Booking.com

Já começo esse post com uma dica: se você vai comprar uma passagem aérea, compre direto na companhia. Foi por não fazer isso que quase estraguei minha viagem com o Decolar.

Culpa de uma promoção imperdível e exclusiva que eles fizeram, incluindo vários destinos na América do Sul.

Foi no meio do ano passado, quando vi um anúncio de ofertas arrasadoras de passagens para o Chile, by Decolar.com.

Clicar ou não clicar no banner?

Cliquei e caí no site da empresa, que também vende pacotes turísticos, reserva hotéis e aluga carros mundo afora.

Entre as passagem em promoção, tinha uma QUASE exatamente como eu queria: São PauloSantiago no Reveillon. QUASE, porque os voos tinham conexão na ida e na volta, respectivamente em Buenos Aires e Assunção, no Paraguai. Conexão mesmo, não escala.

Pra quem não sabe, a diferença entre CONEXÃO e ESCALA é a seguinte: CONEXÃO é quando você precisa trocar de avião pela caminho, geralmente numa pausa longa, que pode durar várias horas de espera no aeroporto. Já CONEXÃO é quando o avião apenas pousa, algumas pessoas saem (ou entram) e você decola de novo, feliz da vida, rapidamente para seu destino final.

santiago alto andes sol
Santiago, sua linda, to indo!

Comprar ou não comprar?

Bom, com um preço daquele, em pleno reveillon, que venham as conexões. Isso foi o que pensei antes de correr para o site da TAM e buscar por lá as passagem que tinha encontrado no Decolar.

Aliás, acho que todo mundo faz isso de acessar sites como o Decolar, Skyscanner e Submarino Viagens apenas para pesquisar os preços, pois geralmente as taxas cobradas não compensam a suposta comodidade.

Acontece que, dessa vez, infelizmente o site da companhia aérea estava com preços bem mais altos que os encontrados no Decolar. Uma diferença acima de 500 reais, o que me fez ignorar o conselho que dei aqui na primeira linha do post e comprar as passagens.

Assim, mesmo com a taxa do Decolar, fiz um baita negócio.

Mais uma vez, isso foi apenas o que pensei. O negócio não foi tão bom assim e logo começaram as dores de cabeça.

Passados alguns meses da compra, recebi um e-mail do Decolar: “notificamos blá blá blá que houve uma mudança importante nos horário dos voos. Ligue para nossa Central Decolar número 11 4003 9494”.

Tentei resolver pelo site e tinha simplesmente um aviso, algo como “voo pendente, ligue para nossa central”. Mas porque RAIOS um PORTAL tão grande, que anuncia na REDE GLOBO com ATORES GLOBAIS e vive de vender voos pela internet, não consegue resolver nada ONLINE? OK, vamos em frente.

Peguei o telefone e liguei na central do Decolar. Foi aquela novela. Disca código, disca documento, disca mil números até ser direcionado para falar com uma pessoa humana sem voz de robô. E aí…

MAIS DE 40 MINUTOS DE ESPERA

lhama opiniao decolar 2

Sim, esse foi o tempo que fiquei esperando para falar com a amada atendente, que após ouvir minhas dúvidas e meu código de compra, simplesmente informou:

– Senhor, seu voo não teve alteração de horário, só trocou de número.

– Oi?

– Isso mesmo, a única situação pendente é a troca de número no voo.

– Mas eu preciso saber o número para embarcar?

– Não, é só chegar no aeroporto com seu código de compra.

– AH TAH – Eu, no limite da educação

– Mais alguma informação, senhor?

Pois é, eu tinha mais uma dúvida.

Como meu recesso de final de ano seria maior que o esperado, pensei em alterar as datas do voo. Foi aí que começou a parte mais irritante da minha experiência com o site Decolar. O diálogo continua:

– Bom, já que estamos falando, pensei em alterar a data do meu voo, é com você?

– Não senhor, somente pelo site.

– Beleza, estou tentando, mas a opção não está acessível.

