Espremido entre a Colômbia, o Peru e o Oceano Pacífico, o Equador tem algumas das paisagens mais fantásticas (e desconhecidas) da América do Sul, como seus vulcões que parecem pintura e suas praias. E é das praias do Equador que vamos falar agora. Veja nossa seleção com as melhores praias do litoral equatoriano, pouquíssimo explorado por nós brasileiros.

Entre as melhores praias do Equador, tem praias com intensa vida noturna, praia com grandes ondas para surfe, praias praticamente desertas e as impressionantes praias selvagens das Ilhas Gálapagos, ilha equatoriana no Pacífico que foi o laboratório natural para as pesquisas de Charles Darwin, originando seu livro A Origem das Espécies.

Detalhes e fotos das melhores praias do Equador

Encontramos informações importantes sobre as melhores praias do Equador, incluindo dicas sobre vida noturna, ondas, restaurantes e hotéis. Também apontamos as distâncias das praias até as principais cidades: pra quem pretende conhecer pessoalmente alguma das melhores praias do Equador, coloquei as distâncias delas até a capital, Quito, e até Guaiaquil, maior cidade do país, considerando o trajeto mais curto mostrado pelo Google Maps.

1. Praia El Murciélago | Manta

Triathlon na Playa Murciélago | Foto de Noticias Andes | CC BY-SA 2.0

Praia urbana, de areias finas, poucas ondas e um calçadão conhecido como Malecón Escénico, onde se concentram restaurantes, lojas de artesanato e bares que agitam a vida noturna de Manta, cidade de 125 mil habitantes, no centro do litoral do Equador.

Distância de Quito: 394 km

Distância de Guaiaquil: 191 km

 

2. Praia de Atacames | Atacames

É a maior praia do Equador e também a praia mais perto da capital, Quito. Praia de areias escuras, ondas médias, muitos coqueiros e boa infraestrutura, com bares e vida noturna agitada. A cidade de Atacames tem cerca de 15 mil habitantes e fica na província de Esmeraldas, a mais ao norte do Equador.

Distância de Quito: 337 km

Distância de Guaiaquil: 476 km

 

3. Praia de Same | Same

Também na província de Esmeraldas, a Playa de Same é cercada de montanhas e mata nativa, formando um belíssimo visual. Protegida pela baía, a praia de areias finas tem águas calmas, ideais para banho.

Distância de Quito: 362 km

Distância de Guaiaquil: 501 km

 

4. Praia de Puerto Cayo | Puerto Cayo

No pequeno vilarejo de Puerto Cayo está uma das mais bonitas praias do Equador, de areias amarelas e ondas que atraem surfistas. Quase em frente à praia está a Ilha Pedernales e seu coral branco, um excelente ponto de mergulho na costa equatoriana. Também é uma boa região para observar baleias jubarte.

Distância de Quito: 443 km

Distância de Guaiaquil: 162 km

 

5. Praia de Montanhita | Montañita

Pra quem gosta de ondas grandes, não tem praia melhor no Equador. A pequena cidade de Montañita é um dos principais destinos de surfe na América do Sul. É considerada por muitos sites especializados como a melhor praia para surf na América Latina e uma das melhores do mundo, como nesta lista dos EUA, onde está em 10º lugar. Junto com o surfe, vem o público jovem, que agita os bares e baladas de Montañita noite adentro, quase sempre ao som enfumaçado de reggae. A cidade tem muitas pousadas e hostels, todos pertinho da praia.

Distância de Quito: 515 km

Distância de Guaiaquil: 170 km

 

6. Praias de Salinas | Salinas

Calçadão da praia de Montañita, no Equador | Foto de Johnny Chunga | CC BY-NC-ND 2.0

Pelas multidões nas areias, podemos chamar da Guarujá do Equador. Perto de Montañita, a cidade de Salinas, no litoral sul, tem praias para todos os gostos, como a Playa de Chipipe, de ondas suaves e boa para banhistas, e a Playa de San Lorenzo, de ondas grandes que atraem surfistas. A Playa Chocolatera, de areias cinzentas, é considerada a melhor para esportes aquáticos. Também é uma boa região para avistar baleias jubarte.Por ser um importante balneário, Salinas tem muitos restaurantes, bares, boates e hotéis.

Distância de Quito: 566 km

Distância de Guaiaquil: 138 km

 

7. Praias das Ilhas Galápagos

Praias de areias branca, águas mornas e algumas das paisagens mais incríveis do planeta estão nas Ilhas Galápagos, arquipélago a 1.000 km da costa do Equador. As praias de Galápagos estão espalhadas por suas inúmeras ilhas: na ilha de Santa Cruz está Tortuga Bay, ponto de desova de tartarugas marinhas; Nas praias da Isla Isabela, lobos marinhos e iguanas descansam à beira mar; Na Isla Rábida, é lugar de mergulhar com lobos marinhos e arraias. Em Galápagos também é possível mergulhar com tubarões, ver pinguins e tartarugas-gigante. E não faltam excelentes praias para nadar, sempre com total respeito à natureza que inspirou Charles Darwin.

Distâncias: Galápagos recebe voos diretos apenas de Guayaquil, com duração média 1h50.

Pra saber como chegar e o que fazer no arquipélago, recomendo ler estas dicas de Galápagos no blog Muita Viagem.

Fontes de pesquisa: Enviajes, La Hora,  El Telégrafo e fotos de Galápagos do site Pixabay

Mais praias na América do Sul

Melhores praias do Chile

Melhores praias da Colômbia

Melhores praias da Argentina

Melhores praias do Peru

Melhores praias de São Paulo

 

  • Dicas para economizar na viagem:  
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • Get Your Guide: ingressos, passeios e experiências no mundo inteiro