Isolada em meio às montanhas, aos lagos e ao intenso frio da província de Santa Cruz, não é fácil chegar em El Calafate por terra. A referência e maior cidade relativamente próxima é Río Gallegos, a 300 km de distância. (Antes de embarcar, veja também onde se hospedar em El Calafate)

Tampouco é possível fazer um bate e volta de Bariloche, na província de Río Negro. O famoso balneário de esqui e lua de mel está a1400 km de El Calafate, um trajeto que leva mais de 20 horas pelas estradas estreitas e cheias de curvas. Mas, se tiver tempo disponível, a viagem de ônibus não é muito penosa, pois proporciona paisagens deslumbrantes, como montanhas nevadas e riachos cristalinos. Coisa de cinema mesmo.

Se a sua origem for Buenos Aires, então, nem se fala. Mais de 2500 km separam El Calafate da capital argentina, em um trajeto nem sempre servido pelas melhores estradas, o que pode tornar o tempo entre as cidades ainda maior.

Uma viagem de carro ou ônibus de Buenos Aires a El Calafate dura mais de 30 horas. Se vai encarar, veja como alugar um carro no exterior sem pagar IOF. Se não, entenda a seguir porque é melhor ir de avião.

Avião: o melhor jeito de se chegar a El Calafate.

Avião LADE El Calafate
Avião da LADE sobrevoando a Patagônia

Apesar de pequena, a cidade possui o aeroporto internacional “Comandante Armando Tola”, localizado a uma distância razoável do centro da cidade (aproximadamente 21 km). O aeroporto é bem estruturado e opera diversos voos, que podem sair o mesmo preço ou até mais baratos que os mesmos trajetos em ônibus.

Voos regulares do aeroporto de El Calafate

  • Buenos Aires – Aerolíneas Argentinas, LADE e LAN Argentina.
  • Ushuaia – LADE e LAN Argentina.
  • Trelew – Aerolíneas Argentinas

O que é a LADE?

A LADE, “Líneas Aéreas del Estado”, também opera voos regulares entre El Calafate e Bariloche, Comodoro Rivadavia, Mar del Plata, Puerto Madryn e Neuquen, entre outras.

Seus aviões, de pequeno e médio porte, podem fazer o trajeto no esquema “pinga pinga”. Mas mesmo com muitas escalas, talvez compense escolher a LADE, já que seus preços geralmente são consideravelmente melhores que os das companhias aéreas concorrentes.

Uma dica, se não quer passar o dia pousando e decolando em tudo quanto é aeroporto, é não se esquecer, antes de comprar a passagem, de verificar as escalas do seu voo. E a LADE ainda facilita a vida de quem vai decolar ou pousar em Buenos Aires, já que opera somente no aeroporto Aeroparque Jorge Newberry, bem mais central e acessível do que Ezeiza.

Mais buenas dicas na Argentina

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Não consigo escolher datas nos voos pela Lade. Sabe me dizer se ainda opera essa campainha?
    Grato.

    • Nivaldo responder

      Olá Pedro. Já tem tempo que fiz essa viagem e o site da companhia já era ruim, afinal é coisa do governo. Consegui comprar apenas pessoalmente, numa agência de turismo em El Calafate. Se a LADE ainda opera, talvez funcione da mesma forma ainda.

Comentários