13 comidas realmente típicas do Peru: pratos principais e sobremesas

Além de ser uma das mais amadas do mundo, a culinária peruana tem uma história riquíssima, com ingredientes originários da Cordilheira dos Andes, como a batata, e pratos que remontam ao Império Inca, à colonização espanhola e à imigração de japoneses e chineses para o país.

E o melhor lugar para provar os pratos tradicionais do Peru, é no próprio Peru!

Esta seleção de pratos tradicionais do Peru nasceu de duas viagens pelo país. São especialidades, em sua maioria, facilmente encontradas em restaurantes de Lima, Cusco, Arequipa, Puno e outras cidades do país.

Antes de embarcar ao Peru, veja nossas Dicas de Viagem a Lima, um guia completo com temperaturas, preços, roteiro e, lógico, bons restaurantes na capital do Peru.

Confira a seguir as comidas típicas do Peru que são as mais queridas no país das lhamas, do ceviche e do pisco sour. Algumas delas são ancestrais à chegada dos espanhóis e mesmo ao Império Inca.

Conheça as principais comidas típicas do Peru

Se não está planejando viajar ao Peru, não se preocupe. Você também pode provar alguns destes pratos nas grandes cidades brasileiras. Por exemplo, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília, onde há bons restaurantes peruanos.

Mas, se pode ir ao Peru, está esperando o que? Além de ser um país riquíssimo em belezas naturais e história, sua culinária é famosa em todo o mundo e sem dúvidas, a comida peruana é muito melhor no próprio Peru.

1. Lomo Saltado

A imigração oriental foi muito forte no Peru e gerou pratos como esse, na minha opinião um dos melhores do país. Basicamente, fatias de filé, legumes e batatas fritas, cobertos por um molho à base de shoyu.

Tudo isso ao lado ou sobre uma camada geralmente bem servida de arroz. Nesse lomo saltado da foto, o arroz está servido em formato convencional. Mas no Peru é comum que o arroz venha em formato de pirâmide.

2. Ají de Gallina

No Brasil temos muitos pratos com frango desfiado, mas nenhum é tão incrementado quanto esse, que nasceu da mistura de ingredientes espanhóis e quechuas, povos indígenas que há séculos habitam o Peru.

Mais que desfiado, o frango é triturado e misturado com um molho de pimenta verde, leite e pão. Geralmente acompanha batata, azeitona e ovo cozido.

3. Anticuchos

Gosta de espetinho? Então vai adorar essa típica comida de rua do Peru, vendida em Lima por ambulantes. Enquanto no Brasil o espetinho de carne geralmente é coberto de farinha e acompanha vinagrete e farofa, no Peru ele é coberto com molho de pimenta e acompanha legumes, como milho e batata.

Um dos mais tradicionais anticuchos peruanos é feito com coração de boi. Experimentei a iguaria e confesso que achei o sabor um pouco forte demais para os meus padrões, mas estava bem macio e temperado.

4. Rocoto Relleno

comida tipica peru rocoto relleno

O “rocoto” é uma pimenta muito resistente ao frio, natural da América do Sul e mais comum no altiplano andino. Por ser grande e adocicada, quase do tamanho de uma maçã, é perfeita para ser recheada.

O recheio mais comum leva carne, azeite, cominho e queijo fresco. Depois de assado no forno, o prato é servido com batatas douradas. É típico da região de Arequipa, mas também pode ser encontrado em restaurantes de cozinha regional em Lima ou mesmo no exterior.

5. Ceviche ou  Cebiche

Conhecido mundialmente como “ceviche”, mas também chamado de “cebiche” no Peru, esse é o prato mais famoso da culinária peruan.

O chamado ceviche tradicional geralmente é montado com cubos de peixe branco cru, cebola, pimenta, pimentão e milho roxo, marinados em molho de limão. O caldo formado nessa mistura é o leite de tigre.

E não pense que é um prato só pra exportação. Em Lima, o ceviche está no cardápio da maioria dos restaurantes, desde botecos no centro a bistrôs em Miraflores. Esse da foto acima, de frutos do mar, foi o melhor que provei no Peru.

Vale a pena ler o texto Como o ceviche conquistou o Brasil, que conta um pouco da história e apresenta variações do prato em diferentes países.

6. Ceviche de abacate

Entre as dezenas de variações do cebiche no Peru, gostei muito desta versão da foto acima, servido com ervilhas e uma rica posta de abacate.

É um prato leve e nutritivo, uma boa pedida para dias de calor, especialmente no litoral. Experimentei esse num restaurante em Paracas, uma das praias peruanas mais próximas de Lima.

Observe que também há peixe cru no prato. Mas também fica saboroso em sua versão vegana, com milho, batata doce e outros vegetais.

