A melhor estrada de Brasília para Caldas Novas

Sempre que estou em Brasília, viajo para Caldas Novas. Em busca do melhor caminho, já testei várias estradas. Veja o comparativo e  entenda agora as diferenças entre os dois principais trajetos entre Brasília e Caldas Novas.

Se vai alugar carro, recomendo comparar preços nesse site, que é parceiro do blog e costuma ter boas ofertas.

Bom, chega de papo e vamos falar de estrada. Veja em detalhes os dois principais caminhos de Brasília a Caldas Novas e pense bem em qual estrada vai escolher pra sua viagem.

Estradas de Brasília para Caldas Novas

Posto da Polícia Rodoviária na chegada a Caldas Novas.

>> De Brasília a Caldas Novas – Via Goiânia <<

  • Distância: 399 km
  • Tempo de viagem de carro: 4h40
  • Última viagem e atualização: maio de 2023
estrada brasilia caldas novas morrinhos
Pista dupla depois de Goiânia, já chegando em Morrinhos.
Pista dupla na chegada a Caldas Novas, em julho de 2021.

Esse trajeto sempre foi possível, mas passou a ser mais utilizado após a duplicação total da BR 060 entre Brasília e Goiânia. Com a estrada duplicada, o trânsito pesado agora flui bem melhor.

Além da pista dupla, nos últimos anos foram feitas várias obras para melhorar o trecho e diminuir o tempo de viagem entre Brasília e Goiânia, como:

  • Viaduto no trevo para Santo Antônio do Descoberto
  • Trevo para o Gama
  • Viadutos em Anápolis
  • Radares de velocidade, principalmente em trechos urbanos

Além da estrada melhor e mais segura, o imenso fluxo de veículos trouxe boas paradas para o caminho. Antes o Jerivá reinava absoluto, mas hoje o restaurante especialista em comidas típicas de Goiás precisa dividir as atenções dos motoristas com grandes concorrentes, como Route 60 e Outlet Premium Brasília, que tem na sua preça de alimentação inclusive McDonald’s, Giraffas e o próprio Jerivá.

No sentido contrário, a melhor parada é a Lanchonete Ficus, na subida de Anápolis para Abadiânia.

Resumo da viagem:

(reserve aqui seu hotel em Caldas Novas)

pista dupla goiânia caldas novas brasília

De Brasília a Goiânia, as principais cidades pelo caminho são Alexânia, Abadiânia e Anápolis.

A partir de Goiânia, você tem duas escolhas:

Entre no trevo para Bela Vista de Goiás. A estrada até lá também é quase toda duplicada. Após Bela Vista, entre à direita no trevo para Piracanjuba. Essa estrada é pequena e mal cuidada, mas muito pouco movimentada. Depois de Piracanjuba, siga na única estrada possível até Caldas Novas. Passando por aqui, a distância total da viagem é de 371 km.

Seguir reto na estrada, totalmente em pista dupla, até o trevo de Morrinhos. De Morrinhos até Caldas a estrada está em obras, com pista única a maior parte do caminho. No total, são 399 km.

Vantagens do caminho

jeriva parada caldas novas brasilia

  • Maior trecho de pista dupla
  • Cidades grandes pelo caminho
  • Mais lugares para comer e esticar as pernas

Desvantagens do caminho

  • Maior distância e tempo de viagem
  • Tráfego mais intenso e com presença de mais caminhões
  • Pedágios entre Brasília e Goiânia e entre Goiânia e Hidrolândia

>> De Brasília a Caldas Novas – Via Luziânia <<

  • Distância: 309 km
  • Tempo de viagem de carro: 4h
  • Última viagem e atualização: julho de 2022

estatua estrada brasilia caldas

É o caminho mais curto e rápido entre Brasília e Caldas Novas. Isso se você for um motorista experiente e atento às placas, porque é preciso entrar em vários trevos, passar pelo centro de algumas cidades do interior de Goiás e fazer ultrapassagens.

Como a pista é única do início ao fim, com muitas curvas depois de Luziânia, você pode passar algum tempo atrás de um caminhão. E não se esqueça de respeitar a sinalização e olhar bem antes de cortar um veículo.

