Melhores bairros! Onde se hospedar em Viena?
Antiga capital do Império Austro-Húngaro, Viena é uma das cidades mais elegantes da Europa. Mas onde se hospedar em Viena para ter a melhor experiência de viagem?
É disso que vamos falar agora, neste guia super sincero de hospedagem em Viena.
Meu propósito não é apresentar todos os bairros, e sim explicar quais são de fato as melhores regiões de Viena. É para tirar as dúvidas, e não aumentá-las.
Entenda, a seguir, qual é o melhor lugar para ficar em Viena e também conheça outros dois bairros que, por diferentes motivos, também são boas escolhas para viajantes.

Resumo deste artigo:
- Fique no mínimo 3 noites em Viena para conseguir explorar as principais atrações da cidade.
- O Innere Stadt, centro de Viena, é o bairro mais prático para se hospedar. Na melhor localização central, o The Leo Grand é um dos hotéis mais reservados de Viena.
- Eu me hospedei no bom e barato Hotel Rudy, perto de metrô e da estação de trem, no bairro Wieden, uma tranquila área residencial.
- Viena é uma cidade segura e tem bom transporte público. Fique em qualquer bairro ao redor do centro, perto do metrô, e estará tudo bem.
Entenda Viena
Com 2 milhões de habitantes, Viena é a capital e maior cidade da Áustria. Ela ostenta excelentes índices de segurança, um eficiente transporte público e tem presença cativa em rankings de qualidade de vida.
No turismo, Viena é conhecida por seus jardins exuberantes e palácios monumentais construídos nos tempos de riqueza e bom gosto do Império Austro-Húngaro.
Por suas ruas e cafés charmosos, já transitaram personalidades mundiais como o psicanalista Sigmund Freud, o pintor Gustav Klimt e dezenas de grandes compositores, como Mozart, Beethoven e Strauss.
Mesmo que não tenha a mesma importância geopolítica de outros séculos, Viena ainda conserva uma atmosfera aristocrática. Através de suas atrações preservadas e espetáculos de música clássica, é possível reviver os velhos tempos de opulência.
Onde se hospedar em Viena
O lugar que concentra os principais pontos de interesse de Viena é o bairro Innere Stadt, que pode ser considerado o centro histórico da cidade.
Mas ele é também o bairro mais caro e lotado. Então, quem prefere se hospedar em locais mais autênticos e econômicos, pode considerar também os bairros ao redor do centro.
Entre eles, destaco Wieden, onde fica a principal estação de trem de Viena, e Landstraß, bairro nobre, endereço de embaixadas e do Palácio Belvedere.
Tem bons hotéis em bairros de Viena afastados do Centro, mas o tempo e os custos com deslocamento não compensam. Ao se hospedar num bairro central, 2 dias inteiros serão suficientes para explorar o básico de Viena.
Conheça em detalhes os melhores lugares para hospedagem em Viena, aproveite nossas dicas de hotéis e faça sua reserva com antecedência.
1 – Innere Stadt, o Centro de Viena

Viena nasceu como uma cidade medieval. E como tal, era cercada por uma muralha de proteção, posteriormente derrubada por invasores como Napoleão Bonaparte.
A área que ficava dentro das muralhas, o Innere Stadt, é o centro histórico de Viena e concentra os principais locais de interesse turístico.
Por exemplo, a Catedral de Santo Estêvão, em estilo gótico europeu, que junto à praça Graben é o coração turístico e histórico de Viena.
O The Leo Grand é o hotel mais reservado da região. É uma hospedagem perfeita para quem faz questão de conforto e de estar no meio da ação.

Barata para a média de Viena, a Pension Neuer Markt também tem ótima localização.
Outros locais emblemáticos no Centro de Viena são o Café Landtmann, em atividade desde 1873, e o Mozarthaus Vienna, apartamento onde Mozart viveu alguns anos.
E sabe a muralha? Ainda é possível visitar suas ruínas, como em Stubentor, ao lado do Stadtpark, um magnífico parque com jardins, onde está o monumento em homenagem ao compositor Johann Strauss.
Por ter tudo isso e muito mais, o Innere Stadt é a melhor localização para hospedagem em Viena.
2 – Wieden, bairro barato perto do Centro
Foi onde eu me hospedei em Viena, no Hotel Rudy.
Achei o bairro muito tranquilo, cheio de jardins, praticamente escondidos entre os pequenos prédios.

