Pernambuco

Onde é melhor se hospedar em Porto de Galinhas

Dicas de praias e melhores regiões para se hospedar em Porto de Galinhas.

Diferente de outras vilas de praia no nordeste, o melhor lugar para se hospedar em Porto de Galinhas não é no centro. A região central é prática, mas não tem charme e muito menos tranquilidade. Entenda aqui onde ficar em Porto de Galinhas com segurança e na melhor localização para seu perfil.

Selecionei aqui as melhores regiões lugares para ficar em Porto de Galinhas, explicando como é cada praia, com vantagens e desvantagens. Tire suas dúvidas, como se é melhor ficar em Muro Alto ou no Centro, num condomínio de praia ou numa pousada barata no Centro.

Descubra onde é bom ficar em Porto de Galinhas! Por exemplo, em qual praia ficar com bebês, onde ficar hospedado numa viagem a dois e onde é bom e barato. Com dicas de pousadas beira-mar.

Em qual praia ficar em Porto de Galinhas – Melhores lugares

  1. Muro Alto – Na parte do piscinão. Bons condomínios, acesso complicado, praia estranha.
  2. Muro Alto – Na parte com pedras. Bons condomínios, praia ruim.
  3. Pontal do Cupe – Piscinas naturais e pousadas com ótimo custo-benefício.
  4. Praia do Cupe – Praia extensa, de mar aberto e com muitas opções de hospedagem.
  5. Centro de Porto de Galinhas – De onde partem as jangadas. Me decepcionou.
  6. Maracaípe – Do outro lado da vila, tem pousadas mais simples.

Vou comentar tudo de acordo com minhas experiências pessoais, mas também com as vantagens e desvantagens de cada lugar, considerando perfil das praias e dos tipos de hospedagem em cada uma, além de facilidade de transporte.

De mesma forma que eu não gostei do centrinho de Porto de Galinhas, tem muita gente que gosta e recomenda. Então pergunte e veja também outros relatos para escolher sem erro onde ficar em Porto de Galinhas, seja em família, com grupo de amigos e, porque não, sozinho.

Importante! Tem muitos condomínios, com apartamentos de temporada, que são divulgados pelos proprietários como sendo “resorts”. Não se confunda. Esses lugares são mais baratos, mas não oferecem café da manhã incluso na diária, o serviço é básico e cada um tem suas políticas próprias de cobranças. Alguns cobram do hóspede até a energia elétrica consumida! Então cuidado e atenção às letras miúdas.

1. Onde ficar em Muro Alto (a parte do piscinão)

O nome oficial da região é Muro Alto. Mas como tem duas partes bem diferentes entre si, chamei essa primeira de piscinão. Isso porque é uma praia represada na foz do rio. Nada de onda, nada de pousadas, quase nada de barracas de praia.

 Vai com bebês e crianças pequenas? Essa é a praia mais segura e tranquila para se hospedar. 

O que manda nessa praia são os grandes hotéis all-inclusive e condomínios de luxo. Pensando no melhor custo-benefício, eu me hospedei no Nannai Residence, que fica num trecho praticamente privativo de praia. E essa é uma das vantagens de se hospedar em Muro Alto, pois como não tem atrativos e fica relativamente distante do centro, vão poucos “diaristas” até a praia. Dessa forma, ela fica mais tranquila e segura do que as demais.

Apesar de ser quase uma praia privativa dos condomínios e de ser muito elogiada por algumas famílias com crianças, a praia está longe de ser perfeita. Fiquei incomodado com tratores de obras na praia e sujeira sendo jogada no mar. E a total falta de ondas faz o lugar nem parecer uma praia.

Não tem uma vila ou região comercial com restaurantes. Se ficar aqui, vai depender basicamente do seu condomínio ou hotel. Ou precisará se deslocar de carro.

