Afinal, qual a melhor época em Malta? Dicas para você escolher muito bem quando ir para Malta, seja a turismo ou para fazer intercâmbio. Entenda quando é alta temporada, quando chove, quando faz frio, quando é o verão e o que esperar do clima e das temperaturas.

Antes de fazer meu intercâmbio em Malta, pesquisei exaustivamente quando ir. Queria que fosse uma época boa para pegar praia, mas que o país não estivesse lotado de turistas, e consequentemente inflacionado.

• Compare preços de seguro viagem, obrigatório para brasileiros em Malta.

 

Baixa temporada | Meses de chuva e frio em Malta

Novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

 

O inverno na Europa vai, mais ou menos, de 20 de dezembro a 20 de março. Não chega a nevar em Malta com frequência, e, nos anos que acontece, a neve mal cobre o chão. Em comparação com outros países da Europa, também não faz muito frio. Em dezembro e janeiro, as temperaturas mínimas médias ficam em torno de 10 ºC, podendo baixar até 1 ºC, com máximas médias de e 17 ºC.

Em compensação, chove sem parar. Nos meses de novembro, dezembro e janeiro, a média histórica aponta de 13 a 16 dias de chuva por mês.

Mais forte que a chuva, são os ventos. Lembre-se que Malta é uma ilha bem pequena e isolada, o que faz o vento chegar derrubando tudo no inverno. Tanto que força das ondas derrubou até a Azure Window (foto acima), em março de 2017.

Resumo: chuva, vento e águas geladas. Não dá praia. Poucos turistas e estudantes se arriscam nessa época. Mas quem vai essa época em Malta economiza muito e não se arrepende, já que hotéis e escolas têm promoções e não faltam atrações históricas e culturais em Malta, e a ilha continua linda.

 

Alta temporada em Malta | Sol, calor e praia

Junho, julho, agosto e setembro

malta-comino-praia

O verão na Europa vai, mais ou menos, de 21 de junho a 23 de setembro. É exatamente nesse época em Malta que o turismo ferve, afinal a ilha tem algumas das praias mais lindas da Europa. Apesar de tudo aumentar de preço nesse mês, Malta continua sendo uma pechincha em comparação com a maioria dos países do Oeste Europeu.

Nessa época em Malta, a chance de chover é praticamente zero. E se chover, é no máximo uma chuvinha de verão, nada que estrague seu dia de praia. Sim, o clima é perfeito para nadar nas águas geladas do Mediterrâneo. Só para nadar, não para andar dentro dos ônibus lotados de turistas. E esse é o principal defeito do verão em Malta: é quente demais.

Julho e agosto são os meses mais quentes. A temperatura mínima, geralmente no meio da madrugada, fica em torno de 20 ºC. Já as máximas têm média de 27 ºC, mas não é impossível fazer 40 ºC. Ou seja, um clima praticamente carioca.

Resumo: país lotado, principalmente em julho e agosto. Baladas de Paceville lotadas todos os dias. Praias lotadas. A Blue Lagoon, em Comino, fica intransitável. Escolas e hotéis com preços mais altos. Se for nessa época, prefira junho ou setembro.

 

Média temporada em Malta | um pouco de sol, um pouco de praia

Abril, maio e outubro.

balada malta cafe del mar

A primavera e o outono são as melhores épocas em Malta. Se você curte praia, os meses colados no verão são os melhores, porque faz calor, mas nem tanto.

Abril, logo após o fim do inverno, é quando o sol volta a dar as caras em Malta. Mesmo assim, ainda é praticamente impossível nadar nas águas congelantes do Mediterrâneo. Principalmente na primeira metade do mês, os ventos ainda são fortes, gelados e podem trazer chuva. No finalzinho de abril, há quem se arrisque nas praias.