Quem precisa parar a todo hora pra fazer xixi e esticar as pernas também pode ter um problema. Esse caminho não é rico em lanchonetes e postos bacanas, embora existam algumas boas paradas:

  • O Costelão, em Vianópolis: churrascaria e restaurante de quilo na saída da cidade, pra quem vai no sentido Brasília-Caldas Novas. Preços bom e churrasco de primeira.
  • Lanchonete e Pastelaria L & F, em São Miguel do Passa Quatro: também fica na saída da cidade e no fluxo dos veículos rumo a Caldas Novas. Lugar simples e pastel caprichado.
  • Posto Entre Trevos: posto grande, com lanchonete e banheiros. Tem um monumento/chafariz estranho. Fica logo depois de Cristianópolis.

Resumo da Viagem

trevo-caldas-novas-5
Atenção ao Trevo de Caldas Novas. Melhorou em 2021, mas segue longe do ideal.

Saia de Brasília e pegue a estrada de Valparaíso de Goiás. O tráfego é pesado, intenso, repleto de radares, retornos perigosos e gente atravessando a pista. Tenha muita atenção.

Na entrada de Luziânia, siga as placas para não se perder. Depois de atravessar a cidade, siga por 105 km na GO 010 até Vianópolis. É o trecho mais pacato e isolado da viagem. Estrada simples, mas bem conservada.

Na saída de Vianópolis, entre no trevo para São Miguel do Passa Quatro, GO 139. A estrada está bastante esburacada.

Depois de Passa Quatro, siga até o trevo e continue na GO 139, sentido Cristianópolis.

Logo após Cristianópolis tem mais um trevo. Vire na direção indicada para Caldas Novas e siga até o trevo de Caldas. Atenção, depois de Cristianópolis, um trecho de mais ou menos 22 km está todo esburacado. Estrada em péssimas condições. Atenção total aos buracos.

Essa estrada já é bem mais movimentada, pois concentra quem vem de Goiânia para Caldas Novas. Siga até o próximo trevo.

Finalmente chegamos ao trevo de Caldas Novas. Infelizmente ele tem uma obra abandonada há anos pelo Governo, se tornando mais perigoso que o normal. Entre com atenção e siga para a esquerda, no sentido de Caldas Novas.

Logo após o trevo tem um posto da Polícia Rodoviária, conhecido por verificar cada detalhes dos veículos que param. E eles param muitos carros! Então tenha a certeza de que está tudo em ordem com seu carro, desde a documentação até os cintos de segurança.

Vantagens do caminho

  • Cerca de 90 km a menos
  • Em média, a viagem é 40 minutos mais rápida
  • Não tem pedágio
  • Paisagens mais bonitas do interior de Goiás

Desvantagens do caminho

estrada brasilia caldas novas

  • Pista simples e muitas curvas
  • Muitas mudanças de estrada
  • Pistas com buracos num longo trecho depois de Cristianópolis
  • Passagens por trechos e vales isolados, sem sinal de celular

Afinal, qual é a melhor estrada de Brasília a Caldas Novas?

Escolher a melhor estrada vai de acordo com o perfil de cada motorista. Se você não é bom em ultrapassagens e tem medo de ficar empacado atrás de um caminhão, vá por Goiânia. Se não tem hora pra chegar, gosta de fazer umas paradas legais pra comer na estrada e não se importa em pagar pedágio, também vá por Goiânia.

Preço do pedágio entre Brasília e Goiânia: em Alexânia, R$ 4,20. Em Goianápolis, R$ 3,20. (Fonte)

Agora, se você pretende gastar menos gasolina e chegar mais rápido, mesmo com buracos na estrada, escolha a estrada que passa por Luziânia. Apesar de ser pista única, o trânsito é mais leve em dias de semana, o que deixa a viagem menos tensa que pela BR. Em finais de semana e feriados, a estrada também tem trechos movimentados.

Veja todas as dicas de Caldas Novas

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

81 Comentários

  1. Olá…Espero que estejam bem.

    Estou indo amanhã pra Caldas, já fui muitas vezes por Luziânia mas como passageira, porém será amanhã a 1a vez como motorista. Já optei ir por Goiânia por causa da pista dupla e tal e pq estou indo com 3 crianças e uma irmã tbm motorista, mas nunca foi dirigindo tbm. Tenho uma dúvida chegando em Goiânia é só ir reto na BR, terá placas indicando esse trajeto por BoaVista-Piracanjuba? Espero que visualize antes de amanhã, rsrsrs… Agradeço desde já!!!

