Dicas de Atenas: guia de viagem completo
Capital mais antiga da Europa, ocupada há mais de 7 mil anos, Atenas é o berço da civilização ocidental e uma parada imperdível em qualquer roteiro pela Grécia. Nestas dicas de viagem a Atenas, entenda quantos dicas ficar, o que realmente vale a pena fazer, como organizar seus passeios e muito mais.
Repleta de ruínas milenares, museus, restaurantes de comidas típicas da Grécia e atrações surpreendentes, Atenas deve ser saboreada com calma.
Até porque, Atenas é uma das capitais mais baratas da Europa. Então, a primeira dica é se demorar por lá.
Dicas de viagem para Atenas, Grécia
Com este completo guia de viagem para Atenas, você planeja todas as etapas, desde a compra da passagem, até o roteiro e seus gastos por lá. E, com riqueza de detalhes, também confere quais são os principais pontos turísticos de Atenas e como visitá-los.
A seguir, confira as dicas de Atenas e organize sua viagem.
Como ir do Brasil para Atenas
Atualmente, não existem voos diretos do Brasil para a Grécia. Mas Atenas está interligada à maioria da grandes cidades da Europa, como Amsterdam, Budapeste, Paris, Frankfurt, Berlim, Barcelona, Madrid, Lisboa e Roma.
Portanto, basta fazer uma conexão.
As principais cias aéreas low cost da Europa, como Ryanair e EasyJet, oferecem muitos voos para Atenas, então não deixe de comparar preços.
Para pesquisar valores e rotas, minha dica é utilizar o Booking Flights, uma plataforma nova e confiável, onde é possível buscar simultaneamente passagens para vários destinos, incluindo Atenas e Ilhas Gregas.
Quantos dias ficar em Atenas
Pra quem é focado em conhecer pontos turísticos, 1 dia inteiro basta em Atenas. Afinal, nesse tempo curto dá pra visitar a Acrópole de Atenas, o Estádio Panatenaico e passar por ruínas de templos e bibliotecas pelas ruas de Plaka e outros bairros centrais.
Mas não cometa esse erro! Atenas tem muito mais a oferecer do que pontos turísticos.
Por isso, fique no mínimo 3 dias inteiros em Atenas, e aproveite para fazer alguma excursão, como a viagem de um dia para Delfos e Arachova.
E assim também tenha tempo para desfrutar animada vida cultural e noturna de Atenas, em bares com música tradicional grega, pelos becos de Psyri, além da excelente gastronomia grega.
Além disso, fique mais tempo em Atenas e conheça as lindas praias que cercam a cidade, ou simplesmente dedique mais tempo para explorar as ruínas da Grécia Antiga. O que fazer é o que não falta.
Câmbio: que moeda levar para a Grécia
A Grécia faz parte do Espaço Schengen, que permite a livre circulação para outros países europeus do tratado, e também tem o Euro como moeda oficial.
Em Atenas, cartão de crédito é aceito em praticamente todos os lugares, de museus a restaurantes e hotéis. Nas minhas andanças, reparei apenas em um lugar, no caso uma lojinha de presentes, que não aceitava cartão.
De qualquer forma, é sempre importante ter um pouco de dinheiro em espécie, para imprevistos e também porque é útil na hora de pechinchar.
Eu levei o Cartão Wise, que é gratuito para fazer, pode ser recarregado durante a viagem, inclusive por PIX, e oferece as melhores taxas de câmbio e de IOF.
Diferente da Turquia e do Egito, onde meu Wise falhou em várias compras, na Grécia ele passou na maior parte dos lugares. Mas como ele não é 100% confiável, recomendo ter sempre um cartão alternativo no bolso.
Dicas de hotéis
O fator hospedagem vai influenciar em toda a sua experiência de viagem em Atenas. Por isso, escolha muito bem sua base na capital grega.
Afinal, Atenas tem bairros completamente diferentes entre si em termos de arquitetura, atrações e atmosfera.
Fiz esta seleção de hotéis muito bem localizados em Atenas:
- O bom e barato Safestay Athens Monastiraki fica a poucos passos do metrô, numa área repleta de restaurantes e ruínas de templos da Grécia Antiga.
- Com ótimo custo-benefício, o Phaedra Hotel está localizado no coração de Plaka, o bairro mais bonito, turístico e visado de Atenas.
- Confortável e cheio de estilo, o Acro Urban Suites tem quartos com vista para a Acrópole, que está a menos de 10 minutos de caminhada do hotel.
Atenas é cidade muito disputada, principalmente na alta temporada, entre junho e setembro. Por isso, reserve seu hotel com a máxima antecedência possível, para encontrar vaga nos hotéis com melhor custo-benefício.
