Planejamento de viagem

Melhores (e piores) destinos para viajar pela América do Sul em 2020

Entre tantos conflitos e instabilidade política, saiba para onde é melhor viajar na América do Sul em 2020. E para onde não viajar. Conheça os melhores destinos do continente.

Mais do que entender o clima, para viajar em 2020 pela América do Sul é importante ficar atento às notícias: conflitos, golpes de estado, revoluções em andamento. Coisas que assustam os turistas e é realmente bom evitar. Então, para onde viajar em 2020 na América do Sul e para onde NÃO ir.

Destinos para planejar a viagem com atenção em 2020 – Ou simplesmente não ir

Mais importante do que saber para onde viajar, é saber para onde não viajar. Essas dicas são relativas ao início do ano. Tudo pode mudar. Por isso, confira dicas de sites sérios de jornalismo, sem forte viés religioso ou ideológico.

Bolívia

Há anos indico a Bolívia aqui no blog como um país lindo e barato para conhecer em qualquer época do ano. Mas anda tenso por lá. Depois de protestos por uma suposta fraude nas eleições presidenciais, aconteceu uma grande revolta militar e policial no país, que expulsou o então presidente Evo Morales. Pensou que era o fim? Agora os partidários do ex-presidente estão em conflito com as novas forças dominantes.

A capital La Paz é o destino mais perigoso do momento. Além de atrações turísticas próprias, ela tem o aeroporto mais importante da Bolívia, o que complica a chegada. No interior os conflitos são bem menos intensos. Mesmo assim, a Bolívia está mais instável do que nunca. Se barreiras nas estradas e greves gerais de transporte já eram comuns, imagine agora. Então fique atento, mesmo se for para destinos interioranos como o Salar de Uyuni e a Isla del Sol.

Santiago do Chile e Valparaíso

Os protestos no Chile, que começaram com o aumento das passagens do metrô e despertaram uma revolta com a privatização da previdência, se tornaram os maiores do continente (exceto Venezuela) nos últimos anos. Exército nas ruas, bombas, carros incendiados, manifestantes torturados. O caos no Chile parece não ter fim.

O epicentro dos protestos é a capital, Santiago. Mas a revolta segue em todo o país, principalmente em outras grandes cidades como Valparaíso e Concepción. Se já tiver passagem comprada, saiba que alguns passeios e atrações funcionam com certa normalidade. Mas é algo instável. E se possível direcione seu roteiro para fora de Santiago, seja rumo ao norte, onde está Pucón, ou para o Atacama, no norte. Mas se ainda não comprou passagem, prefira outro destino.

Venezuela

Bom, acho que nunca saberemos de fato o que se passa na Venezuela. O presidente Nicolás Maduro é contestado por boa parte da população. Líder da oposição, Juan Guaidó se autodeclarou presidente. Por enquanto, não sem tem notícias de grandes protestos nas ruas de Caracas, mas o país é uma bomba-relógio.

Uma pena, pois o desembarque em Caracas é obrigatório para quem vai para o Arquipélago de Los Roques, no Caribe Venezuelano, onde estão algumas das mais lindas praias da América do Sul.

Para onde viajar na América do Sul em 2020

Por outro lado, não faltam lugares incríveis para conhecer em 2020 em nosso continente. Mesmo assim, é importante ficar atento às notícias antes de comprar as passagens, pois estamos num momento político instável em toda a América do Sul.

Colômbia História, praias e preços acessíveis

Eleições por enquanto não devem ser um problema, pois o mandato do atual presidente vai até 2022. O tráfico de drogas também não. Depois dos conturbados anos 80 e 90, e conflitos armados entre o governo e os cartéis de Medellín e Cali, reina uma certa paz na Colômbia. Principalmente nos destinos turísticos. E é um destino com bom custo-benefício, onde se gasta menos do que no Brasil para comer e visitar atrações.

A capital Bogotá, rica em museus e com ótima gastronomia, é o melhor lugar para começar um roteiro de viagem pela Colômbia. Depois, siga para a moderna Medellín, terra natal do artista plástico Fernando Botero. Em seguida, conheça as ruas históricas de Cartagena, onde morou Gabriel García Marquez. Por fim, não deixe de conhecer a ilha de San Andrés, que suas praias paradisíacas e preços abaixo da média no Caribe.

