Onde ficar em Guarapari: melhores praias
Quem é mineiro já sabe muito bem onde ficar em Guarapari. Mas para quem não é, aqui vão as dicas de hospedagem mais sinceras sobre o principal balneário do Espírito Santo.
Apesar de ter pouco mais de 120 mil habitantes, Guarapari chega a receber mais de 1 milhão de pessoas na alta temporada de verão.
O que isso significa?
Praias lotadas, engarrafamentos sem fim e nenhuma vaga para estacionar. Por isso, quem vai a Guarapari em meses como dezembro e janeiro, precisa ter atenção redobrada para onde se hospedar.

Melhores praias para se hospedar em Guarapari
A praia principal de Guarapari é a Praia do Morro. Ela tem a melhor estrutura, os melhores quiosques de praia e a atmosfera mais animada da cidade. Além disso, tem também o maior número de hotéis e apartamentos de temporada nos arredores.
Então, se não quer pensar muito, escolha logo um hotel na Praia do Morro e pronto.
Mas para quem não faz questão de ficar no meio do fuzuê, existem outras regiões razoáveis para hospedagem, como as praias do Centro e a vila de Meaípe. E considere também se hospedar em Anchieta, ao norte de Guarapari.
A seguir, vou detalhar cada uma dessas regiões, com dicas de hotéis selecionados a dedo.
1. Praia do Morro

A Praia do Morro é a Copacabana de Guarapari. A região é mais desenvolvida e melhor organizada do que o centro da cidade.
Guarapari não é uma cidade bonita, verdade seja dita. Mas, em comparação com outros bairros, a Praia do Morro é referência em limpeza e modernidade.
A praia é grande: são 3 quilômetros de extensão e a boa estrutura vai de uma ponta à outra. Então, em qualquer ponto da praia que você se hospedar, vai estar perto de um quiosque e do calçadão com ciclovia e duchas pra tirar a areia do corpo.
A diversão também é garantida na água. É possível, por exemplo, alugar uma prancha de SUP, embarcar num passeio de “banana boat” ou simplesmente ficar tomando água de coco.

Na Praia do Morro sobram apartamentos de temporada, tipo Airbnb, muitos deles com vista pro mar.
Este apartamento de frente para o mar, por exemplo, fica em local privilegiado da Avenida Beira Mar, perto de lojas, restaurantes e do monumento do Marlin Azul.
Mas faltam hotéis.
O Hotel Quatro Estações hoje é o único na orla. Então, se você faz questão de ter café da manhã e serviço de limpeza diário, reserve com antecedência, pois as vagas esgotam rápido.
2. Praias do Centro de Guarapari
O Centro de Guarapari fica espremido numa estreita península entre a foz do Rio Guarapari, rochedos e pequenas praias: a Praia da Areia Preta, a Praia das Castanheiras e a Praia dos Namorados.

Apesar de antigo, o Centro de Guarapari é muito mal preservado. Tanto que não existem pontos turísticos de relevância por aqui, apenas as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição e o também abandonado Radium Hotel, que foi o primeiro hotel de Guarapari.
Assim como na Praia do Morro, há muitos apartamentos de temporada e pouquíssimos hotéis na região.
Na praia da Areia Preta, o Apartamento Guarapari Brisa do Mar é o mais reservado e oferece uma vista espetacular.
Entre a Praia de Castanheiras e a Praia dos Namorados, o Hotel Atlântico tem piscina, café da manhã e é um dos únicos da região.
É importante saber que essas praias do centro têm estrutura precária. Não são praias ideais para passar o dia. Além disso, elas tem faixas de areia estreitas, muitas pedras e poucos locais para banho.
E não se esqueça do trânsito. Se for em alta temporada e precisar ir de carro até a Praia do Morro, prepare-se para ficar preso nos engarrafamentos.
3. Praia de Meaípe

Vai pra Guarapari, mas prefere se hospedar longe das multidões? Então fique na Praia de Meaípe.
A cerca de 9 km ao sul do centro de Guarapari, a vila de Meaípe tem ruas de paralelepípedos, bons restaurantes especializados em moqueca capixaba e o melhor de tudo: uma praia grande, de areias claras e mar geralmente calmo, perfeito para banhistas.
Essas características levam Meaípe a ser um dos melhores lugares para hospedagem com crianças em Guarapari.
E tem bons hotéis pertinho da praia.
O melhor deles é o Gaeta Hotel, com piscina, quartos modernos, alguns com banheira de hidromassagem e localização privilegiada, bem em frente à praia.

Mas, se prefere gastar menos, fique no vizinho, o Hotel da Lea.
Vale a pena ainda destacar o clima do bairro, que possui uma atmosfera mais praiana, realmente de veraneio, o que é perfeito pra relaxar.
Entretanto, na alta temporada, especialmente em dezembro e janeiro, a Praia de Meaípe também costuma ter movimento intenso.
Conclusão: onde é melhor se hospedar em Guarapari?
Para se hospedar de fato em Guarapari, a Praia do Morro é a melhor opção. Afinal, ela tem mais opções de tudo, como restaurantes, hotéis e passeios. E tem também a melhor infraestrutura, tanto na praia quanto nos arredores.
Não à toa, a Praia do Morro é a mais movimentada de Guarapari e atrai o maior número de hóspedes para seus poucos hotéis e muitos imóveis de temporada. Sem papas na língua: ficar na Praia do Morro é muito melhor do que ficar no Centro.
Mas, se prefere relaxar, o melhor lugar de Guarapari é a Praia de Meaípe. É um lugar que costuma ser ter tranquilo que nem parece fazer parte de Guarapari.
Aliás, Meaípe fica pertinho da Praia de Ubu, conhecida por ter a melhor moqueca e um dos melhores hotéis de praia do Espírito Santo.