|

Maragogi ou Porto de Galinhas, qual é melhor?

Chegou a hora de comparar estes dois importantes destinos de viagem do Nordeste, ambos conhecidos por suas praias e piscinas naturais. Descubra se você combina mais com Maragogi ou Porto de Galinhas.

Nesta análise para ajudar você a escolher Maragogi ou Porto de Galinhas como seu próximo destino de viagem, comparamos fatores decisivos importantes.

Por exemplo, entenda onde a comida é melhor, quais praias são mais bonitas, onde estão os melhores hotéis e qual é o destino mais tranquilo, entre outras coisas.

Maragogi vs. Porto de Galinhas

Tive a oportunidade de conhecer bem, na visão de um turista, tanto Maragogi quanto Porto de Galinhas. Afinal, fui em viagens em família, passei uma semana em cada uma delas e pude fazer os principais passeios.

E como adoro praias e estou sempre em busca dos melhores restaurantes, especialmente de comidas tradicionais, acabo conhecendo muitos lugares diferentes.

Se você está em dúvida se viaja para Porto de Galinhas ou Maragogi, este comparativo certamente vai te ajudar.

1. Melhor acesso

A vila de Porto de Galinhas, em Pernambuco, está a apenas 1h20 do Aeroporto do Recife, por estradas em boas condições. Basta desembarcar e alugar um carro ou até mesmo chamar um Uber. Detalhei todas as opções aqui: como chegar em Porto de Galinhas.

Já para chegar a Maragogi, seja desembarcando por Recife ou Maceió, é preciso encarar mais de 3 horas de viagem, por estradas em más condições. Se for alugar um carro, vá durante o dia e com bastante atenção, pois há muitas curvas, buracos e motoristas imprudentes.

Conclusão: chegar em Porto de Galinhas é mais rápido, barato e seguro.

2. Melhores praias

Porto de Galinhas tem lindas praias, como a praia central, aquela das jangadas, e a Praia do Cupe, onde a formação de piscinas naturais ocorre pertinho da faixa de areia, sendo possível ir andando.

Mas em Maragogi estão as praias mais bonitas do Brasil, com destaque para a Praia de Antunes, com suas águas mornas e cristalinas, de fazer inveja ao Caribe. E também tem piscinas naturais na região, embora sem o charme das jangadas.

Nas dicas de Maragogi, confira as fotos que fiz nas praias mais bonitas da região e entenda por que elas são incomparáveis.

Conclusão: as praias de Maragogi são mais bonitas e menos lotadas.

3. Melhores piscinas naturais

Porto de Galinhas é o mais conhecido destino de piscinas naturais no Brasil. As mais famosas estão em frente à praia central, sendo acessíveis pelas charmosas jangadas. Mas como falei acima, também tem as piscinas do Pontal do Cupe, onde é possível ir nadando ou andando no raso, conforme a maré.

Em Maragogi também existem piscinas naturais, mas todas são distantes das praias. O acesso de lancha é desconfortável e o cheiro de combustível atrapalha o passeio. Além disso, achei a visibilidade pior do que em Porto de Galinhas.

Conclusão: Porto de Galinhas tem piscinas naturais mais bonitas e acessíveis.

4. Melhores passeios

Não é em vão que Porto de Galinhas é a queridinha dos pacotes de turismo. Afinal, são tantas as possibilidades de passeios, que fica fácil montar um roteiro. Na vila, é fácil agendar um tour de buggy, mergulhos e outras atividades por terra ou mar.

Com a proximidade de Recife e Olinda, também são comuns os passeios históricos para as duas cidades.

Em Maragogi, o turismo ganhou força apenas nos últimos anos. Já existem atividades similares, como excursões em grupo pelas praias. Mas Maragogi é sobretudo um lugar para descansar. Vamos ajudar a mantê-la assim. Quem quiser fazer barulho, que vá para Porto de Galinhas.

Conclusão: Porto de Galinhas tem muito mais opções de passeios e pontos turísticos.

5. Melhores hotéis

Porto de Galinhas tem mais opções de hospedagem, inclusive por ser um destino mais estruturado e popular há décadas. De pousadas baratas a resorts de luxo pé na areia, tem opções para todos os gostos.