Argentina – Mais barato do que nunca

Em 2020 a Argentina está sob o comando do peronista Alberto Fernández, que venceu as últimas eleições presidenciais. A vitória foi no 1º turno e esperamos que não haja revolta dos perdedores. Analistas dizem que a tendência agora é o Peso Argentino se desvalorizar ainda mais. Ou seja, vai ficar ainda mais barato pra gente.

E não faltam destinos turísticos no país. Além da capital Buenos Aires, aproveite para conhecer o glaciar Perito Moreno na região de El Calafate, as vinícolas e bodegas de Mendoza, as montanhas nevadas de Bariloche e o desértico norte argentino, onde estão as cidades de Salta e Jujuy.

Uruguay – Pequeno e eclético, apesar de caro

Também sob o comando de um novo presidente e esperamos que sem protestos, o Uruguai continua um ótimo destino de viagem pela América do Sul. O único problemas, digamos assim, são os preços. O Peso Uruguaio é muito valorizado diante do Real, sendo um destino caro para brasileiros.

No início do ano, com o calor do verão, é alta temporada nas melhoes praias do Uruguai, com destaque para a agitada Punta del Este e para o clima roots de Cabo Polonio. Quando o frio começa a chegar, lá pra maio, aproveite para conhecer destinos mais tranquilos, como Colonia del Sacramento. A capital Montevidéu pode ser visitada em qualquer época do ano.

Peru – Alta gastronomia e a rica histórica inca

Atualmente um dos países mais estáveis da América do Sul, o Peru tem bons destinos de viagem para 2020. Com eleições presidenciais somente em 2022, a tendência é continuar a calmaria.

Durante o ano inteiro, a capital Lima é um bom lugar pra visitar. Seu clima é bastante estável em todas as estações do ano. Praticamente não chove em Lima e as médias de temperaturas oscilam muito pouco, historicamente entre 16 ºC e 22 ºC. Famosa pela alta gastronomia, Lima tem alguns dos melhores restaurantes do mundo, com estrelas Michelin, como o Central, no bairro Miraflores.

Já a região de Machu Picchu e Cuzco é melhor aproveitada entre meio e setembro, meses menos chuvosos do ano, ideais para fazer trilhas nas montanhas. Agora, se pensa em conhecer algumas das melhores praias do Peru (águas geladas sempre), como na região de Mancora, também pode ir em qualquer época, mas prefira os meses quentes de verão, entre dezembro e março.

E se tá complicado chegar ao lago Titica pela Bolívia, vá pela lado peruano. A cidade de Puno é a melhor base para explorar as belezas e histórico do lado navegável mais alto do mundo, onde estão ilhas ancestrais incas, como Taquile e Amantani, além das ilhas artificias de Uros. A melhor época para explorar essa região é de abril a outro, quando chove menos no sul do Peru.

Brasil

Não poderia faltar o nosso país. Primeiro, porque temos alguns dos destinos mais incríveis da América do Sul. Depois, porque as passagens nacionais são quase sempre mais baratas, não precisamos perder dinheiro fazendo câmbio e no fim das contas é mais rápido e barato viajar por aqui.

São tantos destinos, que não vou falar de nenhum lugar específico por aqui. E num país de climas e regiões tão diversas, cada época do ano tem seus melhores destinos. Por isso, veja para onde viajar pelo Brasil em cada mês do ano.

E se ainda não sabe para onde viajar na América do Sul em 2020, mande seu comentário. Vai ser um prazer tirar suas dúvidas e ajudar no planejamento de viagem.

Viajar com tudo reservado é bem melhor
      • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
      • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
      • Touron: ingressos e tours em Buenos Aires e em todo o Brasil
      • Confidence: compra de moedas e cartão pré-pago internacional

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

→ Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguro Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem → Acesse o Airbnb por esse link e ganhe mais de  R$ 150 em crédito  de hospedagem se ainda não for cadastrado. → Chip internacional de dados e voz com  15% de desconto  se usar o cupom CHIPMAISBARATO.

Criador e editor do Buenas Dicas, o blog de viagem super sincero. Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

Comentários