Nunca viajei para o exterior sem seguro viagem. Afinal, sempre bate aquele medo de pegar uma gripe brava, torcer o pé ou, sei lá, cair num buraco e precisar ser internado. Viajar sem seguro viagem é o barato que pode sair muito caro.

Seguro viagem é obrigatório somente em alguns países, especialmente da Europa, mas pode ser útil em qualquer lugar do mundo. Entenda, com estas dicas rápidas, o que esperar das coberturas, das letras miúdas e algumas dicas de como escolher seu seguro viagem.

Coberturas possíveis de um seguro viagem

Além de ajudar nesses casos de problemas de saúde, o seguro viagem também é útil na situação mais frequente de todas em uma viagem: mala extraviada. E você também pode contar com ele em casos de cancelamento de voo, assistência odontológica, internação, assistência jurídica e até auxílio financeiro emergencial.

(Compare preços de Seguro Viagem na Seguros Promo e ganhe 5% de desconto usando nosso código BUENASDICAS5)

Ah, ninguém pretende morrer durante uma viagem. Mas, se isso acontecer, o seguro viagem pode trazer você de volta pra casa, poupando aquele último prejuízo que família nenhuma quer ter.

Onde seguro viagem NÃO é obrigatório

Você pode viajar sem seguro viagem para os principais destinos aqui do Buenas Dicas, como Argentina, BolíviaChile, Colômbia, Peru e Uruguai.

Mas precisa ter uma apólice em mãos, abrangendo todo o período da viagem, caso vá para os países que exigem esse documento dos brasileiros, como vou mostrar abaixo.

Países em que o seguro viagem é obrigatório

Os países que  atualmente exigem esse seguro de nós brasileiros são Cuba, Emirados Árabes Unidos (onde está Dubai), Qatar, Turquia e os 27 países europeus que integram o Tratado de Shengen. São eles:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

Onde ver preços e comprar?

Já comprei em agências de viagem e me arrependi, porque depois descobri que tinha sido muito caro. Por falta de planejamento, na última hora antes da viagem, comprei direto pelo site do meu banco, o Itaú, e me arrependi, porque depois descobri que havia opções bem melhores e mais em conta, também totalmente pela internet.

Uma desses empresas que vende seguro viagem pela internet é a Mondial. A empresa foi avaliada recentemente, pelos próprios clientes, como a melhor do ramo.

Fizemos um artigo inteiro dedicado ao assunto, comentando bancos, planos de saúde, comparadores de preços e os sites oficiais das empresas de seguro viagem: onde comprar seguro viagem

Compare preços de seguro viagem

Mas se você, assim como eu, gosta de pesquisar preços e conferir várias opções, recomendo utilizar o comparador de preços de seguro viagem, onde você coloca o continente de destino, o período da viagem e gera uma lista com várias seguradoras. Considero essa a melhor forma, pois, além do preço, você pode comparar também as coberturas oferecidas.

Atualmente, os comparadores de preços de Seguro Viagem, onde você já realiza a compra, mais eficientes são a Real Seguros Viagem e a Seguros Promo, que também mostra coberturas extras, como seguro bagagem, no comparativo.

Se você quer encontrar um seguro viagem barato, apenas com coberturas básicas, usar o comparador de preços é uma mão na roda.

Atenção às LETRAS MIÚDAS do contrato

Pra entender o que você tem direito e qual o valor das coberturas adquiridas, é importante ficar de olho em todas as cláusulas do seguro viagem que estiver contratando. Por exemplo, se você for praticante de esportes radicais, provavelmente o seguro tem alguma cláusula para se proteger.

Atenção também se você tem alguma doença crônica, problemas renais, usa marca-passo ou necessite de algum outro cuidado especial. Nesses casos, além das cláusulas, é preciso entender se o destino da sua viagem está preparado para atender você.

Dicas para economizar na viagem
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
  • RentCars: compare preços de aluguel de carro

Escreva seu comentário