Apesar de receber menos visitantes, Maragogi também conta com grande rede hoteleira, com destaque para o Salinas Maragogi, conhecido como um dos melhores resorts do Brasil, e o Brisa Maragogi, hotel pé na areia da Praia de Antunes, a mais linda da região.

Confira, nas dicas de onde ficar em Maragogi, as melhores sugestões de hotéis, tanto na cidade quanto nas praias mais afastadas.

Conclusão: empate, pois apesar de Porto de Galinhas tem mais opções, Maragogi também é diversa no assunto hospedagem.

6. Melhores restaurantes

No centrinho de Porto de Galinhas estão dezenas de lugares para comer, de churrascarias simples e baratas, a tradicionais restaurantes de frutos do mar. Como falei nas dicas de Porto de Galinhas, nada me agradou, mas não tem como negar a diversidade de opções.

Maragogi é um destino bem menos desenvolvido na gastronomia. Há um bom número de restaurantes em frente à praia principal. Mas, com tantos resorts e hotéis all inclusive, muitos viajantes preferem não enfrentar o caos da cidade.

Conclusão: Porto de Galinhas tem mais opções de restaurantes, embora a qualidade tenha me decepcionado.

7. Melhor para crianças

Porto de Galinhas é a melhor opção para quem prefere viagens de carro curtas e mais seguras, e também faz questão de ter boa infraestrutura por perto. A diversidade de hotéis, restaurantes e passeios também é positiva para quem viaja com crianças e adolescentes.

E Porto de Galinhas tem praias perfeitas para ir com os pequenos, como a Praia de Muro Alto, conhecida por suas águas calmíssimas e hotéis pé na areia, como o Samoa Resort, na melhor localização.

Maragogi é a melhor opção para famílias que preferem a tranquilidade de praias calmas e reservadas, como Antunes e Peroba, e a exclusividade de um grande resort all inclusive.

Conclusão: empate. Já viajei com crianças para ambos os lugares, e a experiência foi melhor em Maragogi. Mas, pela facilidade de acesso e maior diversidade em tudo, Porto de Galinhas também é uma boa opção.

8. Melhor para casais: Maragogi

Porto de Galinhas tem ótimos lugares para ir em casal, mas é um destino turístico direcionado para famílias. A atmosfera é mais animada e as praias são mais barulhentas. Se quer sossego, procure um hotel exclusivo para adultos, como o Kembali Praia, onde crianças não entram.

Já Maragogi é um destino perfeito para viagens em casal, com suas praias relaxantes e hotéis românticos à beira-mar. Falando em hospedagem, a dica para uma viagem em casal, é evitar os resorts, pois são dominados por crianças e recreadores.

Conclusão: para uma viagem romântica em casal, prefira Maragogi.

9. Melhor para ir sozinho: Porto de Galinhas

Porto de Galinhas pode perfeitamente ser aproveitada por um viajante solo. É mais fácil e barato pra chegar, tem mais opções de hospedagem individual, a vida noturna é animada e tem muitos passeios bons para fazer sozinho.

A proximidade de Recife também conta a favor de Porto de Galinhas nesse sentido. Inclusive, leia onde ficar em Recife, pois vale a pena passar uma noite na capital.

Já Maragogi não é um destino tão fácil para quem viaja só. Pra começar, não é um lugar de passeios com grupos e não tem pontos turísticos além das praias e piscinas naturais.

Conclusão: se vai só, vá para Porto de Galinhas.

Afinal, viajar para Maragogi ou Porto de Galinhas?

A escolha depende das suas preferências e do seu perfil. Minha viagem foi em família, incluindo crianças e idosos, e gostei muito mais de Maragogi.

Mas entendo que Porto de Galinhas tem suas vantagens, inclusive para públicos similares. Por isso, aqui vão algumas sugestões:

Se gosta de fazer várias atividades, desbravar restaurantes e curtir a vida noturna, vá para Porto de Galinhas. Além disso, por ser bem mais perto de um aeroporto e com mais opções de tudo, a viagem tende a ser mais barata.

Agora, se o seu negócio é ficar na praia descansando, de preferência sem muita gente por perto, vá para Maragogi e escolha um hotel afastado da muvuca. É para relaxar ao invés de bater ponto em passeios e pontos turísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *