Santiago tem pontos turísticos pra se gastar uma semana inteira batendo ponto. Mas como minha principal dica é sempre se misturar, vou listar apenas as atrações que realmente valem a pena serem exploradas com um pouquinho mais de calma. Ótimo pra quem busca o que fazer em Santiago.
Na lista não vou considerar pontos chave de Santiago, como a Plaza de Armas, que pode simplesmente ser atravessada em alguns minutos, além de ser impossível não passar por ela durante sua estadia na capital chilena. Também deixei de lado lugares focados no comércio e que podem ser uma armadilha pra turistas, como o Mercado Central. Ou pule direto para 12 dicas imperdíveis no post O que fazer em Santiago.
Na lista, 7 atrações que merecem ser realmente visitadas em Santiago.
Confira as atrações que merecem ser colocadas no seu roteiro de viagem para o Chile e pergunte se tiver alguma dúvida.
1. Cerro San Cristóbal
Está merecidamente em todas as listas de pontos turísticos de Santiago. No alto do cerro tem uma feira fixa de artesanato, artigos turísticos e uma grande estátua da Santa Imaculada Conceição, além de ser um bom lugar para comprar e provar o Mote Chileno, interessante bebida típica do Chile. Mas sem dúvidas o principal motivo para subir ao cerro é a impressionante vista, que abrange boa parte de Santiago e uma grande extensão da Cordilheira dos Andes.
- Endereço: a entrada do funicular está na esquina das ruas Pío Nono e Constitución. Metrô mais próximo: Estação Baquedano
2. Cerro Santa Lucía
Bem mais baixo que o San Cristóbal, dá pra encarar fácil uma caminhada até o topo, que também tem uma linda vista para a Cordilheira dos Andes. No caminho, construções históricas de Santiago, como o Castillo Hidalgo, um belo arco em homenagem à Espanha e a escultura Caupolicán, instalada no cerro há mais de 100 anos. Considerado um dos principais pontos turísticos de Santiago.
- Quando ir: todos os dias, com horários diferentes no inverno e no verão (Out a mar: 9h às 20h; abr a set: 9h às 19h)
- Endereço: tem várias entradas. A principal está na Av. Bernardo O’Higgins, por volta do número 500. Metrô mais próximo: Estação Santa Lucia.
3. Barrio Paris-Londres
Um micro-bairro tranquilo e com belíssima arquitetura, colado ao agitado Centro de Santiago. O estilo europeu se deve ao fato de que boa parte das construções do bairro estava dentro de um antigo mosteiro, que foi vendido à prefeitura para pagar dívidas. Apesar do tamanho, tem uma boa lanchonete, restaurantes e hotéis, que listei no post onde ficar em Santiago.
- Quando ir: pode ser visitado a qualquer hora, mas se quer encontrar o comércio aberto e pontos de interesse em funcionamento, melhor ir de segunda a sexta em horário comercial.
- Como chegar: o bairro fica entre as estações de metrô Universidad de Chile e Santa Lucia.
4. La Chascona
Grafite do poeta do portão de La Chascona | Foto de Alberto Días (CC)
O poeta e cônsul chileno Pablo Neruda criou essa bela casa em formato de navio para viver com sua amante Matilde Urrutia. Fica numa viela arborizada do bairro boêmio Bella Vista e guarda parte das muitas coleções que o poeta fazia, a maioria com temas marítimos.
- Horários de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 18h. Mais detalhes aqui.
- Endereço: Fernando Márquez de La Plata, 0192. Metrô mais próximo: Estação Baquedano
5. Pueblito Los Dominicos
Artesanatos e roupas típicas à venda no Pueblito Los Dominicos | Foto de Rodrigo Pizarro
Parece uma vila parada no tempo, em pleno agito do rico bairro de Las Condes. Além da tranquilidade e da imersão histórica, tem cerca de 160 tendas de artesanato típico do Chile, incluindo móveis, cerâmicas e roupas. Ao lado, a bonita Paroquia San Vicente Ferrer é patrimônio nacional.
- Horários de funcionamento: de terça a domingo, a partir das 11h20.
- Endereço: Av. Apoquindo, 9085. Metrô mais próximo: Estação Los Dominicos
6. Palácio de La Moneda
Impossível entender a história do Chile sem conhecer este belo palácio inagurado em 1816 para ser a Casa da Moeda, quando o país ainda era colônia espanhola. Sede do governo chileno desde 1845, o Palácio de la Moneda foi bombardeado pelo próprio exército chileno do dia 11 de setembro 1973, no evento que derrubou o então presidente Salvador Allende (que teoricamente se matou nesse dia) e marcou o início da ditadura no Chile.
- Visitação: o Centro Cultural com lojas e exposições é aberto todos os dias das 9h às 19h30. Para uma visita ao interior do palácio, é preciso preencher este formulário.
- Endereço: entre a Rua Moneda e a Av. Bernardo O’Higgins. Metrô mais próximo: Estação La Moneda
7. Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana
Cangaceiros pré Colombo? E já usavam piercing. | Foto de Ian Carvell
O Museu Chileno de Arte Precolombina abriga peças e esculturas anteriores à chegada da Espanha nas Américas, incluindo joias incas, estátuas aztecas, cerâmicas maias e outros utensílios religiosos, culturais e objetos do dia a dia das principais civilizações do continente, incluindo os índios brasileiros. A acervo permanente é riquíssimo e o museu ainda recebe diferentes exposições temporárias.
- Visitação: aberto de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada custa R$ 3.500 Pesos, mas existem descontos para idosos e estudantes. Mais informações aqui, em inglês ou espanhol.
- Endereço: Rua Bandera 361. Metrô mais próximo: Estação Plaza de Armas
-
-
- Booking: hotéis, resorts e apartamentos de temporada
- Get Your Guide: passeios, ingressos e traslados
- Real Seguros: compare preços de seguro viagem
- Wise ou C6: melhores cartões de viagem em Dólar e Euro
- Aluguel de carro: saiba como alugar mais barato
-
Descontos para economizar na viagem
-
-
-
-
- Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha 5% de desconto em seguro viagem
- Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha 15% de desconto usando o cupom CHIPMAISBARATO
-
-
-