Onde ficar em Vitória (ES)

Depois de ter me hospedado em três bairros diferentes e explorado as principais regiões da capital do Espírito Santo, chegou o momento de escrever minhas dicas de onde ficar em Vitória.

Também me hospedei em Vila Velha, mas o assunto aqui é apenas Vitória. Afinal, ao se hospedar na própria capital, você tem acesso mais rápido às suas atrações, de lindas praias a excelentes restaurantes.

Neste guia, vou explicar quais são e como são os melhores bairros para se hospedar em Vitória. Eles são os lugares mais bonitos, seguros e interessantes da capital. E, cá entre nós, não existe motivo racional para buscar hospedagem em outras regiões.

Mapa demonstrando a localização dos melhores lugares para se hospedar em Vitória.
Mapa de onde ficar em Vitória – Autor: Nivaldo Martins

Estes são os melhores lugares para se hospedar em Vitória:

  1. Praia do Canto
  2. Enseada do Suá
  3. Praia de Camburi
  4. Ilha do Boi

Por que se hospedar em Vitória

É impossível não comparar Vitória com sua vizinha, Vila Velha. Então vamos lá.

Apesar de também estar à beira mar, Vitória não é uma cidade tão praiana quanto Vila Velha. Talvez por suas praias serem menos bonitas, é preciso dizer.

Praia de Camburi – Foto: Nivaldo Martins

Mas, de fato, Vitória tem uma atmosfera bem diferente. Ela me pareceu uma mistura de Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Talvez por ser uma cidade moderna, à moda paulistana, com o charme das praias, como o Rio, e o amor pela gastronomia local, como a capital mineira.

E para curtir um pouco disso tudo, recomendo dormir pelo menos 3 noites em Vitória, de preferência num dos melhores lugares da cidade.

Os 4 melhores bairros para se hospedar em Vitória

Passei uma semana em Vitória e fui apenas olhar o Centro da cidade, um bairro decadente à beira do Rio Santa Maria. Dito isso, não vale a pena considerar se hospedar na região.

Trânsito na Curva da Jurema em Vitória – Foto: Nivaldo Martins

Nas últimas décadas, Vitória desenvolveu-se em direção às praias, onde estão atualmente os quatro melhores bairros da cidade, seja para morar ou se hospedar. Eles concentram os melhores hotéis e apartamentos de temporada da cidade.

Embora sejam próximos, estes bairros guardam diferenças significativas entre eles, tanto em atmosfera quanto em infraestrutura e alternativas de hospedagem. Conheça cada um deles em detalhes a seguir.

1. Praia do Canto, a Ipanema Capixaba

Para quem conhece o Rio de Janeiro, não existe analogia melhor do que comparar a Praia do Canto ao bairro de Ipanema.

Passeio de Caiaque na Baía de Vitória – Foto: Nivaldo Martins

Se de um lado está a praia de águas calmas, com seu calçadão, quadras de esportes e lugares para alugar caiaque e SUP, do outro está o Parque Pianista Manolo Cabral, com seus jardins bem cuidados e parquinhos para crianças.

Entre a praia e o parque, as ruas do bairro são arborizadas, agradáveis para caminhar, passando por prédios residenciais, mercados, cafés charmoso e padarias.

A sensação do bairro é a região apelidada de Triângulo das Bermudas, onde estão os bares mais animados, que reúnem milhares de pessoas para assistir aos clássicos do futebol (carioca, principalmente).

Moqueca Capixaba no Enseada Geraldinho – Foto: Nivaldo Martins

Os melhores restaurantes de moqueca de Vitória também estão no Triângulo das Bermudas. Recomendo muito uma visita ao Enseada Geraldinho, mais elegante, e ao Partido Alto, mais simples e barato.

Achei o bairro seguro para andar durante o dia, mas à noite, observei um grande número de pedintes e homens revirando lixeiras e gritando pelas ruas. Por isso, tenha atenção e prefira chamar um carro de aplicativo para fazer deslocamentos maiores.

Minhas dicas de hotéis na Praia do Canto

Há bons hotéis por todo o bairro. No melhor ponto da orla, o Comfort Suites Vitória tem piscina, vista para o mar e está a poucos passos do eixo gastronômico do bairro. Passeis duas noites nele e gostei bastante. É o melhor da região.

Nas ruas internas do bairro, e portanto mais barato, o Ibis Vitória Praia do Canto, também fica a poucos passos do Triângulo das Bermudas.

O Bristol Praia do Canto, em frente ao mar, é um tanto antigo, e por isso mesmo custa menos do que outros hotéis da área mais nobre de Vitória. Para uma estadia de 1 ou 2 noites, é uma boa opção econômica.

2. Enseada do Suá, o bairro da Curva da Jurema

A Enseada do Suá é um bairro maior e mais diverso do que a Praia do Canto. Por isso mesmo, é preciso ter maior atenção ao endereço dos hotéis.

Canoa Havaiana na Curva da Jurema – Foto: Nivaldo Martins

As melhores quadras do bairro estão nos arredores da Curva da Jurema, um trecho de praia com redes de vôlei, calçadão, ciclovia e restaurantes pé na areia.

São lugares animados, que servem de moquecas a drinques elaborados e cafés especiais. Atmosfera praiana com boa estrutura, ideal para passeios em família, mas também um bom lugar para casais e para o agito de quem viaja sozinho.

