Viva a abundância de feriados em 2018! O calendário tá bom pra gente que gosta de viajar, com a maioria dos feriados em dias de semana. Muitos caem na sexta-feira e outros na terça ou na quinta. Ou seja, perfeito pra emendar e viajar muito mais.

Selecionei destinos, principalmente no Brasil e na América do Sul, que são excelentes pedidas para cada um dos feriados de 2018. Assim, você entende para onde é melhor viajar em cada época do ano. Tem muitas praias, cidades históricas e destinos de frio e neve. O calendário de feriados de 2018 espera por você.

Calendário de feriados de 2018

 

Para onde viajar em cada feriado de 2018

Dicas com os melhores destinos de viagem em cada feriado de 2018. A maioria é no Brasil, afinal não vale a pena gastar o feriado todo dentro de um avião. Para quem pode emendar mais dias ou tem férias, também tem dicas de destinos na América do Sul, além de algumas opções no Caribe, na Europa e na América do Norte. Indico somente destinos que vivem uma boa época para o turismo em cada data, seja com neve, mais dias de sol e datas comemorativas.

 

1. Feriado em janeiro

→ Dia 1º de janeiro, ano novo: o ano já começa bem, com um feriado internacional em plena segunda. É celebrado o Dia Mundial da Paz, em que o planeta inteiro está de ressaca do réveillon. Por isso, nesse feriado, a dica é estar em um bom destino de ano novo.

Para onde viajar:

Pucón, Chile

Alguns dos melhores destinos de ano novo na América do Sul são Buenos Aires, Santiago, Florianópolis e Praia do Rosa. E claro, passar o réveillon na praia é sempre incrível. Na foto acima, Pucón, é um dos melhores destinos de verão no Chile.

 

2. Feriado em fevereiro

→ Dia 13 de fevereiro, Carnaval: o feriado mais animado da ano cai sempre numa terça, mas a folia dura do sábado anterior até o dia seguinte, na quarta-feira de cinzas, quando é uma espécie de feriado informal até o meio-dia. É o melhor feriado de 2018 para fazer uma viagem mais longa.

Para onde viajar:

São Paulo

Para quem não gosta de muita festa, a dica é fugir para o Carnaval em Buenos Aires, que ainda vive dias de sol e calor, assim como Montevidéu (foto acima), onde a folia é bem mais animada. No Brasil, fora do eixo Rio-Nordeste, a dica é curtir o Carnaval em São Paulo, aproveitando as passagens baratas e as promoções nos hotéis.

 

3. Feriado em março

→ Dia 30 de março, Sexta-feira da Paixão: outro feriado que tem o dia da semana definido. Precede o Domingo de Páscoa. Em vez de gastar uma fortuna em ovos de chocolate, compre uma passagem de avião e vá curtir essa época que é baixa temporada em boa parte do Brasil e nos países vizinhos.

Para onde viajar:

Cartagena, Colômbia

Se conseguir voos diretos ou uma folga maior, corra para o Caribe, aproveitando que a chance de chuva é quase zero em ilhas como San Andrés, Los Roques e Aruba. No Brasil, as praias do Rio de Janeiro são a melhor pedida. Na histórica Cartagena (foto acima), na Colômbia, o clima é o melhor do ano.

 

4. Feriados em abril (só aos finais de semana 😢)

→ 1 de abril, Páscoa: sempre aos Domingos. Veja a dica anterior, afinal a Páscoa vem na mesma leva do feriado de Sexta-feira da Paixão.

→ 21 de abril, Tiradentes: que pena que em 2018 o feriado de Tiradentes cai no sábado. Mas nem todo mundo acha ruim, afinal tem quem trabalhe aos sábados, como os comerciários, então esse dia pode ser de viagem de carro para cidades próximas.

Para onde viajar:

Salta, Argentina

Se tiver férias, aproveite que abril é um dos melhores meses para viajar na América do Sul e na Europa, onde outono e primavera, respectivamente, deixam o clima muito agradável. Na Argentina, vá conhecer as vinícolas de Mendoza e o deserto colorido de Salta. O mês também é ótimo para fazer turismo na Bolívia, com destaque para a beleza da Isla del Sol. Com temperaturas amenas noite e dia, o Atacama vive sua melhor época no ano. Na Europa, a Holanda começa a ficar toda florida de tulipas.