Para mais dicas de hotéis e para entender em detalhes as localizações na cidade, confira nosso guia Onde ficar em Atenas: melhores bairros, onde expliquei tudo sobre hospedagem na capital grega.
Como sair do Aeroporto de Atenas
É grande a diversidade de meios de transporte do Aeroporto de Atenas até os bairros centrais.
Você pode ir de táxi, ônibus, metrô ou até mesmo agendar um transfer, privativo ou coletivo, o que pode ser útil para quem leva muita bagagem.
Na minha opinião, o metrô é a melhor forma de transporta entre o Aeroporto de Atenas e o Centro, pois é barato e evita o trânsito. Além disso, tem estação bem localizadas, próximas a muitos hotéis nos principais bairros.
Orientações para pegar o metrô no Aeroporto de Atenas:
Depois de passar pela imigração, siga as placas, disponibilizadas também em inglês, e cruze a passarela que conecta o aeroporto à estação de metrô.
Nem sempre tem atendimento humano nos guichês. Então use o terminal automático, que tem a opção do menu em inglês e aceita cartão de crédito. A passagem até a região central custa hoje 9 €.
A viagem entre o Aeroporto de Atenas e os bairros ao redor da Acrópole tem duração média de 40 minutos, já contando um tempo de espera na conexão no meio do caminho.
Como se deslocar em Atenas
Atenas é uma cidade perfeita para caminhar. Suas ruas são limpas e seguras e tem sempre o que ver no caminho, seja uma ruína dos tempos de Adriano e Aristóteles, ou uma loja de presentes inusitados.
Apesar das colinas, não há muitas ladeiras nas ruas centrais. E a qualquer hora do dia e da noite, é grande o fluxo de gente desbravando as belezas atenienses.
Então, leve um tênis confortável e prepare-se para caminhar o dia inteiro.
Já para os deslocamentos maiores e momentos de cansaço, utilize o excelente sistema de transporte público de Atenas.
- De metrô, com passagens hoje custando 1,40 €, se chega a muito pontos turísticos, além de ter estações no Aeroporto de Atenas e no Porto de Piraeus, de onde partem as balsas para as ilhas gregas.
- E Atenas também conta com ônibus coletivos e bondes elétricos (tram), com maior capilaridade na Grande Atenas. Inclusive, foi o tram que utilizei para visitar a Riviera Ateniense, como são chamadas as praias próximas à cidade.
- Uber não funciona em Atenas como aqui no Brasil. Motoristas “particulares” não pode se cadastrar no aplicativo. Ao chamar um “Uber” pelo app em Atenas, vão surgir apenas táxis.
Pontos turísticos para visitar em Atenas
Principal cidade da Grécia Antiga, Atenas é o lugar que reúne o maior número de templos e locais emblemáticos do império que dominou boa parte dos territórios que hoje são Turquia, Egito, Israel e Iraque, entre muitos outros.
Vamos começar estas dicas sobre os principais pontos turísticos de Atenas a partir do local mais visitado de toda a Grécia:
Acrópole e Parthenon
Numa colina de 156 metros de altura, no Centro de Atenas, a Acrópole pode ser vista de toda a cidade. Neste grande sítio arqueológico, estão o Partenon, templo dedicado à Deusa Atena, o Erecteion, templo que que homenageia Poseidon, entre outros templos e objetos antigos.
Além dos templos milenares, a Acrópole saúda os visitantes com a melhor vista possível de Atenas. Lá do alto, é possível enxergar todos os bairros de Atenas, com mais templos e colinas para admirar.
Inclusive, em dias de céu claro, é possível enxergar o mar e as praias de Atenas do alto da Acrópole.
Atenas pode ser visitada em qualquer época do ano, mas em junho, julho e agosto, no verão europeu, o calor torna a subida insuportável e as filas da Acrópole estão maiores do que nunca.
Então, se for para Atenas num mês de verão, ainda mais durante as terríveis ondas de calor de julho e agosto, compre seu ingresso com antecedência, leve uma garrafa de água gelada e use roupas leves.
- A Acrópole abre de segunda a domingo, às 8h.
- Cuidado com sites que se vendem como “site oficial” de Acrópole, pois você vai pagar mais caro pelos ingressos. Existe um único site oficial da Acrópole, então vá direto ao ponto.
Museu da Acrópole
Aos pés da colina da Acrópole, o Museu da Acrópole é o segundo lugar mais importante para visitar em Atenas. Afinal, ele reúne objetos, vestígios arqueológicos e esculturas que adornavam os templos da Acrópole.
Também conhecido como Novo Museu da Acrópole, ele foi inaugurado em 2009, ocupando um edifício moderno, perto da Acrópole e de uma estação de metrô, sendo portanto muito acessível e fácil de visitar.
