Derreta-se por uma das maiores geleiras do mundo.
Sem dúvidas uma das coisas mais fascinantes que você pode ver em sua vida é esse monumental glaciar na patagônia argentina. Tanto que o Perito Moreno, como seus mais de 250 km² de extensão e, em média, 60 metros da altura, já teve a alcunha de A Oitava Maravilha do Mundo.

A geleira está localizada dentro do Parque Nacional Los Glaciares, na província de Santa Cruz, a cerca de 1h30 da cidade de El Calafate. Embora existam outros glaciares no parque, como o glaciar Spegazzini e o glaciar Upsala – que também repousam nas águas do Lago Argentino – é o Perito Moreno que mais chama atenção e atrai turistas a essa remota região patagônica.
E ele pode ser observado dos mais variados ângulos e maneiras.
PARA SER ADMIRADO…
Dentro do parque existem diversos mirantes voltados ao Perito Moreno, assim como uma passarela em frente sua extremidade. O turismo é tão profissional que existem até um restaurante-café bem em frente a geleira.

NAVEGADO…
Também é possível fazer um passeio de barco e chegar ainda mais perto desse gigante gelado. Mas não perto demais, pois os blocos de gelo que se desprendem e caem no Lago Argentino, além do barulho e do espetáculo à parte, podem criar ondas e virar o barco.

E CAMINHADO…
Se você quer se sentir ainda mais próximo do glaciar, não se preocupe: é possível caminhar sobre o Perito Moreno.
Trata-se de um minitrekking, um passeio liderado por guias profissionais, que alugam os equipamentos e conduzem o grupo para que ninguém caia numa fenda.
No final da aventura, costuma ser servido um whisky, gelado naturalmente pelo glaciar Perito Moreno.
Preços
Como a inflação argentina faz a brasileira parecer coisa de primeiro mundo, não vou citar números. Mas, para se ter uma ideia, a entrada, vou dar valores aproximados.
Entrada do Parque Nacional Los Glaciares: menos de 100 pesos.
Passeio de barco: dura mais ou menos 1h e custa menos de 50 pesos.
Minitrekking: esse é o mais caro. Existem duas modalidades, que não saem por menos de 450 pesos.
E a principal dica para quem não quer ser explorado pelas agências de turismo de El Calafate é comprar a passagem de ida e volta ao parque na rodoviária da cidade. Custa em média 60 pesos, em van ou ônibus, que para nos principais mirantes para a geleira e volta no final do dia à cidade.
Pra encerrar, mais uma foto do magnífico Perito Moreno que por si só já faz vale a visita à cidade de El Calafate.
Mais buenas dicas na Argentina
-
-
- Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
- Real Seguros: compare preços de seguro viagem
- Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
- Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada
-
Descontos para economizar na viagem (e antes dela)
-
-
-
- Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha 5% de desconto em seguro viagem
- Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de R$ 150 em crédito de hospedagem se ainda não for cadastrado.
-
-
2 Comments
Olá, parabéns pelo site e pelas dicas!
Estou indo em abril passar uns dias na Pagatônia Argentina (Ushuaia e El Calafate). No caso de El Calafate meu objetivo principal é ir visitar o Perito Moreno. Li que o foco de vocês não são valores. Mas gostaria de um esclarecimento: se eu pegar um passeio de minitrekking em uma agência por aproximadamente 1150 pesos, não estão incluindos o acesso ao parque e o passei de barco? Agradeço pelo retorno. Abs. Batista
O passeio de barco e o passeio minitrekking geralmente são vendidos separadamente pelas agências de turismo de El Calafate. A não ser que tenham inventado um pacote duplo. Quanto ao acesso ao parque, também depende da operadora de turismo. Eu fui por conta própria, pegando um ônibus na rodoviária, e comprei o passeio de barco por lá mesmo, na base do Perito Moreno.