10 praias da Colômbia que você deve conhecer

10 praias da Colômbia que você deve conhecer

As praias da Colômbia estão entre as mais bonitas do mundo. Com um litoral que vai do agitado Oceano Pacífico ao mar calmo e morno do Caribe, no Atlântico, o país agrada quem busca aventura e também aqueles que só querem descansar com o pé na areia.

Entre essas belíssimas praias da Colômbia, estão lugares remotos, como a isolada Punta Gallinas, no norte do país, e a inflamada ilha de San Andrés, com seus resorts all inclusive e festas no melhores estilo caribenho.

Veja mais praias na América do Sul:

• 7 praias do Chile que você precisa conhecer

As 12 melhores praias da Argentina

As 10 melhores praias do Uruguai

10 praias do Peru que valem a pena conhecer

Peru Beach, a praia de Buenos Aires

 

Vamos lá, conhecer as melhores praias da Colômbia!

san andres colombia apatrida
No meio do azul infinito, San Andrés.

 

Praias de Punta Gallinas

O nome lembra a famosa praia pernambucana de Porto de Galinhas, mas o cenário é completamente diferente. Em vez de coqueirais na areia, a imensidão do deserto. Em vez de piscinas naturais, um mar aberto, ideal para práticas de esportes náuticos.

Foto de Rory O'Bryen
Foto de Rory O’Bryen

Sem falar na infraestrutura, digamos, selvagem, desse paraíso localizado no ponto mais ao norte da América do Sul. Tão selvagem que a península da praia de Punta Gallinas é habitada por índios da etnia Wayúu.

Para chegar lá e curtir as águas mornas do caribe colombiano, a dica é seguir por terra a partir de Riohacha, capital do Departamento de Guajira.

 

Praia do Cabo de la Vela

Também no Departamento de Guajira, a península Cabo de La Vela tem algumas das mais fantásticas paisagens da Colômbia. Tanto que o lugar, entre o deserto e o mar esverdeado do Caribe, é sagrado para os indígenas.

praia cabo de la vela colombia
Foto de Mario Carvajal

A região possui praias de águas calmas e cabanas com redes para você descansar e se esquecer que existem palavras como stress, trânsito e poluição.

Reserve aqui o hotel disponível na praia de Cabo de la Vela.

VEJA TAMBÉM: Porque as praias de Barcelona são as melhores do mundo

 

Praia de Puerto Velero

Próxima à cidade de Barranquilla, terra natal da cantora Shakira – se você não estava hipnotizado pelo movimento dos quadris da popstar, certamente já reparou no refrão “Mira en Barranquilla se baila así” – e uma das maiores do país, a praia de Puerto Velero é uma das mais acessíveis entre as melhores praias da Colômbia.

Foto do site Cutradical
Foto do site Cutradical

Além de ser ideal para a prática de esportes aquáticos como o kitesurf, o kiteboarding e o windsurf. Na praia, inclusive, é possível encontrar instrutores dos esportes.

Reserve aqui seu hotel em Barranquilla.

 

Praias do Parque Nacional Natural Tayrona

Enquanto as duas primeiras praias da lista ficam no deserto, as praias do Parque Tayrona estão praticamente no meio da selva. Isso porque o parque é um dos mais importantes santuários ecológicos da Colômbia, com um ecossistema único no mundo.

praia tayrona colombia
Foto de Daniel Cano Ott

Em meio a essa rica biodiversidade, estão algumas das mais lindas praias da Colômbia, reconhecidas em todo o mundo, mas por sorte ainda preservadas e inabitadas.

Além da rica biodiversidade marinha, com golfinhos e tartarugas, por exemplo, animais terrestres também habitam a região, como o tigrillo, veados e grandes aves de rapina, como a águia branca, a águia solitária e o condor.

 

Praias do Arquipélago de San Bernardo

Ao sul de Cartagena, no mar do Caribe – mais precisamente no Golfe de Morrosquillo – se encontra este fascinante conjunto de 10 ilhas, contando com a ilha artificial de Santa Cruz del Islote, construída pela população.

Islas del Rosario. Foto de Cedric Converset
Islas del Rosario. Foto de Cedric Converset

As “islas de San Bernardo”, como o arquipélago também é conhecido, parecem saídas de algum filme tipo Lago Azul ou de algum catálogo de destinos de lua de mel.

Além das praias paradisíacas, o arquipélago de San Bernardo ainda conta com restaurantes típicos à beira mar e pousadas em algumas de suas ilhas.

 

Praias da Isla Barú

Mais um legítimo paraíso caribenho. Sua vizinha vizinha famosa não me deixa mentir: a Isla Barú está a poucos quilômetros de Cartegena das Índias, destino de férias que é o atual hype dos brasileiros.

Foto de Fabrizzio Falconi Romanini
Foto de Fabrizzio Falconi Romanini

Embora colada na fervente Cartagena, a Isla Barú conserva uma imensa tranquilidade, que casa perfeitamente com suas praias de areias brancas e mar calmo.

