Café Tortoni, Buenos Aires: visita, histórias e curiosidades
Fundado em 1858, o Café Tortoni já recebeu personalidades diversas em suas mesas, de Albert Einstein a Kate Perry.
Ele está localizado no coração de Buenos Aires, na Avenida de Mayo, e se converteu numa das atrações turísticas realmente necessárias na capital argentina.
Confira a seguir, em detalhes, curiosidade e dicas para visitar o Café Tortoni e aproveitar ao máximo o seu passeio.
História do Café Tortoni
O Café Tortoni foi inaugurado por um imigrante francês, chamado Touan. O nome foi inspirado em um café parisiense famoso na época, o “Tortoni”, que era frequentado pela elite cultural da França no século XIX.
Seu primeiro endereço foi a esquina das avenidas Rivadavia e Esmeralda, mas está desde 1880 no mesmo lugar, o número 825 da Avenida de Mayo, no Microcentro de Buenos Aires.
Até hoje, o espaço mantém sua decoração original, que reflete a Belle Époque da época de sua fundação, levando os visitantes a uma nostálgica viagem pelo tempo.
Visitantes ilustres do Café Tortoni
Antes de cair no gosto dos estrangeiros, especialmente brasileiros, o Café Tortoni recebeu em seus salões as mais importantes personalidades argentinas.
Entre os intelectuais, políticos e artistas que passaram por ele, se destacam Jorge Luis Borges, o mais importante escritor argentino, Carlos Gardel, ícone do Tango, e Evita Perón, histórica primeira-dama da Argentina.
E personalidades internacionais também marcaram presença no Café Tortoni, como o físico alemão Albert Einstein e a cantora estadunidense Kate Perry.
Também é importante mencionar a importância do Café Tortoni na vida cultural de Buenos Aires, pois ele foi a sede de importantes encontros para debate de ideias e políticas, especialmente nas décadas 1920, 1930 e 1940.
Curiosidades sobre o Café Tortoni
Sabia que acontecem apresentações de tango e jazz no subsolo do Café Tortoni? O local, conhecido como “La Bodega”, demonstra que o café continua com sua vocação cultural, apesar de receber milhares de turistas por semana.
E uma dica para sua visita: observe os vitrais e quadros do Café Tortoni, que além de bonitos e preservados, homenageiam figuras icônicas da cultura argentina.
Entre os homenageados, estão os assíduos frequentadores Carlos Gardel, Jorge Luis Borges e Alfonsina Storni, com estátuas ao redor de uma mesa no café.
Comidas e bebidas no Café Tortoni
Apesar de ser praticamente um museu, o Café Tortoni ainda possui um extenso cardápio de comidas e bebidas, algumas delas bastante tradicionais.
Por exemplo, no Café Tortoni é possível pedir a “leche merengada”, uma bebida cremosa espanhola que mistura leite, açúcar e canela, oferecendo uma experiência única aos visitantes que desejam provar iguarias tradicionais.
No menu da casa também estão lanches, como sanduíches tradicionais na argentina, pratos também típicos, como o bife de chorizo e o lomo, e também doces, com destaque para os famosos churros com chocolate.
Mas vá sabendo que a comida e os preços não são o forte da casa. Afinal, é um local extremamente turístico.
Vale a pena visitar o Café Tortoni?
Definitivamente, sim. Além de ser um dos cafés centenários de Buenos Aires, o Café Tortoni soube preservar sua história e mantém um ambiente riquíssimo para os visitantes.
E agora que você já conhece a história dele, a visita vai ficar ainda mais interessante.
Além do mais, é muito fácil visitar o Café Tortoni, pois ele está em localização super central em Buenos Aires, pertinho de estações de metrô e de outros pontos turísticos, como o Obelisco, a Plaza de Mayo e o Palácio Barolo.
- Horários: aberto todos os dias, de segundas a domingos, das 8h às 21h.
- Reservas e formas de contato pelo site oficial: cafetortoni.com.ar
Organize sua viagem a Buenos Aires
Além da visita ao Café Tortoni, já abordamos aqui no blog as principais informações para o planejamento de viagem a Buenos Aires.
Pra começar, leia nosso guia de hospedagem em Buenos Aires, um artigo completo com os melhores bairros e muitas dicas de hotéis na capital argentina.
Escolher bem a localização do seu hotel, é o primeiro passo para organizar passeios e visitas, pois ele será seu ponto de partida e chegada todos os dias.
Por isso, escolha muito bem e explore Buenos Aires da forma mais prática e conveniente para suas necessidades.