Onde ficar em Antuérpia: 3 melhores bairros e dicas de hotéis
Na fronteira com a Holanda, Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica e uma parada imperdível numa viagem de trem pela região.
Há quem faça apenas o passeio de um dia, mas vale a pena dormir uma noite em Antuérpia.
Nestas dicas sobre onde ficar em Antuérpia, entenda por que incluí-la no seu roteiro pela Bélgica e também quais são as melhores localizações para hospedagem na cidade.
Os melhores bairros para se hospedar em Antuérpia:

Bruxelas ou Antuérpia, onde se hospedar?
Se tiver tempo para conhecer e se hospedar em apenas uma das duas metrópoles belgas, prefira Antuérpia.
Em primeiro lugar, porque os hotéis em Antuérpia são ligeiramente mais baratos, assim como o custo de restaurantes e outros serviços.
Mas faça essa escolha principalmente porque Antuérpia é uma cidade mais interessante do que Bruxelas.
Enquanto a capital é focada em negócios, Antuérpia se destaca por sua atmosfera boêmia. Com menos multidões pelas ruas e um clima descontraído, aproveite para admirar a rica arquitetura flamenca e se jogar na vida noturna da cidade.
E a gastronomia de Antuérpia também merece destaque, em especial pelos excelentes lugares para provar waffle, o prato nacional da Bélgica.
Leia também:
Onde ficar em Antuérpia: os três melhores bairros
Assim como na maioria das cidades mediana da Europa, o Centro Histórico é o melhor lugar para se hospedar em Antuérpia.
Afinal, é o bairro com os edifícios mais bonitos, igrejas antigas e charmosas ruas de paralelepípedos, com muitas restaurantes, mesas nas calçadas e o maio número de hotéis da cidade.
Mas outros dois bairros de Antuérpia, Eilandje e Diamant, também possuem boas opções de hospedagem e motivos que justificam a escolha.
1. Centro Histórico, a melhor localização em Antuérpia

Às margens do Rio Escalda, o Centro Histórico de Antuérpia é a região mais antiga da cidade, onde ela nasceu e se desenvolveu, embalada por seu porto fluvial e um forte comércio.
Assim como em Bruges, o ponto central da região é o “Grote Markt”, uma grande praça rodeada de lojas, restaurantes e edifícios importantes. Entres eles, se destaca a sede da Câmara Municipal de Antuérpia.
Pertinho do Mark, na orla do rio, está o Het Steen, um castelo de pedras construído no século XIII e aberto para visitação.

A poucos passos da fortaleza, o Citystay é o hotel mais reservado da região.
Com a melhor infraestrutura turística da cidade, ruas medievais e diversos pontos turísticos, o Centro Histórico é o lugar mais prático para se hospedar em Antuérpia.
A localização do B&B Maryline, por exemplo, é uma das melhores possíveis, no coração do centro de Antuérpia. E ele tem ótimo custo-benefício.
E tem muitas outras opções de hospedagem na região, em todas as faixas de preços.
Aliás, aproveite para comparar. Abra nossas dicas de onde ficar em Bruxelas e veja os preços dos hotéis na capital, bem mais caros do que em Antuérpia.
2. Distrito dos Diamantes, o bairro da estação de trem
Antuérpia é conhecida como a capital mundial dos diamantes e referência em lapidação de pedras preciosas, o que historicamente aconteceu nesse pequeno bairro ao lado do Centro, e portanto muito bem localizado.
Não espere nenhum charme. O Diamantkwartier é um bairro comercial, concentrando instituições financeiras e, logicamente, joalherias.
O que mais justifica a hospedagem no bairro é a presença da Estação Central de Trem de Antuérpia, facilitando os deslocamentos para Amsterdam, Bruxelas, Bruges e Gante, por exemplo.
Isso facilita muito para viajantes que vão ficar uma noite só e preferem ir e voltar andando da estação de trem.
Dica: o hotel A-Stay Antwerp é o mais reservado da região, tem ótimo custo-benefício e fica a apenas 5 minutos de caminhada até a entrada da estação.
3. Eilandje, modernidade perto do centro
O bairro Eilandje, cujo nome significa simplesmente “ilha” em holandês, é uma antiga área pantanosa de Antuérpia, que ficava além dos muros medievais da cidade.
O tempo fez bem para a região, que de uma pobre área periférica se transformou num dos bairros mais modernas de Antuérpia.

Prefira se hospedar no início do bairro, com mais fácil acesso ao Centro Histórico. Por exemplo, no U Eat & Sleep, perto de restaurantes, do MAS e com vista para o rio.
Aqui estão as docas, de onde saem passeios de barco pelo Rio Escalda, além de pontos turísticos importantes como o Red Star Line Museum, que conta a história da imigração belga para os Estados Unidos, e o impressionante edifício do Museu Aan de Stroom, o MAS.
Afinal, onde ficar em Antuérpia?
Para quem busca estar no centro da ação, onde praticamente tudo acontece, o Centro Histórico é o melhor lugar de Antuérpia. Por isso mesmo, essa é também a região mais cara da cidade.
Então, se preferir economizar, busque hotéis nos arredores, como no Distrito dos Diamantes, endereço da estação de trem, ou no Eilandje, lar de edifícios modernos e museus importantes.
Falando em hotéis, minha melhor dica hoje é o Citystay, pois fica em localização super estratégica no Centro Histórico, entre o Markt e o Het Steen, e tem ótimo custo-benefício.
Organize sua viagem para a Bélgica
Além de escolher muito bem onde se hospedar em Antuérpia, aproveite que está aqui no blog para planejar outras etapas importantes da sua viagem.
Por exemplo, sua documentação.
A Bélgica é um dos países europeus onde seguro viagem é obrigatório, assim como os demais membros do Espaço Schengen, como Holanda, França e Alemanha, entre outros.
Também é preciso ter atenção à validade do passaporte e aos comprovantes de hospedagem. Por isso, assim que reservar seu hotel, salve a comprovação em local de fácil acesso no seu celular ou guarde uma cópia impressa.
Créditos: utilizamos imagens com direitos autorais livres de barnyz, artfacts, diamondgeezer e fredromero.