Como evitar as multidões em Veneza
Veneza é uma das cidades mais visitadas do planeta: são mais de 30 milhões de turistas por ano, que lotam as ruas estreitas da cidade, transformando a viagem de cada um num perrengue interminável.
Mas ainda tem como conhecer Veneza sem precisar pegar fila para tudo, seja para comer, tirar fotos nos canais ou ir ao banheiro.
Para isso, é preciso planejar muito bem o mês da sua viagem, os dias da semana e ter atenção a outras datas que multiplicam o número de gente em Veneza.
5 dicas para visitar Veneza com menos gente
Por sua beleza única, e também pelo risco de desaparecer, submersa, até o final deste século, Veneza atrai cada vez mais visitantes.
Por suas ruas estreitas e pequenas pontes, as multidões de turistas perseguem os mesmos pontos turísticos. Isso leva a verdadeiros congestionamentos de gente.
Imagine uma estação de trem lotada. É como Veneza fica na maioria dos dias do ano.
Em Veneza não entram carros, então tudo se faz a pé ou nos caríssimos ônibus e táxis aquáticos. Quem viaja nas datas mais concorridas, não tem escolha a não ser enfrentar a lenta massa humana.
E falando em preço, lembre-se que é tudo em euro, numa das cidades mais caras da Europa.
Confira, logo após o quadro informativo sobre o possível fim de Veneza como cidade, minhas dicas para evitar as multidões em Veneza.
Quanto mais turistas, menos moradores em Veneza
Em 1950, cerca de 170 mil pessoas viviam no centro histórico de Veneza, composto pelas ilhas e famosos canais da cidade flutuante.
Hoje, as ilhas contam com apenas 50 mil habitantes, e essa população segue em declínio, fazendo com que Veneza seja cada vez menos uma cidade de fato, para se tornar apenas um museu a céu aberto.
O culpado? O turismo de massa.
Segundo a agência de notícias Reuters, Veneza passou a receber cerca de 30 milhões de turistas por ano após a pandemia: uma média de 82 mil visitantes por dia.
Mas repare na palavra “média”. Veneza recebe muito mais gente em determinadas épocas do ano, enquanto em outras, é possível conhecer as famosas atrações da cidade sem enfrentar engarrafamentos de gente.
Fontes: Veja, The Guardian
1. Evite a temporada de cruzeiros do Mar Mediterrâneo
Os imensos navios de cruzeiros, que podem transportar mais de 6 mil passageiros, são um dos principais vilões para os moradores de Veneza. A alta temporada de cruzeiros na Europa vai de abril a outubro, sendo esse um bom período a se evitar em Veneza.
Afinal, apesar da recente proibição de navegarem pelos canais, os navios ainda atracam nas proximidades da cidade e inflam o número de visitantes.
E como são pessoas que apenas passam o dia e já chegam bem alimentadas do navio, não há gastos com hotéis e os restaurantes também lucram pouco.
Por conta desse público em especial, Veneza criou uma taxa de entrada (sim, como um museu) para quem vai apenas passar o dia, o chamado contributo di accesso, que custa 5 euros por pessoa e é cobrado apenas nas datas de maior lotação.
2. Fuja da alta temporada de verão
O calor, por si só, já é um bom motivo para evitar Veneza no verão. Entre os meses de junho e setembro, são cada vez mais comuns as temperaturas acima dos 35 ºC na cidade.
Mas o calor humano também é intenso.
O verão é a estação de maior lotação em Veneza, especialmente em julho e agosto, meses de férias escolares e universitárias na maior parte do mundo.
Então, para evitar engarrafamentos humanos pelas estreitas ruas de Veneza, procure outra época para sua viagem.
E quanto mais gente, mais caros ficam os hotéis, e também se tornam mais comuns as filas nos restaurantes e os trens abarrotados de gente.
Dica que vale ouro: em qualquer época do ano, como já expliquei nas dicas de onde se hospedar em Veneza, prefira ficar em áreas menos lotadas e igualmente lindas, como o bairro de Dorsoduro.
3. Corra do Carnaval de Veneza
Quase tão famoso quanto o brasileiro, o Carnaval de Veneza atrai multidões para as ruas e canais da cidade flutuante.
A principal concentração acontece na Praça de São Marcos, onde milhares de pessoas se juntam para festejar.
Se por um lado a atmosfera é única, com pessoas trajando máscaras venezianas, perucas e roupas de bailes da Idade Média, por outro lado, Veneza fica ainda mais lotada.
O Carnaval de Veneza tem uma longa duração. Em 2025, vai acontecer oficialmente de 22 de fevereiro a 4 de março.
4. Escape do Festival Internacional de Cinema de Veneza
Realizado tradicionalmente durante 10 dias, entre o final de agosto e o início de setembro, o Festival de Veneza é um dos principais eventos do calendário mundial da sétima arte.
Ele ocorre na Ilha de Lido, afastada das principais ilhas do centro histórico, onde se chega apenas de barco. Mas a multidão de cinéfilos e fãs de celebridades lotam todos os cantos da cidade.
Afinal, nesses dias Veneza recebe os maiores nomes do cinema internacional, entre atrizes, atores, diretores e produtores.
Entretanto, o glamour é apenas para quem pisa no tapete vermelho do festival. Enquanto isso, do lado de fora, os turistas comuns precisam pegar fila até para comprar um café.
5. Evite passar o final de semana em Veneza
Essa dica vale para qualquer época do ano: Veneza é sempre mais cheia aos sábados e domingos. E logicamente nos feriados.
Esse é um fenômeno válido para praticamente qualquer cidade turística do mundo. Ainda mais na Europa, com passagens de avião super baratas interligando Veneza a grandes cidades como Paris, Londres e Berlim.
E numa cidade já quase sempre superlotada como Veneza, os efeitos do excesso de gente são ainda mais óbvios.
Por exemplo, aos finais de semana as passagens de trem ficam mais caras, inclusive pela cia férrea estatal, a Trenitalia.
E por mais que você não chegue de trem, também vai encontrar preços mais altos nos hotéis, além de filas até para fazer um superfaturado passeio de gôndola.
Afinal, quando encontrar menos gente em Veneza?
Os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março são considerados como a baixa temporada de Veneza. São também meses de clima frio, e portanto mais agradáveis para caminhar na cidade. Sobre o clima, consulte o guia de quando ir a Veneza, onde listamos temperaturas e médias de chuvas.
E independentemente da época do ano, prefira visitar Veneza de segunda a quinta, quando também é menos caro para se hospedar.
Então, prefira viajar a Veneza nessas épocas do ano, e assim tenha mais chances de encontrar Veneza sem filas e congestionamentos de gente.
Nesse período de maior tranquilidade em Veneza, tenha atenção às datas do Carnaval, à quinzena a partir do Natal e também à Acqua Alta, fenômeno de maré alta que inunda a cidade, com maior probabilidade de ocorrer em novembro.
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.