    1. Olá, Luciene.

      A cidade do trajeto é Bela Vista, não Boa Vista. Como ando muito pela região, nunca reparei em placas. É preciso fazer um trevo sim.

      O lugar onde vira pra Bela Vista é pouco depois do Estádio Serra Dourada, que estará à sua direita. Passe pelo estádio e já fique esperta para descer à direita, num viaduto tipo as tesourinhas de Brasília. A primeira coisa que você vai ver é um museu feito pelo Niemeyer, branco e vermelho. Passando por ele, é só seguir reto na estrada, que está toda duplicada até pouco depois de Bela Vista. Depois do trevo para Piracanjuba, é pista simples, atualmente em boas condições, mas mal sinalizada.

  2. Alguém foi agora no segundo semestre de 2020 de Brasília para o Rio Quente? Sabe dizer como está a estrada depois de Morrinhos?

    1. Olá, Flávio. Eu fui. Obra de duplicação inacabada logo na saída de Morrinhos. Depois segue em pista simples, cheia de remendos de buracos tapados de qualquer jeito. Vai assim até o trevo de Caldas Novas, que segue inacabado há anos. Ruim, mas transitável.

      1. Obrigado. Acabei de vir. Está exatamente como você descreveu, mas preferi esse caminho mesmo assim. Valeu. Boas viagens!

  3. Boa Tarde, Nivaldo estou de Caldas Novas até Brasilia agora em Set-19, pode me dizer como esta a estrada? devo fazer por Goiana pq estou indo com minha esposa e os pais dela de tem 80 anos.

    1. Olá, Mauricio. Por acaso fui semana passada de Brasília até Caldas.

      Na ida, fui pela BR até Morrinhos. Pista dupla ótima, muito tranquila entre o trevo de Morrinhos e Hidrolândia. Apenas o trecho de Morrinhos pra Caldas, que você deve conhecer bem, que está mal sinalizado, com obras inacabadas. É meu caminho preferido.

      Na volta, passei por Piracanjuba e Bela Vista. A estrada tá boa, sem buracos. Leva uns 30 minutos a menos.

      Em ambos os caminhos, a parte mais problemática é o trevo de Caldas Novas. Há anos todo quebrado e o governo não arruma. Não entendo como a maior cidade turística de Goiás pode ter uma chegadas daquelas.

      1. Oi Nivaldo, obrigado, mas só mais uma duvida, olhando pelo Google Maps, está indicando fazer o caminho Caldas Novas/Cristianópolis/Brasilinha/Vianópolis/Luziâna e Valparaíso de Goias, pela GO 139/GO 010 e BR040…é bom esse trajeto??? Por favor me passar detalhado o trajeto que você fez. Mais uma obrigado.

  4. Alguém sabe informar como estão as estradas via Luziânia nesse período de janeiro/2019?

  5. Pra quem está sem carro ou não quer dirigir e procura uma opção de transporte seguro e rápido, sou taxista em Brasília e faço esta viagem pra Caldas Novas com frequência. Posso negociar valores, aceito cartões de crédito e divido sem juros… Podemos negociar ida e volta BSB-Caldas.
    https://www.facebook.com/taxiembrasiliaanderson/
    Telefone 61-999222744

  6. Perdão, observando novamente o mapa, vi que indo por Luziânia não dá pra evitar Vianópolis, tendo em vista que a estrada por Marinatuba não é asfaltada, mas então qual o problema de ir por Orizona, passando por Pires do Rio?

    1. Olá, Sérgio. Tem um comentário abaixo, de outro leitor também chamado Sérgio, que fez esse caminho por Pires do Rio há apenas 2 meses. Segundo ele, a estrada estava em boas condições. Isso pra quem vai direto a Caldas Novas, já que a estrada chega pelo outro lado da cidade.

      Pra quem vai de Brasília ao Rio Quente, os caminhos por Morrinhos e Cristianópolis são mais recomendados.

