Como chegar em El Calafate

Glaciar Perito Moreno

Isolada em meio às montanhas, aos lagos e ao intenso frio da província de Santa Cruz, não é fácil chegar em El Calafate por terra. A referência e maior cidade relativamente próxima é Río Gallegos, a 300 km de distância de El Calafate.

Tampouco é possível fazer um bate e volta de Bariloche, na província de Río Negro. O famoso balneário de esqui está a 1.400 km de El Calafate, um trajeto que leva mais de 20 horas pelas estradas estreitas e sinuosas da Patagônia.

Mas, se tiver tempo disponível, a viagem de ônibus de Bariloche a El Calafate não é tão cansativa, pois proporciona paisagens deslumbrantes, como montanhas nevadas e riachos cristalinos pelo caminho. Coisa de cinema.

Se a sua origem for Buenos Aires, a história é outra. Mais de 2500 km separam El Calafate da capital argentina, em um trajeto nem sempre servido pelas melhores estradas, o que pode tornar o tempo entre as cidades ainda maior.

Como ir para El Calafate, na Patagônia Argentina

Uma viagem de carro ou ônibus de Buenos Aires a El Calafate dura mais de 30 horas. Se vai encarar, veja como alugar um carro no exterior sem pagar IOF. Se não, entenda a seguir porque é melhor ir de avião.

Avião: o melhor jeito de se chegar a El Calafate

Avião LADE El Calafate
Avião da LADE sobrevoando a Patagônia

Apesar de pequena, El Calafate possui o aeroporto internacional “Comandante Armando Tola”, localizado a uma distância razoável do centro da cidade, aproximadamente 21 km. O aeroporto é bem estruturado e opera diversos voos, que podem sair o mesmo preço ou até mais baratos que os mesmos trajetos em ônibus.

Pesquise voos no Booking Flights e compare preços entre as principais companhias aéreas que operam na Argentina.

Voos entre Buenos Aires e El Calafate

Atualmente há voos diretos do Aeroporto de El Calafate (FTE) para os dois principais aeroportos de Buenos Aires, Ezeiza e Aeroparque, esse último bem mais próximo do centro.

Alguns voos são regulares e outros acontecem apenas na alta temporada, por isso sempre confira na cia aérea a disponibilidade nas datas da sua viagem.

  • Buenos Aires (Aeroparque) – Aerolíneas Argentinas, Flybondi, Air Labrador e LADE
  • Buenos Aires (Ezeiza) – Aerolíneas Argentinas, Flybondi e Air Labrador
  • Duração aproximada do voo: 3 horas

O que é a LADE?

A LADE, “Líneas Aéreas del Estado”, é uma cia aérea estatal, da Força Aérea Argentina. Ela realiza voos comerciais principalmente entre a Patagônia Argentina e as grandes cidades do centro do país.

Entre os destinos atendidos pela LADE, estão El Calafate, Ushuaia, Bariloche, Comodoro Rivadavia, Mar del Plata, Puerto Madryn e Neuquen, entre outras. As vendas são realizadas exclusivamente nas escritórios da LADE e no próprio site da empresa.

Seus aviões, de pequeno e médio porte, podem fazer o trajeto no esquema “pinga pinga”. Mas mesmo com muitas escalas, talvez compense escolher a LADE, já que seus preços geralmente são bem menores do que nas companhias aéreas concorrentes.

Uma dica, se não quer passar o dia pousando e decolando em tudo quanto é aeroporto, é não se esquecer, antes de comprar a passagem, de verificar as escalas do seu voo. E a LADE ainda facilita a vida de quem vai decolar ou pousar em Buenos Aires, já que opera somente no aeroporto Aeroparque Jorge Newberry, bem mais central e acessível do que Ezeiza.

Voos entre El Calafate e Bariloche

Como porta de entrada da Patagônia Argentina, Bariloche pode ser o início de um roteiro mais completo pela região.

  • A melhor forma de ir de Bariloche a El Calafate é de avião, na rota regular da Aerolíneas Argentinas, que atualmente oferece voos todos os dias da semana.
  • Duração aproximada do voo: 1 hora e 45 minutos

Pela LADE, a rota entre Bariloche e El Calafate consta no site oficial, mas não encontrei voos disponíveis em nenhuma data.

Voos entre El Calafate e Ushuaia

A dobradinha El Calafate e Ushuaia é perfeita num roteiro pela Patagônia.

Apesar de parecerem próximas no mapa, a viagem por terra (e água) entre as duas cidades é extenuante, pois é preciso fazer imigração na fronteira com o Chile, e depois novamente entrar na Argentina, e ainda tem uma travessia de balsa.

Por isso, ir de avião é muito mais simples.

  • A Aerolíneas Argentinas tem voos diários entre Ushuaia e El Calafate, e os valores costumam ser acessíveis.
  • Duração aproximada do voo: 1 hora e 20 minutos

Essa rota também é realizada pela LADE, atualmente com voos às terças e quintas. A empresa informa que o voo tem duração de 2h20.

Voos de El Calafate para outros destinos na Argentina

Pela Aerolíneas Argentinas, também é possível voar de El Calafate para Trelew, Rosário e Córdoba.

Já pela LADE, a oferta de rotas é muito mais abrangente. Mas, como você vai reparar ao entrar no site da companhia, o sistema de vendas é um tanto precário, e muitos destinos listados atualmente não possuem voos agendados para os próximos meses.

Caso você queira fazer um roteiro mais amplo, combinando Salta e El Calafate na mesma viagem, e até mesmo destinos chilenos como Santiago e o Atacama, será preciso fazer conexão em Buenos Aires.

Mais Buenas Dicas na Argentina

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Não consigo escolher datas nos voos pela Lade. Sabe me dizer se ainda opera essa campainha?
    Grato.

    1. Olá Pedro. Já tem tempo que fiz essa viagem e o site da companhia já era ruim, afinal é coisa do governo. Consegui comprar apenas pessoalmente, numa agência de turismo em El Calafate. Se a LADE ainda opera, talvez funcione da mesma forma ainda.