Dicas de hotéis em Condomínio na praia “parada” de Muro Alto


2. Onde ficar nessa parte diferente de Muro Alto

Continuação de Muro Alto, mas com a praia bem diferente. Aqui, o paredão está perto da areia, com as pedras dificultando qualquer tentativa de acesso ao mar. Dessa forma, não é uma praia para banhistas.

 Para ficar num condomínio de alto padrão, sem gastar muito. 


Tem alguns grandes condomínios com apartamentos de temporada nessa região da praia. Então, se for se hospedar num deles, terá muita tranquilidade e belezas naturais para admirar, mas não terá que andar alguns minutos se quiser um trecho decente de mar para entrar.

A vantagem de ficar nessa região é o acesso, pois a estrada é melhor até aqui, além de ser um pouco mais perto de Porto de Galinhas.

Dicas de hotéis e condomínios na praia “sem praia” de Muro Alto


3. Onde ficar no Pontal do Cupe (perto das piscinas naturais)

O Pontal do Cupe é onde estão as piscinas naturais “grátis” de Porto de Galinhas, acessíveis sem a necessidades de jangada. A região também é um pequeno centro comercial, onde estão a igrejinha, o Restaurante Pirajuba e o grande Bar do Pontal do Cupe.

 Quer combinar uma linda praia, piscinas naturais e o melhor custo-benefício de Porto de Galinhas? Essa é a sua praia. 

Então, apesar de não ser um bairro ou localidade importante, o pontal tem um estilo próprio. O mar é um dos melhores para banho, pois a estreita barreira de corais faz com que a região tenha, muito próximos, a região das piscinas naturais e os trechos de mar aberto.

Então, dependendo do hotel escolhido, vai poder ir andando até as piscinas naturais e terá boas opções de restaurantes nas redondezas.

Dicas de hotéis e condomínios no Pontal do Cupe, perto das piscinas naturais

Do outro lado, já na Praia do Cupe, perto do pontal, estão pousadas mais simples e econômicas, como a hospedaria Pedaço de Bom e o Hotel Pontal de Ocaporã, que tem uma bela piscina em frente ao mar.


4. Onde ficar na Praia do Cupe

De mar aberto e ondas fortes, a Praia do Cupe é uma das melhores regiões para se hospedar em Porto de Galinhas. É aquela praia com movimento intermediário, devido ao grande número de pousadas e condomínios da região, sendo que a maioria oferece sua própria estrutura de praia.

 Melhores lugares para ficar hospedado perto do Centro, mas com direito a uma linda praia e pousadas pé na areia. 

E dependendo de onde você estiver, pode ir a pé até o centrinho de Porto de Galinhas pela praia mesmo. Por exemplo, do Armação Resort até o centrinho da vila, são cerca de 30 minutos de caminhada.

Trata-se de uma região eclética. De pousadas baratas ao hotel mais luxuoso de Porto de Galinhas , na Praia do Cupe você tem dezenas de opções de hospedagem.

Melhores pousadas e resorts na Praia do Cupe


5. Onde ficar no Centro de Porto de Galinhas

Antes de viajar, eu li no Viaje na Viagem que a vila de Porto de Galinhas havia sido descaracterizada, que estava longe de ter o charme de Arraial d’Ajuda, por exemplo. Torci para ser exagero, mas tive impressões ainda piores.

 Não é o bonito, mas tem a melhor infraestrutura e não vai precisar de carro para nada. 

O que de fato pode se chamar de “centrinho” de Porto de Galinhas se resume a três ruas, sendo a principal delas a  Rua Esperança, que desemboca na Praça Central. É nessa região que estão os principais restaurantes de Porto de Galinhas e o maior número de lojas, mercadinhos e outras facilidades para turistas, além de boas pousadas, como a Ecos Beach Pousada, uma das melhores da zona central.