 

5. Feriados 2018 em maio

→ 1º de maio, Dia do Trabalhador: cai numa terça-feira. Agora sim um feriado para emendar e ter mais tampo para viajar.

Para onde viajar

Buenos Aires, Argentina

Apesar de começar a esfriar no sudeste, as chuvas já diminuíram e pode dar praia em São Paulo. E as praias do Rio de Janeiro estão ainda melhores. Também é tempo de curtir um clima agradável em Campos do Jordão, antes das hordas de turistas que chegam em junho. O mesmo vale para Gramado. O friozinho gostoso também está chegando em Santiago do Chile, então aproveite a baixa temporada antes da neve cair. Outro destino que vale a pena em maio é Buenos Aires (foto acima), com seus gostosos cafés pra curtir o friozinho da meia estação.

→ 31 de maio (Corpus Christi), quinta: mais um feriado nacional religioso, mais uma grande oportunidade de viajar pelo Brasil, que já vive dias frios no final do outono.

Para onde viajar:

Ubatuba, São Paulo

Dias de sol esperam por você em Ubatuba e outras praias de São Paulo. O litoral do Rio de Janeiro tá melhor ainda, com Búzios e a cidade maravilhosa com poucas chuvas. No topo do Nordeste, Jericoacoara e outras praias começam a entrar em temporada, com poucas chances de chuva.

 

6. Não tem feriado em junho 😢

Em 2018, não tem feriado em junho. Corpus Christi dessa vez caiu em maio. Então aproveite para viajar antes, porque junho vai demorar a passar. Mas, se conseguir uma folga, não faltam bons destinos para aproveitar.

Para onde viajar:

Las Leñas, Mendoza, Argentina

No Chile, começa a temporada de neve em Santiago e Pucón, que tem uma estação de esqui na encosta do vulcão. Na Argentina, Bariloche é o destino da vez, junto com as estações de esqui perto de Mendoza (foto acima).  E não se esqueça de que é mês de São João e vá conhecer as melhores festas juninas do Brasil, que estão no nordeste, onde os Lençóis Maranhenses ganham vida novamente.

 

7. Não tem feriado em julho 😢

Não tem feriado, mas tem férias escolares! Então é o mês de viajar com as crianças, aproveitando que o sol chega de vez nas praias do nordeste e os melhores destinos de neve na América do Sul estão em altíssima temporada.

Para onde viajar:

Rio Quente, Goiás

No Chile, é tempo de esquiar e aproveitar a neve no Valle Nevado e em Farellones, perto de Santiago, e também em Pucón. Na Argentina, Bariloche, Ushuaia e Mendoza também recebem muitos esquiadores. No nordeste do Brasil, os lagos estão cheios nos Lençóis Maranhenses e começa a alta temporada de Kite Surf, colorindo o céu de praias como Atins e Jericoacoara. No sudeste, enquanto os paulistanos vão para Ilhabela e outras praias, é uma boa época para fazer turismo em São Paulo, com menos trânsito do que o normal. Aproveite também o clima ameno e sem chuvas nas piscinas quentes de Caldas Novas e Rio Quente (foto acima)

 

8. Não tem feriado em agosto de 2018 😢

Segundo terceiro mês seguido sem feriados, agosto pode demorar a passar. Rola até aquela sensação de que agosto dura mais do que um ano inteiro. Boa desculpa pra tirar férias ou descolar umas folgas para viajar e conhecer destinos incríveis no Brasil e no mundo.

Para onde viajar:

Chapada dos Veadeiros, Goiás

No Brasil, os mesmos destinos do nordeste continuam em alta, como Jericoacoara, Fortaleza, Atins, Lençóis Maranhenses e outras das melhores praias do nordeste. No Centro-Oeste, é tempo de águas cristalinas em Bonito, dias bonitos na Chapada dos Veadeiros e friozinho que combina com as águas quentes de Caldas Novas. Além, é claro, de destinos clássicos de inverno, como Monte Verde, Campos do Jordão, Petrópolis, Gramado e São Joaquim, rara cidade onde neva no Brasil. No exterior, ainda é temporada de neve no Chile e na Argentina, e a Europa vive dias de glória no verão, como nas lindas praias de Malta, Barcelona e Itália.

Para saber mais destinos nesse mês, veja 8 dicas de viagem no Brasil em agosto.