  7. Boa tarde, não entendi porque ao descrever a rota de Luziânia você diz que devemos passar em Vianópolis e, mais tarde em Cristianópolis, não seria melhor antes de Vianópolis pegar logo o trevo rumo a Maniratuba, seguindo para Pires do Rio, não encurtaria mais o caminho? Ou será por causa das péssimas condições da estrada?

  8. Gente, utilizei o GPS para verificar o melhor caminho e fomos indicados a ir para caldas novas via cristalina. A princípio ficamos receosos, mas apostamos e olha, foi uma ótima opção. Apesar de 2 pedágios (5,30 e 7,00) a estrada sem buracos, um bom trecho em pista dupla, 322km em 3h30m. E o melhor, não pega o trevo do caldas evitando todo aquele trânsito da entrada da cidade. Chegamos pela entrada da Lagoa quente. Muito boa opção!

    1. Fez rápido, Monica! Vou testar esse caminho esse ano. Valeu pela dica.

      Reparou em algum lugar bom pra comer?

      1. Pois é, essa foi uma ótima opção de trajeto, mas não considere as paradas, pois são pouquíssimas, isso fez a viagem ser rápida tb. Na verdade, para comer não paramos pois tínhamos saído logo após o almoço.

      2. Gostaria de pedir caso possivel vc. Mandar um mapa com a rota completa de BSB para Caldas Novas. Obrigado

      3. Então Nivaldo, esse é um ponto negativo, além do pedágio nada de lugar bom para comer. Essa rota eu indicaria para quem quer chegar rápido e cm melhores estradas, sem paradas.

    2. Olá amigos moro em Planaltina Df , nunca viajei a Caldas Novas alguém aqui conhece esse caminho ? Estou receoso , pois ouvir dizer que de Planaltina df a Cristalina go é bem esburacado . Alguém aqui tem um conselho para esse viajante de primeira viajem ? Obg e abraços a todos .

      1. Olá, essa era uma dúvida que tinha a uns 4 meses atrás, recentemente fiz duas viagens passando pelo trecho Planaltina a Cristalina e a estrada está em perfeitas condições, o trecho foi todo reformado e por enquanto está sem buraco algum.
        Irei para Caldas no fim de semana, estou optando por Cristalina e Pires Do Rio, espero não me decepcionar.

    3. Boa tarde Mônica tudo bem?
      Valcemir.

      Estou onde Caldas a Brasília , para entender seu percurso vc foi de Caldas até Pires do Rio? E depois vc vai pela GO 050 até cristalina?

      Isto

  9. Oie pode me falar quanto de gasolina gasta em média, vou de ceilandia para caldas e não tenho nem. Idéia. Obrigado desde já

    1. Oi Chirlene. Passando por Goiânia, gastei cerca de um tanque e meio, considerando também a gasolina que gastei em alguns passeios por lá, tipo ida e volta de Caldas pro Rio Quente Resorts duas vezes e saídas em Caldas. Calculo (achômetro) que além dos cerca de 760 km de estrada, rodei mais uns 200. O carro que viajei tem tanque de 47 litros e na estrada faz pouco mais de 14 km/L. A gasolina estava a R$ 3.99.

      Resumindo essa matemática toda, gastei uns R$ 279 de combustível na última viagem.

      Se o seu carro faz a mesma média na estrada e você vai ficar só em Caldas Novas mesmo, estimo que vai gastar cerca de R$ 207 em gasolina. (Isso se ela baixar pra R$ 3.99 de novo).

      Compensa encher o tanque da Ceilândia, tipo naquele posto Sheel da Caixa D’água, que geralmente é mais barato. Porque na ida, vai ser difícil encontrar gasolina mais em conta. Na volta. compensa pegar a fila e gastar menos no Posto Cerrado, depois de Anápolis.

  10. Olá!!! Estou indo pra Caldas na próxima semana.
    Tem alguém que sabe as condições das estradas por Luziânia?
    A diferença de km em ir por Vianópolis e por Goiânia é grande?

