|

Berlim ou Amsterdam, qual é o melhor destino de viagem?

Neste comparativo, vou ajudar você a escolher Berlim ou Amsterdam como parte do seu próximo roteiro na Europa.

Pra começar, já adianto dizer que nenhuma é melhor do que a outra em tudo. Afinal, Amsterdam leva vantagem em muitos pontos, enquanto Berlim se destaca em outros.

Por isso, confira item a item e, de acordo com suas prioridades, escolha Amsterdam ou Berlim como o seu próximo destino de viagem.

Berlim ou Amsterdam, para onde viajar?

Já tive a oportunidade de visitar mais de uma vez tanto Berlim quanto Amsterdam. E como autor de um blog de viagem, reparo bastante em todos os fatores essenciais para um viajante.

Então, aqui você encontrará um comparativo muito sincero entre Berlim e Amsterdam em fatores como gastronomia, hospedagem, preços, história, passeio, beleza e atmosfera da cidade.

Gastronomia

Alemanha e Holanda nunca se destacaram por suas respectivas culinárias e pratos típicos.

Enquanto a culinária holandesa tem grande influência inglesa e alemã, a Alemanha, com seu território muito mais extenso, apresenta uma variedade maior de pratos e ingredientes.

E nas minhas experiências pessoais, sempre comi muito melhor em Berlim do que em Amsterdam, principalmente na “baixa gastronomia”, em lugares como biergartens, bares e quiosques de rua.

História

Tanto Berlim quanto Amsterdam são cidades de grande importância histórica, e se destacam entre as capitais mais interessantes da Europa.

Mas quando o assunto é a história recente da humanidade, Berlim coloca Amsterdam no bolso.

Afinal, a capital da Alemanha teve papel central nas duas grandes guerras mundiais e na Guerra Fria. Andar em Berlim, passando por locais emblemáticos como as ruínas do Muro de Berlim e o prédio do Reichstag, é como mergulhar num livro de história.

Beleza

Dizem que beleza é relativo. Comparando com outras capitais europeias, Berlim e Amsterdam estão entre as mais bonitas.

Mas para escolher Berlim ou Amsterdam, é fácil afirmar que a cidade holandesa dá um show em Berlim nesse quesito.

Moldada na Era do Ouro, no século XVII, quando a Holanda era uma das maiores potências mundiais, Amsterdam é esteticamente perfeita: seus palácios, seus edifícios centenários e especialmente seus canais navegáveis compõem um dos cenários mais bonitos da Europa.

Hospedagem

Seja Amsterdam ou Berlim o seu próximo destino, você encontrará excelentes hotéis, e hospedagens criativas para passar suas noites.

Por exemplo, os hotéis em barcos em Amsterdam permitem que o turista durma literalmente sobre os canais, em localizações primorosas e inusitadas.

Mas, com uma área central relativamente pequena e tomada por edifícios antigos, Amsterdam não conta com uma grande oferta de hotéis. Tanto que a maioria das pessoas acaba se hospedando em apartamentos de temporada.

Berlim apresenta uma maior variedade de regiões para hospedagem, assim como mais alternativas de hotéis, dos mais baratos aos mais luxuosos. Nos melhores bairros de Berlim, há muitas opções de hotéis perto do metrô e de pontos turísticos, facilitando muito a logística do viajante.

Preços

Após 28 anos dividida pelo Muro de Berlim, a capital da Alemanha ressurgiu no cenário turístico internacional nos anos 1990 e ficou conhecida por ser uma das cidades mais baratas da Europa.

Mas nos últimos anos, Berlim viu seus preços subirem drasticamente, e hoje seu custo de vida (e de viagem) está mais alto do que cidades como Lisboa, Madrid e até mesmo Roma.

Ainda assim, Berlim segue como um destino mais barato do que Amsterdam, principalmente em itens essenciais aos viajantes, como hospedagem, alimentação e transporte.

Numa viagem a Berlim, gasta-se facilmente 20% a menos do que em Amsterdam, considerando serviços de mesmo padrão. Além disso, a capital alemã tem mais atrações gratuitas para visitar.

Vida noturna

Esse é o tópico mais complicado para escolher Berlim ou Amsterdam. Afinal, elas são a duas cidades mais animadas da Europa, com muitas opções de festas, baladas e rolês aleatórios o ano inteiro.

Enquanto Amsterdam é a capital mundial dos DJs e da música eletrônica, Berlim se destaca pela atmosfera underground e clubes noturnos de estilo único no mundo.

Por isso, é preciso dar um empate para Berlim e Amsterdam, pois depende das preferências de cada um.

Museus

Tem muita gente que viaja à Europa com foco em visitar museus. Se for o seu caso, escolher Amsterdam ou Berlim é complicado.

Tanto Berlim quanto Amsterdam possuem uma região da cidade denominada Ilha dos Museus.

Na Ilha dos Museus de Berlim, estão o Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Museu Bode e o Museu Pergamon, entre outros locais de interesse.

Já na Ilha dos Museus de Amsterdam, se destacam o Rijksmuseum, Museu Van Gogh e Stedelijk.

Por uma pequena margem, principalmente graças à popularidade e ao estilo único do holandês Van Gogh, nesse quesito a vitória vai para Amsterdam.

Destinos próximos

A escolha por Amsterdam ou Berlim também pode ser influenciada pelo posição geográfica de cada cidade.

Considerando apenas roteiros terrestres, especialmente de trem, ambas as capitais tem bons destinos próximos, ideais para passeios de um dia, ou para estadias combinadas.

De Amsterdam, é fácil ir passar o dia em locais como os campos de tulipas e na praiana e bonita Haia, que é a capital administrativa dos Países Baixos. Já para ir de trem e passar a noite, é fácil visitar Bruxelas e Bruges, na Bélgica.

Já de Berlim, os principais passeios de um dia são para Potsdam, uma linda cidade vizinha, e para Oranienburg, onde está um dos mais macabros campos de concentração dos tempos de Nazismo. E em 3h30 em trem-bala é possível ir para Munique.

Dessa forma, é preciso dar um empate neste quesito sobre destinos próximos.

Nem só de bicicleta andam os holandeses. Olha esse mini-carro em Amsterdam.

Afinal, viajar para Berlim ou Amsterdam?

Nos 8 critérios desse comparativo, Berlim venceu em 4: gastronomia, história, hospedagem e preços mais baixos.

Amsterdam venceu em 2 critérios: beleza e museus. E ainda tivemos dois empates, quando falamos de vida noturna e destinos próximos.

Mas não se apegue aos números. Para escolher Berlim ou Amsterdam, pense no seguinte:

Quer visitar uma cidade diferente de tudo no mundo, realmente única, fotogênica por todos os lados e ainda por cima poder conhecer tudo o que interesse em cima de uma bicicleta, vá para Amsterdam.

Agora, se você é muito mais urbano, tem fascínio pela história moderna e quer gastar menos, vá para Berlim, que ainda por cima fica mais fácil de encaixar num roteiro de trem pela Europa. Por exemplo, este roteiro de Berlim a Budapeste, passando por várias cidades no caminho.

Seja para Berlim ou Amsterdam, desejo a você uma excelente viagem.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Gostou? Então veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *