Onde ficar em Vitória (ES)
Depois de ter me hospedado em três bairros diferentes e explorado as principais regiões da capital do Espírito Santo, chegou o momento de escrever minhas dicas de onde ficar em Vitória.
Também me hospedei em Vila Velha, mas o assunto aqui é apenas Vitória. Afinal, ao se hospedar na própria capital, você tem acesso mais rápido às suas atrações, de lindas praias a excelentes restaurantes.
Neste guia, vou explicar quais são e como são os melhores bairros para se hospedar em Vitória. Eles são os lugares mais bonitos, seguros e interessantes da capital. E, cá entre nós, não existe motivo racional para buscar hospedagem em outras regiões.

Estes são os melhores lugares para se hospedar em Vitória:
Por que se hospedar em Vitória
É impossível não comparar Vitória com sua vizinha, Vila Velha. Então vamos lá.
Apesar de também estar à beira mar, Vitória não é uma cidade tão praiana quanto Vila Velha. Talvez por suas praias serem menos bonitas, é preciso dizer.

Mas, de fato, Vitória tem uma atmosfera bem diferente. Ela me pareceu uma mistura de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Talvez por ser uma cidade moderna, à moda paulistana, com o charme das praias, como o Rio, e o amor pela gastronomia local, como a capital mineira.
E para curtir um pouco disso tudo, recomendo dormir pelo menos 3 noites em Vitória, de preferência num dos melhores lugares da cidade.
- Confira preços de hotéis em Vitória nas datas da sua viagem e reserve com antecedência para economizar.
- A melhor época para visitar Vitória é entre maio e setembro, meses de temperaturas agradáveis e poucas chuvas. Saiba mais sobre quando ir a Vitória e planeje-se.
Os 4 melhores bairros para se hospedar em Vitória
Passei uma semana em Vitória e fui apenas olhar o Centro da cidade, um bairro decadente à beira do Rio Santa Maria. Dito isso, não vale a pena considerar se hospedar na região.

Nas últimas décadas, Vitória desenvolveu-se em direção às praias, onde estão atualmente os quatro melhores bairros da cidade, seja para morar ou se hospedar. Eles concentram os melhores hotéis e apartamentos de temporada da cidade.
Embora sejam próximos, estes bairros guardam diferenças significativas entre eles, tanto em atmosfera quanto em infraestrutura e alternativas de hospedagem. Conheça cada um deles em detalhes a seguir.
1. Praia do Canto, a Ipanema Capixaba
Para quem conhece o Rio de Janeiro, não existe analogia melhor do que comparar a Praia do Canto ao bairro de Ipanema.

Se de um lado está a praia de águas calmas, com seu calçadão, quadras de esportes e lugares para alugar caiaque e SUP, do outro está o Parque Pianista Manolo Cabral, com seus jardins bem cuidados e parquinhos para crianças.
Entre a praia e o parque, as ruas do bairro são arborizadas, agradáveis para caminhar, passando por prédios residenciais, mercados, cafés charmoso e padarias.
A sensação do bairro é a região apelidada de Triângulo das Bermudas, onde estão os bares mais animados, que reúnem milhares de pessoas para assistir aos clássicos do futebol (carioca, principalmente).

Os melhores restaurantes de moqueca de Vitória também estão no Triângulo das Bermudas. Recomendo muito uma visita ao Enseada Geraldinho, mais elegante, e ao Partido Alto, mais simples e barato.
Achei o bairro seguro para andar durante o dia, mas à noite, observei um grande número de pedintes e homens revirando lixeiras e gritando pelas ruas. Por isso, tenha atenção e prefira chamar um carro de aplicativo para fazer deslocamentos maiores.
Minhas dicas de hotéis na Praia do Canto
Há bons hotéis por todo o bairro. No melhor ponto da orla, o Comfort Suites Vitória tem piscina, vista para o mar e está a poucos passos do eixo gastronômico do bairro. Passeis duas noites nele e gostei bastante. É o melhor da região.
Nas ruas internas do bairro, e portanto mais barato, o Ibis Vitória Praia do Canto, também fica a poucos passos do Triângulo das Bermudas.
O Bristol Praia do Canto, em frente ao mar, é um tanto antigo, e por isso mesmo custa menos do que outros hotéis da área mais nobre de Vitória. Para uma estadia de 1 ou 2 noites, é uma boa opção econômica.
2. Enseada do Suá, o bairro da Curva da Jurema
A Enseada do Suá é um bairro maior e mais diverso do que a Praia do Canto. Por isso mesmo, é preciso ter maior atenção ao endereço dos hotéis.

As melhores quadras do bairro estão nos arredores da Curva da Jurema, um trecho de praia com redes de vôlei, calçadão, ciclovia e restaurantes pé na areia.
São lugares animados, que servem de moquecas a drinques elaborados e cafés especiais. Atmosfera praiana com boa estrutura, ideal para passeios em família, mas também um bom lugar para casais e para o agito de quem viaja sozinho.
Assim como na Praia do Canto, por aqui tem muitos lugares para alugar um caiaque e remar pela Baía de Vitória, assim como estação de aluguel de bicicleta.
Minhas dicas de hotéis perto da Curva da Jurema
O único hotel na área mais nobre do bairro, perto da Curva da Jurema, é o Sheraton Vitoria Hotel. Num prédio alto, com vista livre para o mar, ele tem piscina na cobertura, suítes confortáveis e até a academia tem vista para a baía.