E suas belezas não ficam apenas em terra firme.

O mar que cerca a Isla Barú é repleto de corais, que transformam o mergulho na região em uma experiência cinematográfica.

 

Praias de San Andrés (Arquipélago de Santo André)

Nem só azul. Nem só esverdeado. Nem só cristalino. O mar da ilha colombiana de San Andrés é conhecido por suas 7 intensas colorações.

praias da colombia 3

Reserve aqui seu hotel em San Andrés.

Em um dos pontos mais isolados do Caribe, próxima à costa da Nicarágua, San Andrés recebe os turistas em ritmo de reggae, cumbia, calypso e vallenato. Esse último, que mais parece uma mistura de Zezé di Camargo, Gaúcho da Fronteira e Reginaldo Rossi, é o mais típico dos estilos musicais do Caribe colombiano.

Assim, saiba que na sua estada em San Andrés, mais cedo ou mais tarde seus ouvidos vão ter que se conformar em ouvir algo assim.

Ao contrário das praias do Caribe continental, o acesso a San Andrés é muito fácil, já que a pequena ilha possui o Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla.

praias da colombia 2

Com infraestrutura de primeira, resorts all inclusive, inúmeros pontos turísticos e uma vida marinha exuberante, San Andrés agrada de aventureiros àqueles que só querem um bom lugar para relaxar.

Reserve aqui seu hotel em San Andrés.

 

Praias de Nuquí

Não é só o Caribe que possui as melhores praias da Colômbia. Abaixo da fronteira com o Panamá, o oceano Pacífico também tem belíssimas praias no território colombiano.

Entre as merecem uma visita, estão as praias de Nuquí, cidade do departamento de Chocó, próxima ao Parque Nacional Natural Utría.

Foto de Guillermo Ossa
Foto de Guillermo Ossa

Além do espetáculo natural proporcionado por baleias, tartarugas e grande variedade de peixes – que fazem valer cada segundo de mergulho -, as praias da região também são excelentes para a prática do surf.

Algumas praias de Nuquí:

– Praia Guachalito

– Praia Joví

– Praia Termales

– Praia Morromico

– Praia Coquí

Um pouco mais sobre esse paraíso, você encontra no Portal Oficial de Turismo da Colômbia.

Reserve aqui seu hotel em Nuquí.

 

Praias da Bahia Solano

Assim como Nuquí, a Bahia Solano também está no departamento de Chocó, no Pacífico colombiano. E, assim como nas praias de Nuquí, a natureza dá espetáculo nas praias da Bahia Solano.

Destino de peixes voadores e aves migratórias, a Bahia Solano tem belezas além das praias: as águas vindas da Serranía del Baudó chegam à região em deliciosas quedas d’água, pequenas cascatas de águas cristalinas que também merecem estar no passeio.

praias da colombia san andres

Voltando as praias da Bahia Solano, de julho a outubro é possível admirar na região a exuberância da baleia jubarte, que pode chegar a 19 metros de comprimento e mais de 40 toneladas. Ainda mais comum é avistar outras fantásticas espécies marinhas como a arraia (em espanhol o nome é bem parecido, mas não óbvio para falantes de portunhol: raya).

Reserve aqui seu hotel na Bahia Solano.

 

Praias de Ladrilleros e Juanchaco

Foto de Jenni Contreras
Foto de Jenni Contreras

Também no Oceano Pacífico, ainda mais ao sul que a Bahia Solano, estão as praias de Ladrilleros e Juanchacho, pequenos povoados de pescadores em meio ao mar e à selva.

A infraestrutura não é 5 estrelas, mas as pousadas oferecem o conforto necessário para quem quer mesmo é curtir essas deliciosas praias da Colômbia, no ritmo das ondas, dos tambores e das marimbas, uma grande instrumento de percussão de origem africana.

Perfeito para aventureiros e amantes da natureza em geral. E também para quem está fazendo um mochilão na América do Sul.

 

+1 praia incrível praia na Colômbia

Descobri mais uma praia na Colômbia que você também merece conhecer. São as praias da paradisíaca…

Isla del Sol

A Isla del Sol da Colômbia é uma pequena ilha no mar do Caribe, perto da Isla Baru, na região de Cartagena. Olha só a foto de Isla del Sol colombiana que estava dando sopa no Pixarbay.

praias-colombia-ilha

Adoro essas praias com brinquedos de pedalar.

 

Mais Buenas Dicas na Colômbia

• Os 10 melhores hostels de Bogotá

• 7 comidas realmente típicas da Colômbia

Os melhores restaurantes de Bogotá

 

Mais América do Sul

• Dicas da Argentina  • Dicas do Chile  • Dicas do Uruguai  • Dicas do Peru  • Dicas da Bolívia

E antes que eu me esqueça: viva as praias da Colômbia!