    1. Oi Hernandes. Eu fiz essa viagem pelas duas estradas em julho e em dezembro do ano passado. Por Luziânia, dá pra fazer em cerca de 40 minutos a menos. Maior parte da pista está em boas condições, mas agora com as chuvas começam a surgir alguns buracos, principalmente depois de São Miguel do Passo Quatro. Acho essa estrada ruim para ultrapassar e no trecho entre Luziânia e BSB o trânsito é muito lento, pesado e tenso.

      Mesmo sendo mais demorada, prefiro a estrada por Goiânia-Hidrolândia-Morrinhos, porque é toda em pista dupla até Morrinhos e tem boas paradas no caminho, como Jerivá (ida e volta), Rota 60 (ida), Ficus (volta) e Outlet (volta). Se der sorte de pegar a pista vazia como peguei, vai ver como a viagem é mais tranquila. O trecho mais movimentado é entre Goiânia e Anápolis. E tem que lembrar de levar dinheiro em espécie para os pedágios.

  11. Olá, estou indo a primeira vez pra Caldas, sairei do Paranoá e pretendo ir pela BR 040 / 050, alguém tem informaçoes de como estao as pistas ? Obrigada!

  12. Bom Dia… Amanha estou saindo de Samambaia para Caldas,mas não sei qual a melhor rota… vc poderia me passar a sua melhor rota por e-mail para que eu a seguisse amanha? Dizem que por Goiânia é a melhor opção,mesmo gastando um pouco mais de tempo… olhei no Google maps,mas fiquei em duvida qual rota seguir por GYN, uma vez que perguntei a um amigo e ele me deu um caminho pelo qual não entendi direito.Sera que pode me ajudar?

    1. Bom dia, Salomão! Fui dia 23 pra Caldas Novas e voltei antes de ontem. Fiz ida e volta por Goiânia e acho que valeu a pena. Em Goiânia, muita gente prefere virar pra Bela Vista e seguir pra Piracanjuba. Particularmente, acho esse caminho um pouco mais perigoso, por ser pista simples e ter mais trânsito das fazendas na pista, entra e sai de tratores, essas coisas.

      Por isso eu passo reto por Goiânia e sigo até Morrinhos. Esse trecho está todo duplicado e geralmente o trânsito é ainda mais tranquilo que de Brasília para Goiânia. Chegando na altura de Morrinhos pela BR, você faz o trevo, atravessa a cidade (tem que passar no meio) e segue em pista simples pra Caldas Novas. Essa estrada de Caldas pra Morrinhos está em boas condições, mas está sendo duplicada, então tem alguns desvios.

      Os pedágios aumentaram de preço. Tem dois de Brasília pra Goiânia e um de Goiânia pra Morrinhos. Estão na faixa de 4,90 cada (vou olhar minhas notas pra atualizar aqui no post).

      Tem quem prefira ir por Luziânia-Vianópolis. Passei nessa estrada em junho, estava em boas condições. Em média leva 40 minutos a menos, mas acho que é uma viagem mais tensa, em pista simples, em alguns lugares muito ruim pra ultrapassar.

  13. Quero aproveitar pra saber se tem pousadas em conta para família, porque vamos mais por causa da prova e se der tempo aproveitar um clube.
    É fácil conseguir hospedagem na hora?

    1. Oi de novo, Ana! É possível sim, mesmo em alta temporada Caldas Novas tem hotéis e pousadas de sobra. Mesmo se for reservar quando já tiver chegado lá, recomendo pesquisar e reservar pelo Booking, que tem boas promoções de última hora e geralmente sai mais barato do que o preço do balcão do hotel.

      Outra dica é escolher um hotel com boas piscinas, o que vai te poupar de ter que se locomover e pagar entrada em algum clube. Tem algumas dicas aqui: 6 dicas de hotéis com bons parques aquáticos em Caldas Novas.

      Caldas Novas

    2. Se estiver se referindo a caldas sim. Na entrada de caldas ja tem pessoas oferecendo pousadas ou AP. .ja com piscinas quentes preços bons.

  14. Olá, nunca fomos à Caldas Novas, mas vamos fazer prestar concurso dia 03/12. Pretendemos aproveitar com a família e sair na sexta de madrugada. Coloquei a rota no mapa e aparece a opção 040 e pela 010 chegando antes de Vianópolis aparece um caminho, mas quando coloca o bonequinho não abre, parece estrada de chão. Vocês sabem se é segura? Obrigada.

