Nápoles ou Milão, qual é o melhor destino de viagem?

Para quem não sabe se viaja para Nápoles ou Milão, fiz este comparativo entre as duas cidades, que estão entre as mais visitadas da Itália.
Aliás, esta é uma novidade, pois é a primeira vez que um blog de viagem coloca frente a frente estes dois importantes destinos turísticos, numa análise baseada em dados e em vivências reais.
Nápoles ou Milão
Tive a oportunidade de visitar Nápoles e Milão em diferentes oportunidades e posso afirmar que são destinos completamente diferentes em vários aspectos, a começar pelo idioma, pois em Nápoles se escuta mais o napolitano do que o italiano pelas ruas.
E as diferenças são notadas também na culinária, na segurança, nas opções de hospedagem, nas médias de preços e na atmosfera geral de cada cidade.
Por isso, confira a seguir se Nápoles ou Milão é melhor em cada uma das categorias analisadas e escolha para onde vai viajar.
Leia também:
Melhores comidas: Nápoles
Numa viagem pela Itália, precisamos colocar a culinária em primeiro lugar.
Milão é conhecida por ter restaurantes premiados de alto padrão. Mas, de modo geral, a gastronomia do sul da Itália, onde fica Nápoles, é superior à do norte.
Além disso, em Nápoles foi inventada a pizza e a cidade concentra algumas das melhores pizzarias do mundo, além de bons restaurantes de massas e frutos do mar.

Melhores atrações: Nápoles
Atualmente, Milão é uma cidade mais importante, especialmente por sua economia, mas a história de Nápoles é incomparavelmente mais rica.
Dito isso, saiba que Nápoles guarda monumentos e locais de interesse muito mais impressionantes do que Milão.
Além de atrações históricas impressionantes, como o Castelo do Ovo, um centro medieval preservado e galerias subterrâneas, Nápoles tem uma natureza mais exuberante, à beira mar e com vistas para o vulcão Vesúvio.
Melhor infraestrutura: Milão
Milão é a cidade mais rica da Itália, e como tal, ostenta um excelente transporte público, ruas limpas e serviços de melhor qualidade, como hospitais, mercados e estações de trem.
Por outro lado, Nápoles é uma das metrópoles mais pobres da Itália, sendo conhecida por seu trânsito caótico e limpeza urbana precária. A cidade conta com um moderno sistema de metrô e outras facilidades, mas nada que se compare a Milão.
Então, para quem for escolher Nápoles ou Milão em busca da mais organização e estrutura, a capital da Lombardia é um destino superior.
Melhores preços: Nápoles
Milão é a cidade mais cara da Itália e uma das mais caras da Europa. Conhecida por ser um destino de luxo, as médias de preços na cidade são altas em comparação a todo o sul da Itália.
Enquanto isso, Nápoles é a grande cidade mais barata da Itália. Desde comidas a gastos com transporte e hospedagem, tudo custa menos na capital da Campania.
Um exemplo simples: enquanto um café expresso custa em média 1 euro no centro de Nápoles, em Milão o valor médio é 3 euros.
Melhor para se hospedar: Nápoles
Para viajantes de luxo, Milão é um destino incomparável na Itália, pois a cidade tem hotéis de altíssimo padrão. Inclusive, hotéis de grifes renomadas, como o Armani Hotel, existem somente em Milão.
Já Nápoles se destaca por ter hotéis mais baratos e pela maior diversidade de endereços. Por exemplo, é possível ficar no centro histórico, no bairro Vomero com vista para o vulcão ou à beira mar em Santa Lucia.
Então, é mais fácil para escolher onde ficar em Nápoles, independentemente do orçamento da viagem, embora Milão seja uma boa opção para viajantes que fazem questão de luxo.

Melhores destinos próximos: Nápoles
Milão tem bonitas cidades e paisagens incríveis nos arredores. Por exemplo, Verona, conhecida por ser a cidade mais romântica da Itália, e vilarejos bucólicos próximos ao Lago de Como e ao Lago de Garda.
Apesar disso, Milão não é páreo para Nápoles nessa categoria.
- De Nápoles, é fácil visitar Pompeia, cidade romana destruída e preservada pelas lavas do vulcão Vesúvio.
- A cinematográfica Ilha de Capri está a apenas 50 minutos de barco de Nápoles, entre outras ilhas fáceis de visitar.
- De Nápoles também é rápido e barato visitar outros destinos da Costa Amalfitana e cidades charmosas nos arredores.
Afinal, é melhor viajar para Nápoles ou Milão?
Milão é sobretudo um destino de luxo, se destacando mais em experiências relacionadas a compras, embora também tenha bons restaurantes, museus e pontos turísticos históricos.
Já Nápoles desponta quando o assunto é gastronomia e conquista os visitantes pela diversidade de atrações na própria cidade e nos arredores. Considero Nápoles um destino mais completo do que Milão em praticamente todos os sentidos, além de ser mais barato.
Mas sem dúvidas o ideal é incluir ambos os destinos no seu roteiro pela Itália, pois é muito fácil viajar entre as principais cidades do país.
Aqui no blog temos um roteiro na Itália incluindo Roma, Nápoles, Pompeia e Capri, ideal para quem vai focar no centro e no sul do país.
E também temos um roteiro de Roma a Veneza, em que fica mais fácil para incluir uma visita a Milão.