 

9. Feriados 2018 em setembro

→ Dia 7 de setembro, Independência do Brasil: um dos feriados mais importantes do ano cai numa sexta-feira.

Para onde viajar:

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Setembro é baixa temporada em boa parte da América do Sul. No Chile e na Argentina, é possível aproveitar os preços mais baixos nas estações de esqui que ainda têm neve. No nordeste brasileiro, o sol brilha sem parar em destinos como Fernando de Noronha, Jericoacoara, Natal, João Pessoa e Porto de Galinhas. No início do mês, é possível curtir as lagoas dos Lençóis Maranhenses (foto acima) ainda cheias, dependendo da quantidade de chuvas no ano.

Para saber mais destinos nesse mês, veja 9 dicas de viagem no Brasil em setembro.

 

10. Feriado em outubro

→ Dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida: a Padroeira do Brasil chega para abençoar com um feriado em plena sexta-feira.

Para onde viajar:

Jericoacoara, Ceará

O destino da vez ainda é o alto do nordeste brasileiro, com sol garantido em praias como Jericoacoara (foto acima), Aracaju e Fortaleza. O sul da Bahia também se destaca no mapa, com muitos dias de sol em Ilhéus, Itacaré e Porto Seguro. Búzios e Rio de Janeiro também são boas escolhas. No Caribe, Aruba, Curaçao e Los Roques são os melhores destinos. Em Blumenau, Santa Catarina, é mês de Oktoberfest.

Para saber mais destinos nesse mês, veja 10 dicas de viagem no Brasil em outubro.

 

11. Feriados em novembro (melhor mês do ano 😍)

→ Dia 2 de novembro, Finados: viva o feriado, que cai numa incrível sexta-feira!

→ Dia 15 de novembro, Proclamação da República: está proclamado o feriado numa quinta-feira. Bom pra quem pode emendar.

→ Dia 20 de novembro, Consciência Negra: não é feriado nacional, mas muitos municípios e estados declararam a data como feriado regional, como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para onde viajar:

Salar de Uyuni, Bolívia

Além das praias do nordeste brasileiro, muitos outros destinos na América do Sul valem a pena ser explorados nos feriados de novembro, como Santiago e Atacama, no Chile, Bariloche e Buenos Aires, na Argentina, Nuquí, na Colômbia, e o Salar de Uyuni, na Bolívia (foto acima). No sul do Brasil, os dias de sol e calor começam a aparecer nas praias de Santa Catarina, em destinos como Florianópolis, Praia do Rosa e Balneário Camboriú.

 

12. Feriado em dezembro

→ 25 de dezembro, Natal: apesar de muita gente emendar geral ou ter férias coletivas, o único feriado de fato em dezembro é o dia 25 de dezembro. E em 2018 ele cai numa terça-feira, o que facilita pra enforcar a segunda.

Para onde viajar:

Praia do Rosa, Santa Catarina

Dezembro é tempo de curtir águas internacionais, como Miami, nos EUA, e Varadero, em Cuba. No Brasil, o nordeste continua em alta, principalmente capitais como Natal, João Pessoa e Aracaju. Ainda é tempo de curtir Jericoacoara e Fernando de Noronha sem chuvas. Início da alta temporada nas lindas praias de Santa Catarina e calor nas praias de São Paulo.

Para planejar sua virada nos melhores destinos da América do Sul, veja nossas dicas de réveillon. E veja também onde passar o réveillon na praia.

 

Resumo dos feriados nacionais de 2018

1 de janeiro, Ano Novo. Segunda-feira.

13 de fevereiro, Carnaval. Terça-feira.

30 de março, Sexta-Feira da Paixão.

1 de abril, Páscoa. Domingo.

21 de abril, Tiradentes. Sábado.

1 de maio, Dia do Trabalhador. Terça-feira.

31 de maio, Corpus Christi. Quinta-feira.

7 de setembro, Independência do Brasil. Sexta-feira.

12 de junho, Nossa Senhora Aparecida. Sexta-feira.

2 de novembro, Finados. Sexta-feira.

15 de novembro, Proclamação de República. Quinta-feira.

25 de dezembro, Natal. Terça-feira.

 Como economizar na viagem:  

    • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
    • Seguros Promo: compare preços de seguro viagem (cupom de desconto: BUENASDICAS5)
    • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo
Autor

Escreva seu comentário