    1. Oi Ana. Vai pra Caldas a partir de Brasília? Se for, esse caminho por Vianópolis é todo asfaltado. Alguns trechos estão sem sinalização, mas é tudo pavimentado e recentemente teve um recapeamento da pista, embora já tenha alguns buracos depois de São Miguel do Passa-Quatro.

      O que pode ter acontecido, é o Google Maps ter indicado o caminho mais curto, cortando algum trecho por estrada de terra. Nem sempre dá pra confiar nele. Melhor seguir as placas e continuar sempre em pista asfaltada.

      1. Estrada de Pires do Rio para Caldas Novas esta reformada, basta pegar a esquerda logo apos passar pelo centro de Vianopolis.

  15. Gostaria de saber se a estrada pelo caminho de Luziânia está boa mesmo. Me recomendaram ir por Goiânia pelo fato das pistas mais conservadas más estou mais tentado em ir via Luziânia mesmo.

    1. Oi Flávio. Fui a última vez em julho e a estrada estava em boas condições. Um trecho à frente de Passa Quatro estava sem faixas na pista e sem sinalização, mas recém recapeada. Pessoalmente, prefiro ir por Goiânia e Morrinhos, porque dirijo mais tranquilo em pista dupla, mesmo sabendo que a viagem leva no mínimo meia hora a mais por esse segundo caminho.

    2. Fui agora esse feriado de 12/10/2017 fui por Goiânia, infelizmente em Goiânia, não tinha sinalização, para entra por Bela vista. fui direto, passei na PRF pedi informações, policial, ate anotou meus dados, dizendo que varias pessoas, passou direto e não tinha visto, placa sinalizando o caminho por Bela vista, que iria fazer uma reclamação. enfim peguei instruções fui por piracanjuba, estrada esta boa esta recapiado.

      1. Então acertou errando. Seguir em frente na BR, pista dupla bem feita, é mais tranquilo do que virar pra Bela Vista. Na falta das placas, é só reparar nas obras no Niemeyer na estrada, é bem lá que pega o caminho que você queria.

        Ouvi dizer que tinha até engarrafamento na estrada nesse feriado. Tá na hora de ter pista dupla geral de Brasília pra Caldas.

  16. Gostei das dicas do site.
    Vim para Caldas, ontem dia 18/09 e optei em pegar a estrada por Luiziânia.
    Tive uma boa surpresa, as pistas estão sendo recapeadas. Alguns trechos ainda com máquinas e pessoal trabalhando.
    A viagem foi tranquila, almoçamos no Costelão em Vianopolis, preço honesto e comida boa.

    1. Que bom que estão recapeando, deve ser preparativo para as chuvas que vão começar. Também gosto do Costelão. =D

  17. Ola Fernando … Como foi a viagem? Estou pensando em ir por Luziania em Setembro …

  18. Alguém já foi para Caldas nesse início de mês? Como está a estrada por luziania? Vou nesse fim de semana.

  19. Pra quem vai pro Rio Quente, recomendo 100% o caminho por Morrinhos. Levei exatamente 4h35 da Rodoviária do Plano Piloto até o portão principal do Hot Park. Por Luziânia, da última vez levei 4h50. Mesmo quando a estrada estava melhor, nunca fiz esse caminho em menos de 4h20, a não ser fora de temporada. O que são 15 minutos a mais de viagem pra andar numa estrada toda duplicada? Só recomendo cuidado com ASSALTOS próximo ao Outlet, evite sair de lá à noite!

    1. Boa dica, Rod. Também estou preferindo a estrada via Goiânia-Morrinhos. A ida é sempre muito tranquila. A volta no domingo tá meio pesada. Muito trânsito depois de Goiânia, principalmente depois do almoço e à noite piora ainda mais…

      Não sabia de assaltos saindo do Outlet. Vou ficar ligado.

        1. Gabriel, as obras nessa estrada estão paradas e longe do fim. Passei lá no último sábado (8/7/2017). Asfalto remendado em longos trechos e o trevo de Caldas Novas tá cheio de gambiarras, retornos de terra, bem perigoso. A pista dupla, no sentido Morrinhos-Caldas Novas, estimo que tem pouco mais de 10 km prontos.

