Eu gosto muito de arrumar as malas para viajar. Gosto de pensar no tipo de roupa, nos sapatos, em tudo o que vou levar. Aprimorei essa arte ao longo das viagens que fiz e dos erros que cometi levando coisas que nem precisava, deixando a mala cheia e pesada. E a cada viagem que passa, eu consigo chegar ao que seria a mala de viagem perfeita.

Aquela frase que diz coloque tudo e depois tire metade não é muito verdadeira. Você precisa pesquisar sobre o clima, temperatura e o lugar onde vai ficar, tudo isso influencia nas coisas que você vai precisar levar.

Exemplo: mala para uma viagem de 15 dias pela Europa

Todos aqueles países próximos, todos ligados por trem e passagens de avião muito baratas. Para encarar essa jornada, a mala precisa ser muito bem pensada. Tamanho, peso, itens, tudo para não precisar pagar excesso de bagagem e viajar de boas,  sem precisar despachar. E depois ainda sair tranquila do voo, sem perder tempo. Pensando numa viagem assim, cheia de embarques, trens e troca de hotéis, vamos às 5 dias de ouro para fazer a mala perfeita.

1. Mala de rodinha ou mochila, dentro do padrão

Isso importa muito, pois vai te fazer economizar tempo e dinheiro na hora de chegar ou deixar o aeroporto. Não existe sensação melhor que não precisar pagar por despachar mala e ainda sair do aeroporto sem precisar esperar a mala naquela esteira deprimente.

Na maioria das companhia aérea, para poder levá-la a bordo, a mala ou mochila precisa ter as dimensões de 46 cm de altura x 29 cm de largura x 14 cm de profundidade (confira na sua passagem qual é o limite estabelecido pela empresa). Isso é mais importante no caso de malas rígidas ou de puxar. Mochilas, desde que não sejam aquelas gigantescas, dificilmente uma companhia aérea vai medir.

Particularmente, prefiro mochila. As alças na parte de fora ajudam muito para levar aquele casacão, bolsão de praia ou canga que pode ser necessária em uma viagem com praias no caminho. Ou para amarrar botas e coisas que já não cabem dentro, após fazer algumas comprinhas.

2. Peças básicas em tecidos que não amarrotam

Além de escolher roupas que se adaptam a várias situações, recomendo escolher peças em tecidos maleáveis, daqueles que não amarrotam. Ou amarrotam pouco. Porque é cansativo chegar de viagem e encarar um ferro de passar. E sair na rua toda amarrotada é pior ainda.

3. Poucos calçados e só aqueles que você confia

Levar apenas 2 pares de sapato ou tênis.  E um chinelo, claro. Sempre assim: um par no pé outro dentro da mala. E escolha os calçados mais confortáveis que você tem, porque o mais legal de uma viagem é andar muito para conhecer novos lugares. Imagine fazer longas caminhadas com um sapato novo que você não sabe os defeitos. Aí ele começa a pegar no calcanhar, a fazer calo no dedinho, a não absorver impactos. Por isso tem que escolher bem.

4. Meia-calça

Para as mulheres, meia-calça é o segredo para uma mala mais compacta. Isso ajuda muito na economia de espaço e dá muitas oportunidades de montar composições legais. Especialmente em destinos de clima agradável para frio. E como elas não ocupam nada de espaço, pode levar várias, porque se uma rasgar, não vai precisar sair quem nem louca, de loja em loja. Fica pior ainda se estiver em algum país onde os padrões de medidas são diferentes.

5. Adaptador de tomadas universal ou do seu destino

Muitos países tem padrões de tomada completamente diferente do brasileiro. Se vai fazer um viagem por vários países da Europa, onde cada um tem seu tipo, vai ser muito útil ter adaptador de tomada universal. Assim você não precisa ter um adaptador de cada país. Ou sair pedindo emprestado nos hotéis. Com um adaptador universal, você economiza espaço na mala e pode chegar chegando em qualquer lugar.

Itens básicos para levar na mala feminina

Além das 5 dicas básicas, aqui vão algumas sugestões de peças para esse exemplo de viagem de 15 dias na Europa. E se for passar mais tempo do que isso, outra dica muito importante é procurar uma lavanderia. Elas são comuns em países da Europa e nos Estados Unidos e não custam caro. Então, se vai passar 30 dias, melhor do que dobrar a quantidade de peças, e lavar tudo na metade da viagem.

Roupas

4 blusinhas / camisas finas de manga média ou curta
2 blusas de malha – manga longa
2 vestidos
2 shorts jeans
1 saia
1 calça jeans ou sarja
15 calcinhas
10 meias
5 meias-calças
1 cardigã
1 legging preta
1 pijama
2 biquinis se for para lugares com praia ou piscina
1 casaco reforçado se for fazer muito frio ou casacão médio

Calçados

1 para de chinelo
1 par de tênis
1 par de sapato ou sapatilha

Acessórios

Canga
Óculos escuros

Higiene pessoal

Escova de dentes
Creme dental
Fio Dental

Itens básicos para levar na mala masculina

Já reparei que malas de homens, acreditem, costumam ficar mais cheias do que as das mulheres. Isso porque, apesar da geralmente levarem um número menor de peças, as roupas masculinas são muito maiores. Só pra começar a comparar, uma cueca boxer ocupa mais espaço do que dezenas de calcinhas. E enquanto a maioria das mulheres brasileira calça sapatos número 36 ou 37, os números mais comuns para homens são 39 e 40. Roupas masculinas também costumam ser maiores e mais pesadas.

Roupas

10 camisetas
2 camisas de manga longa
1 bermuda jeans ou sarja
2 bermudas de tecido fino
2 calças jeans ou sarja
15 cuecas
15 meias
1 cardigã ou casaco fino
1 pijama
2 sungas se for para lugares com praia ou piscina.
1 casaco reforçado se for destino frio

Calçados

1 par de chinelos
1 par de tênis
1 par sapato social ou sapatênis

Outra dica legal

Comprar os itens de higiene pessoal quando chegar no destino de viagem, para não pesar a mala e você não correr o risco de perder os itens na hora do embarque. Pois em voos internacionais é proibido levar a bordo embalagens com mais de 100 ml de produtos em líquido ou gel. Até protetor solar eles confiscam. Então leve protetor solar menor de 100 ml, sabonete em barra e shampoo e condicionar pequenos. Pode ser até daqueles que os hotéis oferecem.

Faltou alguma coisa na mala perfeita?

Assim como quase sempre a gente esquecer de levar alguma coisa importante na viagem, aqui eu posso ter me esquecido de algo para fazer a tão sonhada mala perfeita. Se você tem alguma dica, manda pra gente! Pode ser uma dia de peça, um produto de beleza, alguma coisa tecnológica. Qualquer coisa que seja útil ou inteligente para que a mala seja perfeita e a gente não precise despachar, mesmo numa viagem longa. E que fique leve, afinal nossas costas merecem.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Comentários