Mas é uma região quase sempre muito lotada. Não é agradável para andar como outras vilas do nordeste, como Arraial d’Ajuda ou Jericoacoara, por exemplo. A poluição sonora é imensa, com shows de músicas regionais competindo com cultos evangélicos e artistas de rua. A comida é cara e tem mais churrascarias ditas gaúchas do que restaurantes de culinária pernambucana. Todos os lugares que fui me decepcionaram.

Por outro lado, a grande vantagem de se hospedar no Centro de Porto de Galinhas, é ter fácil acesso às agências de turismo e saídas dos principais passeios. Para quem vai estar sem carro, é o melhor lugar para se hospedar. Também é uma boa escolha para quem pretende gastar pouco, pois terá facilidade para fazer compras e visitar mais lugares a pé. Por exemplo, a Praia das Piscinas Naturais, o famoso letreiro de Porto de Galinhas e o Projeto Hippocampus, entre outros atrativos centrais de PDG.

Dicas de pousadas no centro de Porto de Galinhas

  • Baía Branca Hotel – Melhor localização possível. Terraço com piscina e vista para o mar e as piscinas naturais.
  • Villa Serena – Pousada nova, no coração do centrinho de Porto de Galinhas. Barata para a média da vila.
  • Pousada Ecos Beach – Tenha o melhor dos dois mundos. Uma das únicas pousadas pé na areia ao lado do centro.

6. Onde ficar em Maracaípe

Do outro lado de Porto de Galinhas, a cerca de 4 km de distância do Centrinho, a vila praiana de Maracaípe é uma boa alternativa de hospedagem.

 Praia bonita e a mais frequentada por locais. Tem pousadas baratas pé na areia. 

A vila fica no final da praia, já chegando ao Pontal de Maracaípe. E é isso que justifica a hospedagem aqui, pois trata-se de uma das praias mais bonitas da região, devido às longas faixas de areia na foz do rio.

É um bom lugar para quem está com o orçamente apertado. Em Maracaípe as pousadas são mais baratas. Inclusive dá pra encontrar boas pousadinhas pé na areia por preços razoáveis, como por exemplo a Pousada dos Coqueiros.

Onde ficar na Praia de Maracaípe


Em qual pousada ou resort ficar em Porto de Galinhas?

Se mais do que entender as praias, você também quer dicas de pousadas e resorts, vou indicar lugares de acordo com os principais perfis de viajantes, considerando os principais resorts, condomínios de praia e resorts em Porto de Galinhas.

  • Vai com crianças pequenas ou bebês e busca o máximo de serviços e infraestrutura, inclusive com serviço de babá: escolha o Enotel Spa.
  • Se os filhos são adolescentes, o all inclusive Enotel Aqcua Club tem um ótimo parque aquático e fica em frente à praia.
  • Quer uma pousada com bom custo-benefício e pé na areia numa ótima praia: veja a Pousada Ecoporto.
  • Quer praia calma, muitas piscinas e não quer gastar muito. Então escolha um condomínio em Muro Alto, como o Marupiara Suite.
  • Para ficar pertinho das piscinas naturais do Pontal do Cupe, com economia, confira a pousadinha Pedaço de Bom.

Ainda não escolher onde ficar em Porto de Galinhas?

Confesso que não achei Porto de Galinhas um bom destino. Por isso mesmo, reparei bem nas principais opções de hospedagem na região. Assim, se precisar voltar ou alguém me perguntar onde ficar, vou saber responder melhor.

Por isso, se precisa de uma dica de hospedagem em Porto de Galinhas específica para você, é só perguntar. Por exemplo, se vai viajar com idosos, ou com crianças pequenas, ou com pessoas com mobilidade reduzida. Ou se prefere regiões mais tranquila, ou mais animadas, ou pra fazer tudo a pé.

E para um consultoria ainda mais personalizada, fale comigo também pelo e-mail nivaldo@buenasdicas.com. Por exemplo, para saber se fica em hotel ou resort, ou mesmo numa das raras pousadas baratas de Porto de Galinhas, é só entrar em contato.

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários