Mochilando pelo leste da Europa, escolhi o hostel mais barato da Bratislava para passar duas noites. E já adianto que o Hostel Blues foi uma boa surpresa, melhor do que muitos hostels mais conceituados da Europa. A seguir vou contar um pouco dessa experiência, com dicas do que fazer por perto e o que esperar desse hostel que é um achado.

Saiba mais: Onde se hospedar em Bratislava: bairros e hotéis

Como assim o hostel mais barato da Bratislava?

Pesquisando no Booking e no Hostel World, o Hostel Blues era o mais barato e mais bem localizado da cidade nas datas da minha viagem. Felizmente encontrei vaga em um quarto com 6 camas e um banheiro interno. Pra ser mais exato quanto ao preço, paguei menos de R$ 40 reais por noite. Isso no início de 2015, com euros comprados antes da decadência do Real.

Pesquisando hoje, as diárias ainda estão muito baratas nos quartos compartilhados, a menos de R$ 60, tanto em dormitórios femininos quanto nos mistos. O que é uma pechincha em comparação aos hostels brasileiros e de grandes cidades da Europa, como Roma e Amsterdam, por exemplo.

A localização do Hostel Blues

blue hostel mapa bratislava

A entrada do hostel é meio feia, sob a marquise do prédio. Se fosse no Brasil, seria ponto de marginais, mas lá é bem limpo e tranquilo pra andar, mesmo à noite. Sobre transporte, só digo que foi muito fácil me locomover. Cheguei na estação de trem da cidade e, bem em frente, peguei um ônibus que levou às imediações do hostel, numa avenida movimentada e cheia de bondes e grandes pontos de ônibus.

Então, quando você ler no Tripadvisor e no Booking que o hostel está no melhor lugar da Bratislava, pode acreditar.

Na volta, fui andando do hostel até o píer de onde saem os barcos pra Viena. Infelizmente não anotei números de ônibus e nomes de rua, mas reparei que a localizações do hostel era boa também em outros sentidos.

Boa pra fazer turismo…

bratislava placas turismo

Pra se ter uma ideia, o Hostel Blues está a menos de 1 km do belo Centro Histórico da Bratislava, onde estão dezenas de bons restaurantes, baladas e pontos turísticos conhecidos, como a Roland Fountain. E atravessando o Centro Histórico já se avista o imponente Castelo de Praga e a Most SNP, mais conhecida como UFO Bridge, uma das pontes modernas mais bonitas do mundo.

Boa pra comer…

Você nem precisa andar até o agito turístico pra comer bem, pois numa rua paralela à do Hostel Blues está o Slovak Pub, um grande restaurante estilo taverna, onde provei comidas típicas da Eslováquia, como o clássico schnitzel.

E boa pra se misturar!

bratislava eurovea shopping

Se já estiver cansado de tirar fotos de monumentos, a dica é seguir para o Eurovea Shopping, a apenas 900 metros do Hostel Blues, o que pode ser feito em dez minutos de caminhada.

Além de ter um visual bem moderno, estando até em cartões-postais da Bratislava, é bom entrar no shopping pra ver um pouco do dia a dia dos eslovacos e comprovar que, mesmo no Leste Europeu, SHOPPING É TUDO IGUAL. Claro que a moda muda um pouco, mas a essência é a mesma.

Mas o melhor do shopping é que ele fica às margens do Rio Danúbio, com direito a um belo calçadão e muitos bares a céu aberto. Sem dúvidas um excelente lugar pra relaxar depois de andar o dia inteiro.

Por dentro do Hostel Blues

Esse foto é de divulgação do hostel, mas meu quarto era quase exatamente assim, só mudando a posição do banheiro e trocando as camas simples por beliches.
Essa é uma foto tratada e de divulgação do hostel, mas meu quarto era quase exatamente assim, só mudando a posição do banheiro e trocando as camas simples por beliches.

O mais importante na hora de pesquisar um hostel, é saber se pode ou não confiar nas fotos. No caso do Hostel Blues da Bratislva, todas as imagens são verídicas.

Gostei do recepção, ampla e com um sofá na área comum. No próprio balção de checkin, comprei um sanduíche natural muito barato que salvou meu estômago na primeiro noite. A cozinha é pequena, mas bastante moderna e funcional, e estava limpa quando utilizei.

hostel bratislava transporte bonde
Vista da janela do meu quarto do Hostel Blues. O barulho de um bonde (ou trolley) é bem mais baixo do que o de um ônibus.

O quarto em que fiquei, um misto compartilhado para 6 pessoas, é mais espaçoso do que eu imaginava e estava acostumado, principalmente depois de passar dias de aperto, literalmente, no Mein Inger de Berlim. O banheiro não fica exatamente dentro do quarto, o que é bom pra evitar a umidade. Na verdade, o banheiro interno fica num hall que divide dois quartos.

Fiquei na parte de cima do beliche, colado à janela. Como não tinha cortina e a avenida em frente é um pouco movimentada, notei a claridade e o barulho, mas, sinceramente, não atrapalhou meu sono.

Bêbados da madrugada

Esse foi o único porém da estadia, o que obviamente não é culpa do hostel. Explicando melhor, na segunda noite por lá, chegou uma dupla de sujeitos fedendo a vodka. Além do bafo de cachaça russa, eles falavam alto e, certa hora do noite, circularam de cueca entre o quarto e o banheiro. Total falta de bons modos num quarto compartilhado, inclusive com mulheres.

Minha nota para o Hostel Blues

A experiência que tive com a minha hospedagem no Hostel Blues foi de acordo com a maioria dos comentários positivos que estou lendo agora sobre ele na internet. O que reflete na excelente nota 8,9 no Booking e nos 93% de aprovação no Tripadvisor. Vou ficar no meio termo e dar uma nota 9,0.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Passagens aéreas: melhores sites para pesquisar preços de passagens
      • Airbnb: reservas de quartos e apartamentos de temporada

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

        • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
        • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO
Autor

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários