A facilidade de planejar uma viagem é uma conquista recente, que devemos à internet. Lembro de tentar planejar um mochilão em 2005 e precisar recorrer a agências de turismo pra comprar passagem e reservar hotel. E as dicas de destinos vinham do Globo Repórter, guias caros e amigos. Ainda bem que inventamos sites, apps, blogs e muitos outros serviços on-line que facilitam a vida do viajante.

Pra você ver como era complicado e hoje está superfácil planejar uma viagem, vou listar 7 serviços básicos que hoje conseguimos usar totalmente online, sem atravessadores e agências, com a vantagem de verificar opiniões e avaliações. E se der errado, ainda podemos xingar muito no twitter depois, fazendo as empresas agirem o mais rápido possível pra resolver qualquer problema. Resumindo, coisas que deixam uma viagem mais barata e muito mais prazeirosa.

1. Blogs de viagem

praias do brasil

Sim, nós somos um serviço útil, embora não muito recente. Os blogs de viagem existem desde os primórdios da internet. Lembro de pesquisar dicas em endereços do saudoso Geocities e no ainda pré-histórico Viaje na Viagem quando eu nem sonhava em também ser blogueiro. Hoje os blogs estão mais completos e profissionais, com parceiros que geram lucro, criando dezenas de “turistas profissionais”. Nos blogs, é possível encontrar dicas grátis pra qualquer lugar do mundo, incluindo dicas de onde ficar, pontos turísticos, comidas típicas e praias.

2. Mapas e GPS

mapa cervejas república tcheca

Acreditem, o Google Maps foi lançado só em 2005. Não sei como era possível viver ou viajar antes do serviço mais completo de mapas do mundo, que agora ainda agrega fotos panorâmicas de ruas em cidades inteiras mundo afora, incluindo boa parte do Brasil. Viva o Street View! Em grandes cidades, o Maps também traça rotas, mostra o trânsito e ainda indica qual ônibus ou metrô pegar. E com o GPS offline do Google Maps, eu nunca mais fiquei perdido, nem mesmo em Veneza. Sem falar na possibilidade de marcar seus lugares favoritos e referências, como no exemplo acima, um mapa de cervejarias da República Tcheca.

3. Venda online de passagens | avião, trem, ônibus e barco

ryanair aviao

Não me lembro de comprar uma passagem aérea em agência de turismo ou no aeoroporto, como faziam nossos tataravós. Brincadeira, lembro sim, mas a última vez foi em 2004. Desde então, antes de qualquer viagem, pesquiso preços de passagem em sites como Decolar e Skyscanner, e depois compro no site das companhias, como Gol e Tam, por exemplo. Se for pra Europa, comprar com antecedência sua passagem de trem pela internet sai muito mais barato que na própria estação. E desde 2015 a novidade são os sites de passagens de ônibus, como o ClickBus.

4. Reservas de hotéis

faena hotel buenos aires

Em 1996, no interior da Holanda, nascia o Booking.com. Mas com a internet discada e muita desconfiança com serviços online, ele não chegou muito longe no início, até que foi comprado por uma multinacional norte-americana em 2005. Aí o Booking e as reservas de hotel, pousadas e hostel pela internet decolaram. Adeus filas da CVC e dicas furadas de agentes de viagem. No Booking vemos avaliações reais, fotos, tipos de quarto e outras informações úteis, além de muitos hotéis aceitarem cancelamento grátis de reserva. Para mochileiros, outra boa opção é o Hostel World, com milhares de albergues cadastrados.

5. Comparação de preços de seguro viagem

veneza ataque pombos san marco
Vai que você é atacado pelos pombos doentes insanos de Veneza. Melhor se garantir.

Eu nunca viajei pra fora sem fazer um seguro viagem. Já comprei seguros vendidos pela STB, por agências de turismo, pelo cartão de crédito e pelo meu plano de saúde. Precisei utilizar pra uma consulta e para uma emergência em Buenos Aires, o que foi muito útil e econômico, se comparado aos preços de consultas particulares. O problema foi que cotei e comprei os seguros pessoalmente, sem poder comparar e entender melhor. Hoje muitas seguradoras de viagem vendem planos, como a famosa Mondial. Se prefere comparar preços e serviços, use o site da Real Seguros, que trabalha com várias operadoras.

6. Fotos na nuvem

cropped-montjuic-barcelona-forte-canhão.jpg

Se você não é hipster, provavelmente já tira a maior parte de suas fotos com um bom smartphone. Mas ele pode ser roubado, esquecido numa mesa de bar ou molhar, afinal você nunca sabe quando vai ser jogado numa piscina. Pra evitar perder as fotos da viagem, mantenha seus arquivos sincronizados com serviços de armazenamento online. Existem dezenas de opções gratuitas. Entre os mais utilizados, estão o iCloud (somente para iPhone e outros produtos Apple) e o Google Drive (multiplataforma, mas funciona melhor em telefones Android).

7. Sites de avaliações

comidas tipicas de goias pamonhas

Antes e depois de qualquer viagem, passe no Tripadvisor. Ele é o maior site de avaliações de hotéis, restaurantes, pontos turísticos, praias e praticamente tudo que envolve viagem. Leia as avaliações, veja o número de estrelas e decida se vai entrar ou não no seu roteiro de viagem. O serviço funciona tão bem que ter o adesivo de Excelência Tripadvisor colado na porta do restaurante, por exemplo, já é uma quase garantia de qualidade. E quando a viagem acabar, não se esqueça de passar por lá e deixar o seu relato.

Buenas Dicas em lugares incríveis:

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
  • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem

→ Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

→ Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários