Encontrar o melhor alfajor da Argentina não é fácil. Cada região tem suas próprias receitas e delícias típicas pouco conhecidas, especialmente pelos turistas. E são essas pequenas marcas que trazemos na lista dos melhores alfajores da Argentina.

Por isso foram deixadas de lado as duas marcas de alfajor mais famosoas do país: Cachafaz e Havanna, essa última um verdadeiro McDonald’s do alfajor, com dezenas de lojas espalhadas por Buenos Aires e algumas até no Brasil.

Os alfajores selecionados para a lista têm diversas origens: Santa Fé, Tucumán, Córdoba, Mar del Plata, San Antonio de Areco e Las Grutas. Receitas típicas diversas, que enriquecem essa busca pelo melhor alfajor argentino. E se você gosta tanto de alfajor quando eu, essa busca é uma ótima dica sobre o que fazer em Buenos Aires.

CURIOSIDADE: Las Grutas é um balneário conhecido por ter as praias de águas mais quentes do litoral argentino. Pois é, na província de Río Negro, a mesma de Bariloche, é possível mergulhar e curtir um dia da praia em plena Patagônia.

alfajor argentino

Bom, feitas as devidas introduções, vamos enfim conhecer…

As 6 melhores marcas de alfajor de Argentina

Olla de Cobre

Recheados de doce de leite, banhados em chocolate amargo ou merengue, com ingredientes premium e técnicas únicas de elaboração. Assim são os alfajores da Olla de Cobre, fábrica localizada no centro histórico de San Antonio de Areco, uma cidadezinha camponesa a pouco mais de 100 km de Buenos Aires.

••• Veja também: onde comer as melhores medialunas em Buenos Aires

Mas por que o nome Olla de Cobre? Em bom português, “panela de cobre”, onde são preparados alguns dos ingredientes do alfajor.

UTILIDADE PÚBLICA: a fábrica também faz chocolates puros ou recheados de doce de leite, cereais, passas, café e amêndoas. Ah, também fazem ovos de páscoa e torrones.

Endereço: Rua Matheu, 433. San Antonio de Areco, Buenos Aires

Site da marca

Gayalí

melhor alfajor argentino

Santa Fé é a nona cidade da Argentina em número de habitantes e provavelmente uma das mais apaixonadas por alfajor.

Veja também: todas as dicas de viagem sobre a Argentina

Os melhores “alfajores santafesinos” são os Gayalí,  vendidos na confeitaria Las Delícias. Seu slogan, “el rincón de las delicias”, resume bem os melhores alfajores da casa: recheados sem piedade com doce de leite argentino e cobertos com banho de açúcar artesanal.

Receita antiga, exclusiva da casa fundada em 1913, que é parada obrigatória no roteiro de quem passa por Santa Fé.

Endereço: Rua San Martín 2898 – Santa Fe

Site da marca

Del Tucumán

Em San Miguel de Tucumán, no noroeste da Argentina, próximo a Salta, são feitos alguns dos alfajores mais deliciosos do país. Entre várias confeitarias caseiras, se destaca a Del Tucumán, empresa familiar fundada nos anos 70 e especializada em produtos regionais.

A dica é experimentar a “clarita” (nome do tradicional alfajor de Tucumán) recheada de merengue e mel de cana.

Se por acaso estiver em Santiago del Estero e vir os Alfajores Termeños, pode comer sem dúvidas, pois faz parte da mesma empresa.

Endereço: Predio Ferial Norte, Pabellón Nº 15 – San Miguel de Tucumán

Site da marca

Casa Irwo

Feitos na região de Córdoba, os alfajores da Casa Irwo são artesanais e deliciosos. Entre os ingredientes, frutas típicas da região, açúcar e mel. Apesar das centenas de calorias que todo bom alfajor tem, a receita clássica da Casa Irwin traz alguns aspectos saudáveis:

– Zero conservantes

– Trigo orgânico

– Gergelim, que faz para os ossos e para a digestão, entre outros benefícios

– Chia, a semente que ajuda a emagrecer e reduzir a gordura do corpo

São diversas opções de alfajor para escolher, com um autêntico sabor caseiro.

Endereço: Avenida San Martín, 2120 – Huerta Grande, Córdoba

Site da marca

Estancia El Rosario

Apesar do nome, que remete à cidade de Rosário, essa fazenda produtora de alfajores de primeira linha também fica em Córdoba, mas precisamente no vilarejo de La Cumbre.

Com produção é artesanal e receitas passadas de geração em geração, seus alfajores e outros doces típicos de Córdoba conquistam muitos paladares nos dias de hoje. O segredo eles não contam, mas as delícias transbordam em doce de leite argentina e trazem toques de outros ingredientes, como pêra e maçã.

Endereço: Ruta E 66 – La Cumbre, Córdoba

Site da marca

Posta Barranco

Eis um dos segredos mais bem guardados da Patagônia Argentina. E não estou falando das praias de águas mornas citadas no início do post.

A Posta Branco, da cidade de Las Grutas, traz em seus alfajores alguns dos sabores para apreciados da Patagônica, como a marmelada e doce e leite e, é claro, os chocolates.

Além de alfajores, a Posta Branco também vende frutas secas, doces artesanais, licores e toda sorte de chocolates. Sim, SORTE, é o que desejo a todos que comem chocolate no mundo.

Endereço: Acceso a Las Grutas – Ruta Nac. Nº 2 y Pichún Leuvú – Costanera y Viedma • Locales 5 y 6 – 2º Bajada Las Grutas – Río Negro

Se você também achou o endereço meio complicado e prefere conhecer o site antes de se aventurar até o litoral da Patagônia, acesse aqui.

Dica de roteiro

Se você é do tipo formiga (ou baleia, depende do ponto de vista), viajar para a Argentina em busca do melhor alfajor é uma excelente dica de viagem. Pode percorrer todos da lista, acrescentar outras fábricas regionais e até colocar na disputa os consagrados Cachafaz e Havanna.

alfajor argentino salta
Alfajor de Salta, do blog Bee My Chef. Parecem apetitosos. Olhe lá a receita.

O que importa é encontrar o melhor alfajor da argentina e ser feliz ao som de um bom tango.

Quer  mais curiosidades sobre Buenos Aires?  Veja o guia completo.

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Get Your Guide: ingressos e tours para atrações no mundo inteiro

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

  • Utilize o cupom BUENASDICAS10 na EasySim4U e tenha  10% de desconto  em chip internacional
  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
Seguro viagem america do sul 300x250
Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários