Viagem a Capri: dicas sobre a ilha mais bonita da Itália (2025)

Viajar à Ilha de Capri é o ápice de um roteiro pela Costa Amalfitana, na Itália. Apesar de ser mais conhecida pelo luxo, Capri é um destino relativamente acessível em comparação a outros lugares da Europa.

Nestas dicas de viagem a Capri, confira as informações mais importantes para organizar sua visita, e também um resumo sobre atrações, meios de transporte e praias, entre outras coisas.

dicas Capri

Dicas de Capri: organize sua viagem

Elaborei estas dicas de Capri de forma cronológica, conforme o que é preciso saber primeiro. Assim, você organiza sua viagem sabendo o mais importante sobre cada etapa.

Além disso, entenda o que realmente vale a pena fazer. São dicas super sinceras, para que a sua viagem seja melhor do que a minha.

Confira a seguir as melhores dicas de viagem a Capri e embarque com tudo certo para este pequeno pedaço do paraíso no Mar Mediterrâneo.

Sobre a Ilha de Capri

Localizada no Golfo de Nápoles, a Ilha de Capri é habitada há milhares de anos, mas se tornou mais conhecida na época da Roma Antiga, quando o imperador Tibério construiu uma casa no local.

Mas o turismo na Ilha de Capri ganhou impulso apenas a partir dos anos 1950, após as visitas de Grace Kelly e Jacqueline Kennedy.

Atualmente, cerca de 14 mil pessoal vivem em Capri, enquanto o número de visitantes chega a 2 milhões por ano.

Em que época visitar

É possível visitar Capri todos os meses do ano, embora cada estação apresente características muito diferentes.

Para nadar nas praias de Capri e encontrar a ilha cheia de gente, vá nos meses mais quentes e ensolarados do ano, de meados de maio até o final de setembro.

Dicas de Capri: a rua das compras
Cidade de Capri numa manhã de inverno: quase ninguém na rua

Mas se prefere lugares mais vazios e clima frio, vá na baixa temporada, entre novembro e março. Nessa época, voos para a Itália e hotéis em Capri são mais em conta.

Nas dicas de quando ir para Capri, entenda o clima na ilha mês a mês e visite Capri conforme suas preferências e seu orçamento.

Quantos dias ficar

A maioria das pessoas faz apenas um bate e volta a Capri. O passeio de um dia, seja desde Nápoles ou de Sorrento, permite visitas aos principais pontos turísticos.

Mas, para sentir a energia de Capri e relaxar entre praias de águas cristalinas e montanhas rochosas que parecem saídas de uma pintura, é recomendável dormir alguns dias em Capri.

Por isso, fique no mínimo 2 noites em Capri, tempo suficiente para fazer os principais passeios, apreciar a noite na ilha e passar pelo menos uma manhã inteira na praia.

Hospedagem na ilha

Existem apenas 2 cidades na ilha, que são Capri e Anacapri. Além delas, é possível se hospedar também na Marina Grande, local de desembarque das balsas, junto à praia mais movimentada.

Para se hospedar perto dos pontos turísticos e restaurantes mais conhecidos, faça como a maioria das pessoas e fique na cidade de Capri. A cidade e seus arredores são repletos de pousadinhas charmosas.

Mas, se prefere áreas mais tranquilas e tradicionais, hospede-se em Acanapri, onde a vista para o mar é a maior atração, e o ambiente é um pouco menos turístico.

No guia sobre onde se hospedar em Capri e Anacapri, tem dicas de hotéis nas melhores localizações da ilha.

Dicas de Capri: dia de sol na ilha

Se for no verão, reserve com bastante antecedência. Pois, apesar dos preços elevados da alta temporada, a procura é grande e podem se esgotar as vagas nas melhores pousadas.

Como ir de Nápoles para Capri

Se você não tem um helicóptero ou uma lancha, faça como a maioria dos turistas: vá para Capri de balsa.

O principal ponto de partida para Capri é Nápoles, de onde saem embarcações diversas vezes ao dia.

  • A viagem tem duração de 50 minutos a 1h25, o que depende do tipo de embarcação que você utilizar.
  • Para turistas, a passagem custa em média a partir de € 14 na Caremar, maior empresa que realiza o trajeto.
Dicas de Capri: chegada de balsa na ilha

No guia sobre como chegar em Capri, entenda também como fazer a viagem a partir de Sorrento, Salerno e outros destinos na Costa Amalfitana.

O que fazer em Capri

Chegou a parte mais divertida das nossas dicas de Capri. Afinal, é para isso que você vai, para explorar a ilha e suas belezas.

Em primeiro lugar, é importante saber que a época da sua viagem tem grande influencia no roteiro.

Se for nos meses de temperaturas viáveis para entrar no mar, entre maio e outubro, conheça as praias mais bonitas de Capri e passe um tempo nos famosos “beach clubs” da ilha, alguns deles em praias particulares.

Praia da Marina Grande, a principal de Capri

Por exemplo, vá para o famoso La Fontelina, que funciona somente entre abril e outubro. Não é barato e o local é concorrido. Então, vá cedo e com o bolso preparado para gastar algumas dezenas (ou centenas) de euros.

E não deixe de visitar as duas mais famosas praias gratuitas de Capri, a Praia da Marina Piccola e a Praia da Marina Grande.