          1. Realmente está assim msm. Fui dia 11/07/17 e voltei 14/07/17. Ida fui por Goiânia, mas voltei por Vianópolis. Ambos caminhos passam pelo trecho todo remendado que falaram acima. Nenhum buraco, mas mto remendo nesse trecho. Incomoda bastante. De resto, tudo tranquilo. Irei amanhã novamente, volto na quinta (24/08). Posto aqui se mudou algo.

  20. Olá, semana que vem vou a caldas novas e gostaria de saber de quem passou nesse trajeto em janeiro deste ano, o estado da rodovia de luziania a caldas novas, se está em boas condições? Obrigado.

    1. Fala Claudio, eu mesmo passei por lá em janeiro. As condições da pista estavam boas. O único trecho ruim continua sendo logo após São Miguel do Passa Quatro. Antes esburacada, a estrada foi recapeada mas ainda estava sem sinalização num trecho de uns 10 km, se não me engano.

      O trevo de Caldas Novas está com obras abandonadas, como mostrei aqui: https://www.buenasdicas.com/trevo-de-caldas-novas-3099/

      Vale ler o comentário do Rodrigo aqui em baixo.

      Boa viagem!

  21. -Não concordei com o q vc disse sobre ir por Luziânia ser menos tenso do que por Goiânia + Morrinhos. Eu penso exatamente o contrário.
    -Deve-se considerar que, por Luziânia, NÃO HÁ ACOSTAMENTO OU ÁREA DE ESCAPE!!! Ou seja, se um agoniado das ideias resolve fazer uma ultrapassagem mal calculada e vc tá no sentido contrário, vc só pode jogar o carro para fora da pista, batendo em uma árvore, caindo em um ribanceira, etc ou dando sorte de não bater ou não cair em nada, pq não tem uma área de escape para isso. Em suma, por Luziânia, não depende só de vc dirigir bem ou cautelosamente, depende de que quem vem no sentido oposto o façam também. Ter que se preocupar em ultrapassar usando a pista oposta, se vai dar tempo ou não é uma tensão a mais, ou uma tranquilidade a menos. Quem tem filho, como eu, normalmente pensa nisso.
    -Alguns podem dizer que, por Goiânia + Morrinhos, após Morrinhos, tb há estrada de mão-dupla sem área de escape. Isso é verdade, mas são apenas 50 de 390 km do total da viagem. Diferentemente do outro trajeto que, após Luziânia, é todo mão dupla. Por Goiânia + Morrinhos, são pistas duplas, às vezes triplas, sem preocupação se vai dar ou não pra ultrapassar. Viu um caminhão, já fica na esquerda tranquilo, ultrapassa de boa, se vier alguém mais rápido, vc vai pra direita. Fora o risco zero de bater em alguém ou ser batido por alguém no sentido contrário. Isso pra mim que é tranquilidade.
    -Pra comprovar isso é só pesquisar no Google em qual trajeto tem mais acidentes.
    -Exatamente por eu achar menos tenso, pelo risco de acidente muito inferior, vou sempre por Morrinhos. Perco 40 a 50 minutos, o que nem considero tanto assim. Se fosse uma diferença de 1h30 ou mais, acho que iria por Luziânia. Mas aí cada um faz essa análise de tempo e risco e chega a uma conclusão.
    -Fora isso, que considero determinante, concordo com o restante que o que o autor colocou como qualidades e defeitos de cada trajeto.

    1. Rodrigo, faz todo o sentido seu raciocínio, principalmente porque em dezembro e janeiro, por causa dos feriados e férias, a estrada por Luziânia fica muito mais lotada. Fui pra Caldas Novas em dezembro, por esse caminho, e passei vários apuros com gente vindo da pista oposta, tipo bêbados na contramão, trator na pista, vacas na pista e imbecis fazendo ultrapassagens em lugares proibidos. Sem falar que na saída de Brasília, aquele trecho de Valparaíso é terrível, com gente atravessando a pista, motos, mais bêbados… Inclusive atualizei o finalzinho do post, e, quando tiver mais tempo, explico com mais detalhes. Da próxima, também vou por Goiânia e Morrinhos.

