Água por todos os lados, varandas sobre o rio, barcos de diferentes tamanhos e estilos e uma economia movida pelo turismo. Essa é a descrição mais óbvia de Veneza, mas escolhi cada palavra pensando em Barreirinhas, a principal base e cidade mais importante da belíssima região dos Lençóis Maranhenses.

No estado mais pobre do Brasil, Barreirinhas está longe de ter a estrutura e a história de conquistas de irmã italiana. Mas sejamos justos. Enquanto a República de Veneza tem 1.320 anos de fundação e muito mais do que isso de ocupação, a cidade maranhense, fundada em 1938, está com apenas 79 anos de idade e pouco mais de 60 mil habitantes.

Passei 5 dias em Barreirinhas (bem mais do que o recomendado), e entrei no clima fluvial da cidade. Hospedado em frente ao Rio Preguiças, acompanhei da janela o movimento constante de canoas, lanchas e voadeiras. Um vaivém de barcos que até hoje eu só havia presenciado em Veneza.

Fotos de Barreirinhas e do Rio Preguiças

Vale a pena se hospedar em Barreirinhas?

Ela é a cidade com melhor infraestrutura na região dos Lençóis Maranhenses, à frente de Atins e Santo Amaro. E é dela que saem os passeios mais baratos para a Lagoa Azul e para a Lagoa Bonita, de onde se tem a melhor vista para a imensidão dos Lençóis. Apesar de não ser charmosa, é a melhor opção para quem não abre mão de estar perto de bancos, farmácias e hospitais,

Para explicar melhor sobre hospedagem na cidade, fiz o post Onde Ficar em Barreirinhas, com dicas de hotéis nas melhores localizações.

Pôr-do-sol nos Lençóis Maranhenses, o melhor jeito de se despedir de Barreirinhas.

Mais dicas sobre os Lençóis Maranhenses

Com base em Barreirinhas, fiz os passeios para Lagoa Bonita, Lagoa Azul e Caburé. E de lá, segui viagem para Atins, a principal cidade litorânea da região. Para saber mais sobre esse roteiro, dê uma olhada em outras dicas da viagem:

Onde se hospedar em Atins

Lençóis Maranhenses: dicas e roteiro

As melhores bebidas típicas do Maranhão

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Olá, Nivaldo!
    Gostei bastante das suas informações a respeito de Barreirinhas e Atins. Estou pensando em ir pra essa região nas férias de julho e queria sua opinião sobre quantos dias seriam suficientes em cada local.
    Obrigada!

    • Nivaldo responder

      Olá, Carolina. Se a intenção é apenas ver os pontos turísticos básicos, considere:

      3 noites em Barrerinhas: Chegada, Lagoa Bonita no dia 2, Lagoa Azul no dia 3 e ida de barco para Atins no Dia 4

      2 noites em Atins:: Chegada, dia inteiro para Lagoa do Paraíso e praia da vila, partida

      Se tiver mais tempo disponível, pode passar uma noite a mais em Atins, assim terá tempo livre para curtir mais a praia e fazer outros passeios.

      Caso tenho ainda mais tempo, considere passar duas noites em Santo Amaro, outra cidade base dos Lençóis Maranhenses, onde estão as maiores lagoas.

Comentários