Mas prepare-se para o perrengue: são praias de pedras, daquelas que machucam os pés, e estreitas, com poucos lugares disponíveis para curtir o sol.

Praia lotada no verão em Capri

Já nos meses de clima ameno e frio, dedique-se às atrações históricas, gastronômicas e às maravilhosas vistas dos mirantes de Capri.

Nesta lista de pontos turísticos em Capri, expliquei como são os 25 melhores lugares para visitar em Capri.

Em qualquer época do ano, faça o passeio mais importante de Capri: a volta de barco na ilha, incluindo no roteiro a famosa Gruta Azul e os Faraglioni, rochedos cênicos que se erguem ao lado da ilha.

Faraglioni, em passeio de barco em Capri
Momento em que o barco passou através da fenda dos Faraglioni em Capri

Como circular em Capri

É possível alugar um carro, inclusive em Nápoles, e já chegar motorizado em Capri. Mas eu não recomendo.

Pois a ilha é repleta de ladeiras íngremes, desfiladeiros, ruas estreitas e é complicado encontrar vaga para estacionar. E os melhores lugares são acessíveis apenas para pedestres.

Não tem Uber em Capri, nem Lyft, nem qualquer outro aplicativo semelhante.

Dicas de Capri: ônibus na estrada

A forma mais segura e econômica de circular pela ilha é de ônibus. Ou melhor, microônibus. Existem pontos próximos aos principais pontos turísticos e a passagem é relativamente barata.

Utilize também o funicular de Capri, que conecta a Marina Grande à cidade de Capri.

E, logicamente, caminhe muito. Vá com o preparo físico em dia para encarar longas trilhas e escadarias, que levam aos locais mais bonitos da ilha.

Dicas de Capri: Lambreta em Anacapri

Mas, se você quiser viver la dolce vitta e alugar uma lambreta, há muitos pontos para alugar motocicletas ao redor da Marina Grande.

Levar dinheiro ou cartão para Capri?

A aceitação do cartão de crédito é crescente no comércio em Capri. É possível pagar praticamente de tudo com ele.

Mas não se esqueça de que Capri é uma ilha, com sinal de internet móvel oscilante, que pega mal ou simplesmente não pega em muitos locais.

Além disso, há muitos trabalhadores independentes, seja realizando passeios ou vendendo comida em quiosques de rua.

Então, leve também uma quantia suficiente de dinheiro em espécie, que também será útil para pagar os ônibus e barganhar preços de passeios.

Dicas de restaurantes em Capri

Antes de chegar a Capri, pesquisei sobre tudo, menos dicas de onde comer. Confesso que isso não fez a menor falta, pois a ilha é repleta de bons restaurantes, principalmente nas cidades de Capri e Anacapri.

De qualquer forma, aqui vão algumas sugestões:

  • O Ristorante Pizzeria Verginiello, perto do centrinho de Capri, é um dos mais frequentados da ilha. Serve massas, frutos do mar e pizzas, em ambiente simples, mas com vista para o mar.
  • A Pescheria Le Botteghe, com seus pratos à base de camarão, polvo e outros frutos do mar, tem ótimo custo-benefício na área central de Capri.
  • Na Aumm Aumm Ristorante Pizzeria, em Anacapri, o ambiente é familiar e as pizzas e massas são bem servidas e tem preços abaixo da média.

Viaje em segurança para Capri

Diferente de grandes cidades italianas, como Roma e Veneza, tomadas por batedores de carteira e golpistas, Capri é um destino seguro e pacato na maior parte do ano.

Mas tenha atenção redobrada se for no pico da alta temporada, em julho e agosto, e fique de olho nos seus pertences, especialmente nas praias.

Para ter ainda mais tranquilidade, não se esqueça de contratar o seguro viagem, que é um dos documentos obrigatórios na Itália. Com ele, você tem acesso a consultas médicas, odontológicas e auxílios importantes, como em caso de voos atrasados.

Vale a pena viajar a Capri?

Sim, sem sombra de dúvidas!

blog viagem Capri

Capri foi o ponto alto da minha viagem pela região de Nápoles, e tem tudo para também se destacar no seu roteiro.

Por suas paisagens de cair o queixo e agradáveis passeios pelas trilhas entre praias e montanhas, Capri é um destino único na Itália. Se for se hospedar, melhor ainda, pois poderá curtir a noite na ilha e terá tempo para relaxar nas praias.

Mas não deixe de visitar outros destinos importantes da Costa Amalfitana, como Positano, Amalfi, Ravello, Maiori.

E também passe algumas noites em Napoli, maior cidade da região, repleta de castelos e pizzarias.


Desejo a você uma viagem inesquecível para a maravilhosa Ilha de Capri! E se precisar de mais dicas de Capri, fale comigo aqui pelos comentários ou por email. Só não deixe de consultar as dicas do blog de viagem mais apaixonado por Capri e pela Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um comentário

  1. Buenas Dicas disse:

    Dicas de Capri prontas para as melhores viagens em 2025! Valores, atrações e opiniões atuais. E o Google mantendo esse conteúdo escondido na quarta página de resultados…Se você, leitor, chegou até aqui, é por que percebeu que o maior site de buscas do mundo está colocando à frente somente posts de má qualidade. Então, obrigado! Boa leitura.