Então, pude ver um pouco da vida cotidiana vienense, sem hordas de turistas pelas ruas. E aproveitei para comer em restaurantes realmente locais e mais baratos do que no centro.
Para ir visitar o Centro, eu fazia da seguinte forma:
- Ia andando, ladeira abaixo, e chegava em cerca de 30 minutos.
- Voltava de metrô e desembarcava na estação quase ao lado do hotel.
Também é importante destacar que nessa região está a Vienna Central / Wien Hauptbahnhof, principal estação de trem de Viena.
Então, para quem vai passar apenas uma noite e seguir viagem de trem, essa localização é muito prática. Eu nem me preocupei com preços de táxi e Uber, pois fazia tudo a pé e de metrô.
Aliás, no roteiro de Berlim e Budapeste, esse bairro de Viena é uma excelente base de hospedagem, pois facilita muito para quem vai chegar e partir de trem.
3 – Landstraße

Bairro rico de Viena, Landstraße é mais conhecido por ter um dos principais pontos turísticos da cidade, o Palácio Belvedere, notório tanto por seus jardins extravagantes quanto por guardar o quadro O Beijo, do pintor austríaco Gustav Klimt.
Nas imediações do Palácio Belvedere, estão três dos hotéis mais reservados de Viena:
- Austria Tren Hotel Savoyen – Confortável e relativamente barato
- NH Wien Belvedere – Aconchegante e com bom custo-benefício
- Lindner Hotel Vienna Am Belvedere – Um 4 estrelas moderno de alto padrão

Essa é uma área mais tranquila no bairro, melhor para viajantes que preferem sossego e menor movimento.
Já para quem busca estar mais perto da ação, recomendo a região de Wien Mitte-Landstraße, no mesmo bairro.
Afinal, quem se hospeda na região fica perto de uma estação de trem e metrô, com fácil acesso ao aeroporto e outros bairros de Viena.
Tem bons hotéis pertinho da estação, como o Mercure Grand Hotel Biedermeier Wien, hotel com ótimo custo-benefício. Aliás, fique de olho nele, pois em algumas datas, as diárias ficam pela metade do preço.
E daqui, são apenas 10 minutos de caminhada até o coração do Innere Stadt, o centro histórico de Viena.
Quantos dias ficar em Viena
Como falei no início, é recomendável dormir pelos menos 3 noites em Viena, para assim ter 2 dias inteiros para explorar a cidade.
Isso caso Viena seja apenas uma parte de um roteiro maior pela Europa. Caso ela seja o seu principal destino ou você tenha interesse em fazer visitas completas aos seus palácios e museus, é preferível passar mais tempo na cidade.
Mas tenha atenção ao tempo máximo de permanência permitido por lei.
Como membro do Espaço Schengen, a Áustria permite que turistas portadores de passaporte brasileiro fiquem no máximo 90 dias no país.
O tempo de permanência em cada país do bloco é considerado nesse conta. Por exemplo, você pode ficar 30 dias na Áustria, 30 dias na França e 30 dias na Alemanha.
Seguro viagem obrigatório em Viena
Atualmente, o seguro viagem é um documento obrigatório para portadores de passaporte brasileiro nos 29 países europeus membros do Espaço Schengen, acordo de define também outras regras, como tempo de permanência e livre trânsito de mercadorias e pessoas, inclusive turistas.
A Áustria é um desses países, e como tal exige que os turistas tenham um plano de seguro viagem com no mínimo 30.000 € ou equivalente em outras moedas, para cobertura de despesas médicas e hospitalares (DMH)
Entre os locais onde é possível fazer cotação de seguro viagem, estão aplicativos de bancos e cartões de crédito, planos de saúde, agências de viagem e os sites das próprias seguradoras.
Confira os sites mais confiáveis para comprar seguro viagem e contrate o seu antes de embarcar para a Europa.
Planeje sua viagem para a Áustria
Além de informações sobre o seguro viagem obrigatório na Europa, aqui no blog você encontra muitas outras informações úteis para sua viagem e para completar o seu roteiro no velho continente.
E aqui vai mais um motivo para reservar seu hotel com antecedência em Viena: a imigração no seu aeroporto de acesso à Europa pode cobrar a apresentação do comprovante de hospedagem.
Então, além de escolher bem onde se hospedar em Viena, tenha consigo o documento gerado pela reserva, seja ele um email ou um PDF, em local de fácil acesso no seu celular ou mesmo impresso, à moda antiga.
Créditos: utilizamos fotos do nosso acerva, capturadas em viagem a Viena num mês de maio, em lindos dias de primavera, e também imagens gratuitas de wouter, ottorapp, franganillo (2) e echomike.