7.  Causa a la Limeña

Mais do que um prato típico do Peru, a causa é um ato de liberdade. Explico:

Para angariar fundos e lutar pela independência do Peru, as mulheres do país vendiam nas ruas esse prato muito popular na cultura andina. Por isso ganhou o nome de causa.

É preparado com batatas andinas, alface, milho, ovo cozido, palta (também popular na culinária chilena), queijo e azeitona, entre outros ingredientes opcionais, como frango, atum ou mariscos. Geralmente servido como entrada.

8. Suspiro Limeño

Uma das sobremesas mais comuns nos restaurantes de Lima é o suspiro limeño. E na minha opinião, é também um dos melhores doces do Peru.

Essa taça de suspiro limeño da foto acima é uma versão foi feita com doce de leite peruano, coberto com merengues e um toque de limão. Há também versões com leite condensado e canela.

9. Picarones

Gosta de sobremesa farta, daquelas pra encher a barriga? Experimente os picarones.

Essas rosquinhas de batata doce e abóbora, fritas e envoltas numa calda doce, geralmente de canela, são muito comuns nos restaurantes de Lima.

Experimentei e gostei. Me lembraram bastante nossos bolinhos de chuva, tanto na textura quanto no sabor. E a calda doce dá um toque especial.

10. Pão com Chicharrón

Já imaginou comer esse sanduíche pesado no café da manhã? Pois essa é uma tradicional refeição matinal no Peru.

O pão com chicharrón nada mais é do que um pão redondo, que lembra o nosso pão francês, recheado com batata doce, carne de barriga de porco frita (o chicharrón) e cebola roxa crua, com limão e outros temperos.

11. Tacu-Tacu

Arroz com feijão, frito e bem servido. Pra economizar e encher a barriga.

O tacu-tacu é geralmente feito com sobras de comida, uma espécie de mexidão peruano. E aí, pra dar aquele toque especial de sabor (e gordura), a mistura é frita, ficando crocante por fora e suculenta por dentro.

Não é difícil encontrar tacu-tacu no cardápio dos restaurantes. Lugares especializados em comidas nacionais do Peru sempre têm alguma variação do prato. Esse da foto, que estava delicioso, eu provei no Canta Rana, boteco tradicional no bairro Barranco, em Lima.

Seu modo de ser feito lembra o arroz de chaufa, prato típico peruano de influência chinesa: arroz com vegetais, ovo e carne de frango, e depois frito em óleo de soja.

12. Milho e feijão de entrada e petisco

Automaticamente, ao entrar num restaurante em Lima, você será servido com alguns dos mais tradicionais grãos do Peru. E não tem custo algum, é uma cortesia.

Na maioria dos lugares, servem apenas a porção de milhos torrados e salgados. São grãos robustos e crocantes. Impossível comer só um.

Também é servido em bares, pra acompanhar a cerveja.

Alguns restaurantes são ainda mais camaradas e servem também porções de feijão, que, diga-se de passagem, é um alimento originário da América Latina, plantado e consumido no Peru muito antes da chegada dos invasores espanhóis.

13. Olluquito con charqui

Impossível ser mais peruano: o prato é feito com uma batata que só cresce na Cordilheira dos Andes e carne seca de lhama ou alpaca. Que me desculpem os fãs desses simpáticos mascotes andinos, mas nunca comi nada mais macio do que carne de alpaca.

Aliás, bifes de alpacas e lhamas estão em vários pratos da região andina, como no próprio Lomo Saltado, número 3 da lista.

Confira no vídeo abaixo (em espanhol) como é o preparo do Olluquito con charqui, uma das comidas típicas preferidas dos peruanos:


Continue planejando suas refeições e sua viagem ao Peru

Aproveite para experimentar também as bebidas típicas do Peru, como o pisco sour e a chicha morada, um delicioso suco de milho roxo e especiarias.

Só não recomendo ir ao Central, o caríssimo restaurante de Lima, que foi eleito em 2023 como o “Melhor restaurante do mundo“.

Créditos: além de fotos do acervo do blog buenasdicas.com, utilizamos também imagens gratuitas de James, Franz Conde, Delventhal e Saby Sarella, todas “Creative Commons”. 

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. boas Nivaldo,relativamente a cozinha peruana ,ser considerada das melhores do mundo e uma falsa questão.
    salvo um ou outro prato, a cozinha e horrível,muito condimentada,muito sal e gordura.as alpacas lamas e porcos da índia,e uma tristeza que comanda este tipo de animais…vou muito ao peru mas cozinho em casa a minha
    rica comida portuguesa….muito melhor que a peruana..

  2. Parabéns pelas dicas, muito boas! A descrição dos pratos já me deu água na boca e já tenho uma lista do que quero comer no Peru.