- O Museu da Acrópole abre todos os dias às 9h. Na maior parte do ano, é possível entrar no máximo até 16h30.
- Compre seu ingresso no site oficial ou na bilheteria do museu.
Ágora de Atenas
Também nas imediações da Acrópole, e portanto muito fácil de incluir no mesmo dia de roteiro, a Ágora de Atenas era o centro da cidade.
Na Grécia Antiga, esse local reunia mercados, lojas, serviços e se destacava por ser um local de reunião dos moradores da cidade.
E na Ágora de Atenas está o Templo de Hefesto, que atravessou séculos sem perder sua majestade, sendo hoje um dos monumentos gregos em melhor estado de conservação.
Na visita ao local, inclua também uma parada no Museu da Ágora Antiga e entenda mais sobre esse que é um dos principais pontos turísticos de Atenas.
- A Ágora de Atenas abre para visitação todos os dias, das 8h às 20h.
- Compre o ingresso na bilheteria local ou pelo site oficial. Aliás, se for visitar várias atrações, compensa comprar um passaporte que inclui a entrada em vários templos.
Plaka
Nas dicas de onde ficar em Atenas, indicamos Plaka como o melhor lugar para hospedagem na cidade. Mas, mesmo que você escolha um hotel em outra região, não deixe de visitar Plaka.
Afinal, ele é um dos bairros mais bonitos e vibrantes de Atenas, com suas ruas de mármore, escadarias repletas de bares e restaurantes com música ao vivo e muitas lojas de presentes.
Como Plaka também está aos pés da Acrópole, também é fácil passear pelo bairro no mesmo dia de roteiro.
Estádio Panatenaico
Principal sede dos Jogos Panatenaicos, competição precursora dos Jogos Olímpicos, o Estádio Panatenaico tinha capacidade para 80 mil pessoas e foi construído em homenagem à Deusa Atena.
Muito bem conservado e revitalizado respeitando sua arquitetura original, o Estádio Patatenaico recebeu, em 1896, as primeiras Olimpíadas da Era Moderna.
O Estádio Panatenaico é aberto para visitação, mediante compra de ingresso no local. Mas você pode simplesmente passar pelo lado de fora e admirar a grandeza de um dos marcos mais conhecidos da Grécia.
Mercado Central de Atenas
O Mercado Público de Atenas, ou Mercado Central, é mais conhecido pelos locais como Varvakeios Agora.
Assim como os principais mercados públicos da Europa, é um excelente local para comprar alimentos frescos, como peixes, além de temperos tradicionais da culinária grega, frutas, legumes e, logicamente, azeitonas.
O mercado, felizmente, ainda não foi dominado pelo turismo. Portanto, respeite os moradores em seu momento de compras e os vendedores, pois poucos falam inglês e não estão acostumados às hordas de viajantes.
Catedral Metropolitana de Atenas
A maior e mais conhecida Igreja Ortodoxa Grega é a Catedral Metropolitana de Atenas, construída no século XIX, apresentando diferentes estilos de arquitetura.
Além de ter se tornado um importante ponto turístico de Atenas, a igreja ainda cumpre sua função de reunir e celebrar a fé dos ortodoxos gregos e de todo o mundo que vão a Atenas.
Ao lado da grande catedral, está a Pequena Metropolis, como é conhecida a Igreja Bizantina do Santo Eleftherios, construída provavelmente no século XIII, sendo portanto muito mais antiga do que sua vizinha catedral.
E se você se interesse por igrejas, passe também pela Kapnikaréa, uma das igrejas mais antigas de Atenas, que fica ali perto e se destaca entre os prédios mais modernos.
Passeio com guia de turismo em Atenas
A melhor forma de conhecer mais detalhes sobre cada um dos pontos turísticos de Atenas, é fazendo passeios com guias turísticos.
Existem dezenas de roteiros guiados, que percorrem as mais diversas áreas da cidade.
Mas eu tenho uma dica específica: faça o Free Tour em Atenas, um passeio com agendamento gratuito e duração estimada entre 2 e 3 horas.
A caminhada, com um guia explicando histórias e curiosidades pelo caminho, começa nas imediações do Templo de Zeus e percorre as atrações mais famosas de Atenas. Ao final da atividade, você contribui com o valor que achar justo, de acordo com suas possibilidades.
Dicas de restaurantes em Atenas
Já falei isso aqui no blog e repito: a comida grega é melhor do que a italiana, e Atenas é o melhor lugar para saborear os pratos típicos do país.
Pelos bairros centrais de Atenas, existem centenas, talvez milhares de bons restaurantes. Sendo muito sincero, nem é preciso se planejar tanto para escolher onde comer em Atenas.
