundo semestre, de preferência beirando o reveillon.

Em dezembro, quando fui pra última vez pra Jeri, chegou a cair um leve chuvisco, que encheu os locais de esperanças (e os turistas de medo). Mas não durou nem 10 minutos e não encheria nem uma xícara de água.

 

Alta temporada em Jericoacoara | Janeiro, julho, agosto, outubro, novembro e dezembro

jericoacoara-duna

Cada um por seus motivos, estes são os meses mais disputados (e caros) em Jericoacoara.

Janeiro: férias escolares e ainda não começou a chover muito. Sem falar que nessa época é inverno na Europa e nos Estados Unidos, de onde vem boa parte dos turistas pra Jeri.

Julho: garantia de sol e lagoas cheias. Se quer ver a famosa Lagoa Azul, é uma boa época. Início da temporada dos ventos, que lota Jeri de praticantes de Kite e Windsurf. Reserve seu hotel com antecedência.

Agosto e outubro: alta temporada simplesmente porque é garantia de sol. Em agosto, as lagoas vão estar cheias. Em outubro, só se tiver sorte.

Dezembro: fim de ano Jeri fica ainda mais lotada. Motivos não faltam. É o último mês antes das chuvas, início das férias escolares, Natal e rola o famoso reveillon em Jericoacoara.

 

Média temporada em Jericoacoara | Fevereiro, março e setembro

alchymist-beach-club-jeri-lago-do-paraiso

Entendo que fevereiro e março, por serem meses chuvosos e sem nada de especial, tenham que ser mais baratos mesmo. Agora, setembro é um mês com garantia de sol e lagoas cheias. Se quer aproveitar os preços bons da média temporada, setembro é um bom mês pra conhecer a região. Considero setembro, pelo sol e pelos preços justos, uma das melhores épocas para curtir Jericoacoara.

 

Baixa temporada em Jericoacoara | Abril, maio e junho

jericoacoara-kitesurf

Esses meses são a melhor época para gastar pouco em Jericoacoara. Se quer aproveitar os hotéis e passeios com preços mais baixos, procure viajar nos meses listados. Os preços nesses meses realmente vão estar mais baixos. Como eu sei disso? Recebi tabelas de preços de várias pousadas, todas dividindo exatamente assim as épocas do ano em Jeri.

Desses, qual é melhor mês? Por ser fim da estação das chuvas, com muitos dias de sol e lagoas cheias, a dica é ir em junho.

 

Afinal, qual a melhor época em Jericoacoara?

Pra evitar as chuvas e ter sol garantido, vá entre julho e dezembro.

Pra pagar mais barato nas pousadas, vá em abril, maio e junho.

Para ver as lagoas cheias, inclusive na Duna do Funil, vá entre maio e agosto.

Veja todas as nossas dicas de Jericoacoara

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

2 Comentários

  1. Vou viajar de férias com a família início de Janeiro e gostaria de dicas fe lugares legais. Vou viajar com duas crianças de 4 e 12 anos.

Escreva seu comentário