Eu me hospedei no Golden Gate Residence, edifício com apartamentos de temporada, tipo Airbnb. Da cobertura do prédio, se tem uma linda vista para a Baía de Vitória. E ele fica pertinho da Terceira Ponte, facilitando os passeios para Vila Velha.
Do outro lado da grande avenida da Terceira Ponte, o atrativo do bairro é a Praça do Papa, pois ao redor dela estão a Fundação Projeto Tamar, com suas tartarugas-marinhas, e o Espaço Baleia Jubarte Vitória, ambos bons lugares para visitar com crianças.
Em frente à praça, o Golden Tulip Porto Vitória é a melhor opção de hotel. De alguns quartos, a vista alcança o Convento da Penha, em Vila Velha.
3. Praia de Camburi
Quando eu pesquisei a primeira vez por onde ficar em Vitória, logo me interessei pela Praia de Camburi. Afinal, ela é a única praia de mar aberto da cidade, tem um grande calçadão e está cheia de hotéis na avenida beira-mar.

Mas, quando cheguei lá, me decepcionei bastante. Primeiro com a praia, que estava muito suja. Tinha mais bitucas de cigarro e tampas de garrafa pet do que conchas na areia. Passeando no Pier de Iemanjá, o problema foi o cheiro de urina.
Entretanto, a praia é bem estruturada e pode agradar algumas pessoas. Tem um calçadão novo, bares e quiosques na praia. Quando passei por eles, estavam bastante animados, ao som de samba e com um público eclético curtindo o pôr-do-sol.
Já o bairro não me passou a mesma energia bacana que a Praia do Canto e a Curva da Jurema. Sabe aquele clima de férias? Não senti.

O hotel também me decepcionou. Fiquei no bem avaliado Alameda Vitória Hotel, em frente à praia, mas o cheiro de mofo estava forte e precisei sair de Uber à noite pra não perder a vaga na garagem, pois são limitadas.
Pra quem gosta do padrão da rede Ibis, tem o Ibis Vitória Praia de Camburi, também na orla, custando um pouco menos do que o Alameda.
Apenas 1 quilômetro separa o início da Praia de Camburi do Triângulo das Bermudas, na Praia da Costa. Entretanto, o caminho não é nada amigável para pedestres, sendo preciso utilizar carro para cruzar a ponte.
4. Ilha do Boi
Antes de viajar, também li alguns blogs indicando a Ilha do Boi para hospedagem em Vitória. O principal motivo para isso é a presença de um dos melhores hotéis da capital, o Hotel Senac Ilha do Boi.

No ponto mais alto da Ilha do Boi, ele é um dos hotéis mais completos de Vitória, ideal para viagens em família. Tem piscina, quartos modernos e vista panorâmica para o mar e a cidade. Se vai passar férias em Vitória, reserve com antecedência, pois ele costuma esgotar.
Mas, além da presença do Hotel Senac, a Ilha do Boi não tem grandes atrativos.
Apesar de ser bem localizada, pertinho da Curva da Jurema, a Ilha do Boi é um lugar complicado de andar, por ser repleta de ladeiras íngremes. É um bairro residencial de alto padrão, com muitas casas e praticamente nenhum comércio.
Suas praias, como a Praia Grande e a Praia do Nenel, têm acesso complicado, entorno feio e nenhuma infraestrutura. Me pareceram mais frequentadas por locais do que por turistas.
Enfim, onde ficar em Vitória?

Na minha experiência, sem dúvidas a Enseada do Suá foi a melhor hospedagem em Vitória, principalmente porque fiquei perto da Curva da Jurema, o ponto mais legal da praia.
Mas, em termos de estrutura do bairro, a Praia do Canto é uma melhor escolha, principalmente para quem faz questão de se hospedar perto de restaurantes, farmácias e mercados
Recomendo esses dois bairros de Vitória, a Praia do Canto e a Enseada do Suá, para todos os perfis, de viajantes solo a casais e famílias com crianças e idosos.
Depois disso, me hospedei em Vila Velha e fui visitar a Praia de Ubu e Anchieta, passeio que também recomendo muito.
De volta a Vitória para a última noite, dormi na Praia de Camburi e, como falei, não gostei da região e nem do hotel. Mas cada experiência é única. Então, se acha que essa é sua praia em Vitória, arrisque-se.
Adorei as dicas!
Tenho muita vontade de conhecer. Mas tenho 2 filhas e não tenho ideia de como seria/
Oi Karie! Depende da idade delas, mas, de modo geral, Vitória é um ótimo destino para viajar com crianças e tem atrações que elas adoram, como o Projeto Tamar.