  22. Olá se você está querendo ir a Caldas Novas e não sabe por qual BR deve ir!!! Pois bem, na semana passada eu estava com essa mesma dúvida, uns me disseram que por Goiânia e Piracanjuba era melhor, só que tem dois pedágio, outro me disse que por Bela Vista de Goiás saindo lá em Cristinópolis, estava bom, mas aí um amigo meu me disse que por Luziânia estava tranquilo, resolvi pegar estrada por Luziânia, e não me arrependi, além de ser o caminho mais rápido não tem pedágio, e a BR está ótima, só tem um pequeno trecho que o asfalto está desgastado porem não tem buracos, não compromete na velocidade. Por tanto que quiser pode por Luziânia, você não vai se arrepender.

    1. A rodovia está boa indo por luziania? Semana que vem pretendo pegar essa rodovia para caldas novas.

    1. Passei ontem por ela. Estrada em boas condições. Após Passa Quatro, está mal cuidada e com alguns buracos pequenos, mas bastante transitável. Cuidado com os motoristas desatentos e alcoolizados. Vi muitos deles por lá.

  23. Gostaria de saber se alguém sabe como está a estrada de Luziânia ate Caldas Novas?

    1. Fala Juarez. Tem 15 dias que fiz a viagem e já atualizei no post. Resumindo, a maior parte da estrada está em boas condições. Entre Cristianópolis e Vianópolis um trecho está esburacado, mas transitável.

      O ponto a se ter mais cuidado é o trevo de Caldas Novas. Dá uma olhada no link pra entender. Tá cheio de fotos.

  24. Pra quem vai de Brasília e Caldas Novas por Luziânia: recentemente o trecho da estrada entre Vianópolis e Passa Quatro também foi recuperado. Vamos ver até quando dura.

    1. bom dia, Brasília e Caldas Novas por Luziânia esta bom? go 010 e g0 139, ou e melhor ir por goiania?

  25. Podem me informar as condições da estrada entre Morrinhos e entrada do Rio Quente? Valeu!

  26. Vou de Brasilia para Caldas e quero ir por Goiania. Existe transito intenso nesse percurso ?

    1. Fala Zannatti. Depende do dia que for sua viagem. Entre o início da tarde de sexta e a manhã de sábado pode pegar até engarrafamento em alguns pontos da estrada entre Brasília e Goiânia. Nos outros dias o movimento é tranquilo. Pra frente de Goiânia aumenta o movimento de caminhões. Já em pista simples, aos finais de semana o trânsito também aumenta a partir do meio do caminho entre Piracanjuba e Caldas Novas.

  27. O trecho entre Vianópolis e Cristianópolis está um pesadelo. Buracos enormes e profundos, tem de passar quase parando. Mas ainda prefiro, achei por Goiânia um trajeto muito longo e tenso.

    1. Fala Maicon. Sobre essa estrada eu respondi pro Ricardo (abaixo). Dá uma olhada. Mas pela distância, provavelmente não compensa. Talvez só se for pra fugir do trânsito intenso em um feriadão ou Caldas Country, por exemplo.

  28. Saindo de Brasília passando depois de bela vista de Goiás estou em dúvidas, ir por Piracanjuba ou Cristianópolis, qual caminho eu me livro de buracos na estrada.

    1. Flavio, se já escolheu passar por Goiânia e Bela Vista, o caminho é bem mais curto por Piracanjuba. A estrada não é perfeita, o acostamento é precário e tem alguns poucos buracos, mas são apenas 34 km com boas retas para ultrapassar e trânsito bastante leve.

  29. Opa sou do Valparaíso queria saber tem outra estrada para ir pra caldas?? Se eu for por cristalina aumenta a minha viagem em 20km a mais sendo que se eu for pela br 060 é quase 100km e não gosto de ir por Luziânia acho ela muito perigosa qual a melhor ir por cristalina se ela ” a estrada esta boa” pode ir nela ou por Goiânia mesmo

    1. Ricardo, tem muitos anos que não passo nessa estrada que corta Cristalina e Pires do Rio, então não sei como estão as condições. Olhando no mapa, vejo sua cidade bem mais próxima de Caldas Novas se for por Luziânia mesmo, 20 km a menos segundo a rota pelo Google Maps.