Bairros diferentes em Buenos Aires, para conhecer e se hospedar
Em tempo de turismo de massa e atrações superlotadas, se hospedar em bairros diferentes em Buenos Aires é uma boa forma de conhecer cidade longe das hordas de turistas.
Além de permitir uma maior conexão com a realidade da cidade, nesses bairros menos turísticos de Buenos Aires, os hotéis custam menos do que nas regiões mais visadas pelos turistas.
Estas dicas de hospedagem em bairros diferentes em Buenos Aires, são para quem prefere tentar viver a vida como um local, do que ficar batendo ponto todo dia em locais turísticos.
Confira a seguir quais são esses bairros inusitados, fora do comum, para se hospedar em Buenos Aires e ter uma experiência mais autêntica de viagem:
1. Caballito
Entre os bairros diferentes (e muito legais) para se hospedar em Buenos Aires, Caballito é a melhor opção. A começar pelo nome, que significa “cavalinho” em Português.
Caballito tem dois dos melhores parques de Buenos Aires: o Parque Rivadavia e o Parque Centenario, onde fica o Museo de Ciencias Naturales, um ótimo passeio para fazer com crianças.
O bairro não tem tantos restaurantes como os bairros turísticos, mas há boas opções de churrascarias e italianos tradicionais. Por exemplo, o The Oldest Bar Caballito, um típico bar portenho, com drinques e lanches fartos.
Em Caballito também está o Mercado del Progreso, inaugurado em 1889. Além de bonito e histórico, ele é um passeio imperdível, com lugares bons e baratos para comer e comprar comidas frescas.
Falando em comida, Caballito abriga o Patio de los Lecheros, uma espécie de parque gastronômico, com programação animada e muitos quiosques de bares e restaurantes.
E no bairro ainda é possível fazer um passeio gratuito num histórico bondinho elétrico, que circula aos sábados, domingos e feriados. Os veículos circulam desde 1863, quando ainda utilizam tração animal, sendo puxados por cavalos.
Opções de hospedagem em Caballito
Como não é um bairro turístico, não existem hotéis em Caballito. As principais opções de hospedagem são apartamentos de temporada, tipo Airbnb e similares, como o Calma House Parque y Sol, perto do Parque Centenario.
Caballito está a apenas 8 km do Microcentro de Buenos Aires e tem estação da Linha A do Metrô, que leva direto ao coração do centro da cidade.
2. Villa Crespo
Apesar de ser um bairro pouco conhecido dos viajantes, a Villa Crespo fica logo ao lado de Palermo Soho, região com a melhor gastronomia de Buenos Aires.
Mas é na própria Villa Crespo que está um das restaurantes mais tradicionais da cidade, o Sarkis. Especializado em culinária armênia, o Sarkis funciona na mesma esquina desde 1982, onde todas as noites, se formam longas filas de espera.
Por isso, a dica é reservar uma mesa. E na hora de escolher o prato, procure saber do que é feito e qual o tamanho, pois tem algumas coisas exóticas para o paladar brasileiro e as porções costumam ser fartas.
Outro local de destaque na Villa Crespo é o Café San Bernardo, que funciona desde 1912, e até 2016, ficava aberto 24 horas.
Mas não espere encontrar um café de fato. O Café San Bernardo na verdade é um grande salão de jogos, com mesas de sinuca e ping-pong, e jogos de tabuleiro e mesa, como xadrez, baralho e dominó. Com móveis antigos e ambiente pitoresco, já apareceu em filmes e, nos últimos anos, caiu no gosto das novas gerações portenhas.
Opções de hospedagem na Villa Crespo
Apesar dos lugares famosos e da proximidade com Palermo, a Villa Crespo segue como um bairro residencial tranquilo, com ruas arborizadas e desconhecido da maioria dos turistas.
O melhor lugar para se hospedar na Villa Crespo, é a Casa San Jose, em localização privilegiada no bairro e pertinho de Palermo.
3. La Boca
Pra fechar a lista de bairros diferentes pra se hospedar a Buenos Aires, chegamos a um lugar que é bastante conhecido dos viajantes, mas pouco visado para hospedagem.
O bairro de La Boca, é muito visitado sobretudo por abrigar o Caminito, área histórica e cultural de Buenos Aires, conhecido por suas casas coloridas, pelas apresentações de tango e por La Bombonera, o estádio do Boca Juniors.
Mas La Boca tem buscando atrair hóspedes, se aproveitando da boa estrutura na região do Caminito.
Opções de hospedagem em La Boca
O lugar mais reservado do bairro é o Filiberto by IPPA, um apart-hotel moderno, com diversos apartamentos bem equipados, a poucos passos de La Bombonera. Aliás, se você vai a Buenos Aires para assistir a algum jogo de futebol por lá, é um bom lugar para se hospedar e ir andando para o estádio.
Ao se hospedar ou visitar La Boca, evite se afastar da região turística do Caminito, pois o bairro é um dos mais perigosos da região central de Buenos Aires.
Reserve com antecedência sua hospedagem
Quanto antes você reservar o seu hotel ou apartamento de temporada em Buenos Aires, mais você vai economizar.
Recomendo que você reserve sua hospedagem com pelo menos três meses de antecedência, pois além de encontrar os melhores preços, vai encontrar vaga nos hotéis com melhor custo-benefício.
Além desses bairros comentados acima, confira também o guia Onde ficar em Buenos Aires, onde detalhei tudo sobre as áreas mais turísticas da cidade, como a Recoleta e San Telmo.
Segurança em Buenos Aires
Apesar do crescimento dos índices de pobreza e violência, Buenos Aires continue sendo uma cidade mais segura do que as grandes capitais brasileiras.
Recomendo ter mais cuidado com roubos em locais como estações de metrô e pontos turísticos muito visitados, em especial o Caminito.
Também tenha atenção a golpes, como notas falsas e especialmente ao andar de táxi, pois é comum que deem voltas com turistas e apliquem o famoso truque do troco na hora de receber o pagamento.
Apesar de não ser obrigatório, recomendo muito que você embarque com um seguro viagem para a Argentina, e assim ter coberturas como consultas médicas e odontológicas, exames e indenizações em casos como extravio de bagagem e cancelamento de voo.
Afinal, vale a pena se hospedar num bairro diferente?
Como falei no início, esses bairros de Buenos Aires são mais indicados para turistas que já conhecem bem as regiões mais turísticas da cidade, e buscam se hospedar em lugares inusitados.
E são também boas escolhas para quem prefere lugares pitorescos.
Ao ficar num desses bairros diferentes em Buenos Aires, principalmente em Caballito, você terá o melhor dos dois mundos: a proximidade com atrações turísticas, e uma atmosfera residencial, podendo se sentir um morador da capital argentina.
Créditos: utilizamos uma foto de Tim Adams e imagens do acervo do blog, registradas em diferentes viagens e passeios pelos bairros de Buenos Aires.