Mas, se você quer reduzir as chances de erros, vou indicar os restaurantes que eu mais gostei de conhecer em Atenas. São eles:
Omorphi Polis: sem exagero, foi o melhor restaurante que eu comi durante toda uma viagem de 40 dias, em que também passei por Turquia, Egito, França, Itália e Alemanha. Cheguei lá sem indicação alguma e pedi um prato de peixe do dia com salada grega. Tudo fresco, simples e muito bem preparado.
Ciel Athens: esse terraço com vista panorâmica vale tanto pelo visual quanto pela comida. Como fiquei num Airbnb e não tinha café da manhã, esse era meu lugar preferido para começar o dia.
Anafiotika Cafe: praticamente qualquer restaurante em Atenas serve salada grega. Mas essa foi a melhor que eu provei. Além disso, ele fica numa charmosa escadaria em Plaka, no coração da vida noturna do bairro, em ambiente super tradicional.
Quanto gastar em Atenas
Como falei na introdução, Atenas é uma das capitais mais baratas da Europa. Por mais que o Euro seja a moeda oficial, os preços na Grécia são significativamente mais baixos do que na Itália e na Espanha, por exemplo.
Na minha experiência de viagem, pelo meu estilo de gastos, achei Atenas mais barata também do que Lisboa e Berlim, cidades consideradas relativamente econômicas na Europa.
Por exemplo, é possível almoçar muito bem, em bons restaurantes, gastando em média 15 € por pessoa. Se a ideia é economizar, peça pratos mais simples e gaste por volta de 10 €.
A passagem do metrô e dos ônibus de Atenas também é uma das mais baratas da Europa, com o bilhete custando 1.40 € e com passes 24 horas com custo-benefício ainda melhor.
Já os gastos com hospedagem é um tanto mais considerável. Diárias de hotéis confortáveis nos bairros ao redor da Acrópole estão a partir de 100 €. Para gastar menos que isso, é preciso abrir mão de coisas como café da manhã, conforto e localização central.
Dica de roteiro em Atenas
Os principais pontos turísticos de Atenas são próximos, o que facilita muito os deslocamentos. Inclusive, numa caminhada de um dia é possível conhecer a maior parte deles.
Como falei no início dessas dicas de Atenas, eu recomendo muito que você fique pelo menos 3 dias inteiros em Atenas, e assim curta com calma a cidade, incluindo também as praias e muitos restaurantes no seu roteiro.
Mas, para quem tem pressa, aqui vai uma dica de roteiro enxuto em Atenas:
Dia 1 do roteiro em Atenas
Chegada em Atenas. Aproveite para explorar as ruas ao redor do seu hotel, jantar e descansar, pois o dia seguinte será puxado.
E não deixe de procurar a Acrópole no horizonte, pois ela fica ainda mais bonita à noite, toda iluminada.
Dia 2 do roteiro em Atenas
Vá direto para a Acrópole, que abre às 8h para visitação. Indo cedo, o calor é menor e tem mais chances de ter menos gente estragando suas fotos. Após uma ou duas horas por lá, siga andando para o Museu da Acrópole, onde a visita dura em média mais umas duas horas.
Vá andando para almoçar a explorar o bairro de Plaka, onde estão lindas praças, escadarias fotogênicas e atrações peculiares, como ruínas e pequenas igrejas.
E se tiver disposição, vá um pouco além de Plaka. Por exemplo, na vizinhança estão as ruínas da Biblioteca de Adriano, com grandes colunas preservadas, e o Templo de Hefesto, na Agora de Atenas.
À noite, vá ver gente nas animadas ruas exclusivas para pedestres no bairro Psyri, onde estão bons restaurantes e o melhor da vida noturna turística de Atenas.
Dia 3 do roteiro em Atenas
Caso seu voo seja somente à noite, aproveite o dia para caminhar a esmo pelas ruas dos bairros históricos de Atenas e visitar com calma alguns dos lugares que viu pelo caminho do dia anterior.
E vá com uma boa antecedência para o Aeroporto, seja de metrô ou de carro, para se precaver em relação ao péssimo trânsito de Atenas e também contra possíveis greves no transporte público.
Vale a pena visitar Atenas?
Sim! Respondo com muita sinceridade essa pergunta.
Viajei a Atenas por conta própria, num extenso roteiro incluindo o Egito e vários países de Europa. E a capital grega, além de ser um dos lugares mais baratos da viagem, foi também onde eu comi melhor e onde mais gostei da receptividade dos locais.
Além disso, lógico, é uma cidade histórica lindíssima, rodeada de lindas praias e realmente imperdíveis.
Então, mesmo que a sua viagem seja no inverno, época inadequada para visitar as ilhas gregas, Atenas merece ser visitada.
Desejo a você uma excelente viagem!
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.