Maio é, na minha opinião, a melhor época do ano em Malta. Durante o dia, as temperaturas em torno de 24 ºC são perfeitas paras se jogar no mar, que essa época já vai estar um pouco menos gelado. Nesse mês começam as Boat Partys de Malta e a Blue Lagoon já começa a encher de gente, assim como as escolas de inglês e as baladas de Paceville.

Outubro, principalmente a primeira metade do mês, também é uma boa época em Malta para você curtir as praias e as atrações históricas sem muita gente e ainda com um clima agradável. A chance de chover é um pouco maior, mas nada que vá estragar sua praia, afinal no meio da tarde a temperatura média de 25 ºC garante o perfeito clima mediterrâneo.

Resumo: boas época para fazer turismo ou intercâmbio em Malta. Vai ser bom nas praias, nas atrações históricas e nas baladas. Uma média boa de gente em cada lugar. Nada vazio, nada cheio demais. Nada em promoção, nada caro demais.

 

Afinal, quando é a melhor época em Malta para o turismo?

Se você tem somente alguns dias em Malta e quer que eles sejam perfeito, vá em MAIO. Maio tem sol e praia na temperatura ideal durante o dia. À noite, no início do mês ainda faz um friozinho gostoso à noite, bom pra tomar um vinho, curtir a balada e dormir como um bebê. Tudo isso com preços justos e sem superlotação.

Em segundo lugar, sugiro os meses de JUNHO e SETEMBRO, que também têm sol, praia, gente nas baladas e ainda dá pra garantir seu lugar na areia das praias mais disputadas, como a Blue Lagoon.

O auge do verão, nos meses de JULHO e AGOSTO, também pode ser uma boa, caso você não se importe com o calor carioca que faz essa época em Malta.

 

E qual a melhor época para fazer intercâmbio em Malta?

Tudo que se aplica ao turismo, também vale para o intercâmbio. Com o a diferença que o intercambista vai passar muito mais tempo em Malta.

1 mês de intercâmbio: se você tem um único mês para aprender inglês e curtir Malta, fuja do inverno. Vá de preferência nos meses de MAIO, JUNHO ou SETEMBRO, que, além de garantir o sol, pode ter descontos em algumas escolas.

3 meses de intercâmbio: se você vai passar 3 meses em Malta, recomendo que fique em ABRIL, MAIO e JUNHO ou a partir do final do verão, nos meses de AGOSTO, SETEMBRO E OUTUBRO.

6 meses ou mais de intercâmbio: vá quando você quiser! Em seis meses ou mais, dá pra ver Malta com sol, com chuva, cheia de turistas ou praticamente sem ninguém.

 

Agora que você já sabe qual a melhor época em Malta para fazer turismo ou intercâmbio, veja mais dicas de Malta:

Top 5 coisas para fazer em Malta

Meu intercâmbio em Malta

Segurança em Malta

Custo de vida e preços em Malta

+ Dicas de Malta

 

Fonte pesquisada: Malta Weather

 

 Como economizar na viagem:  

  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

4 Comentários

  1. Olá, a muito tempo estou querendo fazer um intercâmbio mas só agora resolvi de fato fazer. Quero ir para Malta. Gostaria de passar uns quatro meses, mas meu ingles não é muito bom, se eu chegar lá sem muito experiência eu consigo me virar bem. Gostaria de saber se Malta tem intercâmbio para minha faixa etária. Obrigada.

    • buenasdicas Responda

      Oi Mary. Você não falou sua idade. Mesmo assim, tem intercâmbio pra vc sim. Fui com 30, achando que seria o mais velho da escola e passei longe disso. Tive colegas de turma na faixa dos 50, totalmente integrados e curtindo o estudo. Na escola vi alunos na faixa dos 70. Uma minoria, claro, em meio à massa na faixa dos 20.

      Fiz na ESE. SE você escolher um curso que não seja o general, tem mais chances de ter colegas acima de 30. Nas turmas “general”, sofri com a bagunça dos adolescentes em algumas aulas. Dá uma olhada em mais DICAS DE MALTA

Escreva seu comentário