– É por causa da atual situação pendente, senhor.

– E quando isso vai se ajustar? Minha viagem já está chegando…

– Em alguns dias. Já era para estar normalizado.

– Boa noite.

– Boa noite.

Aí o trouxa, digo, o metido a viajante cheio de dicas aqui, acreditou. Foram semanas e semanas com o site bloqueado para alteração de passagem. Foi tanto tempo que resolvi ligar lá na Central Decolar de novo. Mas dessa vez não tive orelha resistente para a espera, “ESTIMADA EM 37 MINUTOS”.

Faltando um dia para a viagem o aviso desapareceu e o acesso às alterações foi liberado. Tarde demais, já que agora qualquer passagem para o Chile estaria pelo menos 4 vezes mais cara do que o preço promocional que paguei. Isso se eu tivesse coragem de clicar em “alterar passagem”, porque a mensagem por lá não é nada clara, daquelas que se você clica pode avançar ou pode cancelar tudo.

Pra terminar, descobri que reserva de acento também só pode ser feita por telefone. Oi, 2015, certo? Pois é. O jeito foi viajar na traseira do avião, longe da minha amada janela.

Resumindo, minha experiência com o Decolar Ponto Com (cantarolando o jingle) se define em esperas sem fim e menos dias de férias.

E OLHA QUE SOU VACINADO…

Essa foi minha segunda decepção com esse tipo de serviço. A outra foi numa ida ao Uruguai em 2011, com passagens compradas no Submarino Viagens, cuja central também maltrata nossas orelhas. E a promoção ainda era pela falida PLUNA, que fez o favor de extraviar as malas na ida e na volta. Mas isso é outro assunto.

Por isso, repito aqui a dica lá do início: se você vai comprar uma passagem aérea, compre direto na companhia. Pense bem antes de “decolar” numa promoção.

porto valparaiso chile
Apesar de decolar na dor de cabeça, minha viagem foi muito bem, obrigado. Que o diga o mar de Valparaíso.
Crédito das fotos:  Tambako The Jaguar (lhama indignada em miniatura e lhama cansada de esperar); Buenas Dicas Fotógrafo Profissa (Porto de Valparaíso).

Se você também gosta de viajar e não tem frescura, veja os 7 melhores hostels de Buenos Aires em 2015 e os 7 melhores hostels de Santiago em 2015.

E boa viagem!

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço nas principais locadoras do mundo

Descontos para economizar na viagem

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

3 Comments

  1. Ana Claudia Couto Carvalho responder

    Olá,

    Comprei também pelo site da Decolar e estou com uma duvida tremenda.
    Na compra está incluso impostos e taxas e não está claro quais são essas taxas.
    Na politica de uso do site, informa:

    “Relação de Aeroportos que cobram taxa de embarque no momento do embarque.
    Cidade de Santiago, no Chile, aeroporto de Santiago, no valor de US$30,00 (trinta dólares)”

    Realmente é cobrado essa taxa? Pois irei com meu marido e filho, ou seja 180 dólares considerando IDA e VOLTA.
    Se sim, realmente a propaganda é pura enganação.

    As passagens são da TAM e na TAM ele informam que não será cobrado mais nada mas a Decolar diz que sim, pra mim levar esse “quantia extra” nada mais nada menos que 540 reais.

    • Ana, também já vi esses avisos e nunca fui cobrado, acho que colocam só pra assustar. Mas recomendo ligar no Decolar pra averiguar. Nada que 30 minutos de espera infinita não resolvam.

      • Obrigada, falei com a Decolar (depois de 4 atendentes), existem as Taxas Aeroportuárias que podem ou não ser cobradas, no momento não está sendo cobrado pelo Aeroporto de Santiago a ninguém. O site é anuncia a informação errada como sendo TAXA DE EMBARQUE, sendo essa já pagas na compra da passagem, estão querendo dizer TAXAS AEROPORTUÁRIAS.
        Abraços,

Comentários