Assim como na Praia do Canto, por aqui tem muitos lugares para alugar um caiaque e remar pela Baía de Vitória, assim como estação de aluguel de bicicleta.

Minhas dicas de hotéis perto da Curva da Jurema

O único hotel na área mais nobre do bairro, perto da Curva da Jurema, é o Sheraton Vitoria Hotel. Num prédio alto, com vista livre para o mar, ele tem piscina na cobertura, suítes confortáveis e até a academia tem vista para a baía.

Cobertura do Golden Gate em Vitória – Foto: Nivaldo Martins

Eu me hospedei no Golden Gate Residence, edifício com apartamentos de temporada, tipo Airbnb. Da cobertura do prédio, se tem uma linda vista para a Baía de Vitória. E ele fica pertinho da Terceira Ponte, facilitando os passeios para Vila Velha.

Do outro lado da grande avenida da Terceira Ponte, o atrativo do bairro é a Praça do Papa, pois ao redor dela estão a Fundação Projeto Tamar, com suas tartarugas-marinhas, e o Espaço Baleia Jubarte Vitória, ambos bons lugares para visitar com crianças.

Em frente à praça, o Golden Tulip Porto Vitória é a melhor opção de hotel. De alguns quartos, a vista alcança o Convento da Penha, em Vila Velha.

3. Praia de Camburi

Quando eu pesquisei a primeira vez por onde ficar em Vitória, logo me interessei pela Praia de Camburi. Afinal, ela é a única praia de mar aberto da cidade, tem um grande calçadão e está cheia de hotéis na avenida beira-mar.

Praia de Camburi – Foto: Nivaldo Martins

Mas, quando cheguei lá, me decepcionei bastante. Primeiro com a praia, que estava muito suja. Tinha mais bitucas de cigarro e tampas de garrafa pet do que conchas na areia. Passeando no Pier de Iemanjá, o problema foi o cheiro de urina.

Entretanto, a praia é bem estruturada e pode agradar algumas pessoas. Tem um calçadão novo, bares e quiosques na praia. Quando passei por eles, estavam bastante animados, ao som de samba e com um público eclético curtindo o pôr-do-sol.

Já o bairro não me passou a mesma energia bacana que a Praia do Canto e a Curva da Jurema. Sabe aquele clima de férias? Não senti.

Estátua de Iemanjá e Ilha do Fato – Foto: Nivaldo Martins

O hotel também me decepcionou. Fiquei no bem avaliado Alameda Vitória Hotel, em frente à praia, mas o cheiro de mofo estava forte e precisei sair de Uber à noite pra não perder a vaga na garagem, pois são limitadas.

Pra quem gosta do padrão da rede Ibis, tem o Ibis Vitória Praia de Camburi, também na orla, custando um pouco menos do que o Alameda.

Apenas 1 quilômetro separa o início da Praia de Camburi do Triângulo das Bermudas, na Praia da Costa. Entretanto, o caminho não é nada amigável para pedestres, sendo preciso utilizar carro para cruzar a ponte.

4. Ilha do Boi

Antes de viajar, também li alguns blogs indicando a Ilha do Boi para hospedagem em Vitória. O principal motivo para isso é a presença de um dos melhores hotéis da capital, o Hotel Senac Ilha do Boi.

Hotel Senac Ilha do Boi – Foto: Hotel Senac

No ponto mais alto da Ilha do Boi, ele é um dos hotéis mais completos de Vitória, ideal para viagens em família. Tem piscina, quartos modernos e vista panorâmica para o mar e a cidade. Se vai passar férias em Vitória, reserve com antecedência, pois ele costuma esgotar.

Mas, além da presença do Hotel Senac, a Ilha do Boi não tem grandes atrativos.

Apesar de ser bem localizada, pertinho da Curva da Jurema, a Ilha do Boi é um lugar complicado de andar, por ser repleta de ladeiras íngremes. É um bairro residencial de alto padrão, com muitas casas e praticamente nenhum comércio.

Suas praias, como a Praia Grande e a Praia do Nenel, têm acesso complicado, entorno feio e nenhuma infraestrutura. Me pareceram mais frequentadas por locais do que por turistas.

Enfim, onde ficar em Vitória?

Letreiro de Vitória na Enseada do Suá – Foto: Nivaldo Martins

Na minha experiência, sem dúvidas a Enseada do Suá foi a melhor hospedagem em Vitória, principalmente porque fiquei perto da Curva da Jurema, o ponto mais legal da praia.

Mas, em termos de estrutura do bairro, a Praia do Canto é uma melhor escolha, principalmente para quem faz questão de se hospedar perto de restaurantes, farmácias e mercados

Recomendo esses dois bairros de Vitória, a Praia do Canto e a Enseada do Suá, para todos os perfis, de viajantes solo a casais e famílias com crianças e idosos.

Depois disso, me hospedei em Vila Velha e fui visitar a Praia de Ubu e Anchieta, passeio que também recomendo muito.

De volta a Vitória para a última noite, dormi na Praia de Camburi e, como falei, não gostei da região e nem do hotel. Mas cada experiência é única. Então, se acha que essa é sua praia em Vitória, arrisque-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Adorei as dicas!

    Tenho muita vontade de conhecer. Mas tenho 2 filhas e não tenho ideia de como seria/

    1. Nivaldo Martins disse:

      Oi Karie! Depende da idade delas, mas, de modo geral, Vitória é um ótimo destino para viajar com crianças e tem atrações que elas adoram, como o Projeto Tamar.