Um jeito rápido de conhecer Curitiba é embarcando no ônibus da Linha Turismo, que percorre os principais pontos turísticos da capital paranaense. O melhor dele, é que podemos começar o passeio a partir de qualquer parada, então dá pra fazer ida e volta até o ponto mais perto do hotel, por exemplo.

São 25 atrações pelo caminho e é possível escolher 4 delas para desembarcar, passar o tempo que quiser, e depois voltar a outro ônibus da Linha Turismo, pois eles passam a cada 30 minutos. O valor atual é R$ 45. E antes que alguém pergunte: sim, vale a pena fazer o passeio!

Horários, preços e detalhes da Linha Turismo de Curitiba

• Dias e horários: de terça a domingo, das 9h às 17h30. Às segundas, o ônibus circula apenas em feriados nacionais.

• Preço: a tarifa é R$ 45. Grátis para crianças de até 5 anos. O viajante recebe 4 tíquetes para reembarque no ônibus, então é possível descer, curtir um tempo as melhores atrações pelo caminho e em seguida voltar ao ponto de ônibus onde desembarcou para aguardar o próximo veículo.

• Onde comprar: a passagem com os tíquetes destacáveis são vendidas nos próprios ônibus ou na URBS da Rodoferroviária, atualmente para pagamento somente em dinheiro.

Ônibus da Linha Turismo de Curitiba estacionado no Parque Tanguá, que garante lindas fotos no pôr-do-sol.

 

Os 25 pontos turísticos no roteiro da Linha Turismo de Curitiba

Estes são os principais locais de interesse que estão no caminho do ônibus turístico. Lembrando que a passagem dá direito a 4 tíquetes para reembarcar no ônibus. Então escolha onde você vai começar seu roteiro e quais são as 4 atrações que merecem uma descida. Dicas: acho que as paradas que mais valem a pena são o Jardim Botânico, o Museu Oscar Niemeyer, a Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) e o Parque Tanguá.

Mas, se bater aquela fome durante o passeio, os melhores lugares para descer são o Mercado Municipal, onde tem bons restaurantes, e Santa Felicidade, bairro com muitos restaurantes italianos e principal pólo gastronômico de Curitiba.

 

1. Praça Tiradentes

Praça central que é o marco zero de Curitiba. Se quer começar seu roteiro pela Linha Turismo o mais cedo possível, deve embarcar aqui. Se estiver hospedado pela região, vá andando e já explore os atrativos, como a Rua XV de Novembro, o Paço Municipal e o Largo da Ordem.

Primeiro ônibus: 9h

Último ônibus: 17h30

 

2. Rua das Flores

É o trecho histórico da Rua XV de Novembro, citada acima.  Foi o primeiro calçadão para pedestre do Brasil e está rodeada de prédios antigos.

Primeiro ônibus: 9h6

Último ônibus: 17h36

 

3. Rua 24 horas

Ainda no Centro de Curitiba, no local está o espaço Curta Curitiba, importante central de atendimento ao turista.

Primeiro ônibus: 9h11

Último ônibus: 17h41

 

4. Museu Ferroviário

Antiga estação ferroviária, no local agora funciona um museu que conta a história das ferrovias do Paraná. Ao lado estão o Shopping Estação, o Teatro de Bonecos a Estação Convention Center.

Primeiro ônibus: 9h20

Último ônibus: 17h50

 

5. Teatro Paiol

Construído em 1906, esse antigo paiol de pólvora foi convertido em teatro de arena no ano de 1971. Símbolo da transformação cultural de Curitiba, foi inaugurado com a presença do compositor e poeta Vinicius de Moraes.

Primeiro ônibus: 9h27

Último ônibus: 17h57

 

6. Jardim Botânico

Em estilo francês, foi inaugurado em 1991. Sua estufa de metal e vidro é um dos cartões-postais de Curitiba. Vale a pena parar aqui por pelos menos 30 minutos, tempo suficiente para andar pelos jardins e explorar o interior da estufa.

Primeiro ônibus: 9h36

Último ônibus: 18h06

 

7. Rodoferroviária e Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Curitiba tem cafés, restaurantes, bancas de frutas, doces e diferentes tipos de lojas. Se bater a fome, vale a pena parar aqui para saborear um Pastel de Linguiça Blumenau.

Primeiro ônibus: 9h43

Último ônibus: 18h13

 

8. Teatro Guaíra e Universidade Federal do Paraná

Inaugurado em 1900, o Teatro Guaíra tem 2.149 lugares e é um dos maiores da América Latina. Do outro lado da praça está a UFPR, apenas 12 anos mais jovem.

Primeiro ônibus: 9h49

Último ônibus: 18h19

 

9. Paço da Liberdade

De volta ao Centro de Curitiba, o ônibus turístico passa em frente ao Paço da Liberdade, antiga sede da prefeitura. Hoje no local funciona um café e um espaço cultural do SESC, cuja entrada é gratuita. Se ainda não passou pela região, vale a pena descer e passear por esse pedaço histórico do Curitiba.

Primeiro ônibus: 9h51

Último ônibus: 18h21

 

10. Passeio Público e Memorial Árabe

O portão imponente marca a entrada deste que foi o primeiro parque público de Curitiba e onde funcionou o primeiro zoológico da cidade. Dá pra tirar boas fotos de cima do ônibus, tanto que parque quanto do Memorial Árabe, sem precisar descer.

Primeiro ônibus: 9h52

Último ônibus:  18h22

 

11. Centro Cívico

O local é sede dos 3 Poderes do Estado do Paraná. Aqui estão o Palácio Iguaçú, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. O prédio da Prefeitura de Curitiba também fica no local. É um local bonito, mas há paradas mais interessantes pelo roteiro do ônibus.

Primeiro ônibus: 9h55

Último ônibus: 18h25

 

12. Museu Oscar Niemayer (MON)

Também conhecido como “Museu do Olho”, é uma das mais famosas obras de Oscar Niemeyer fora de Brasília. Confira no site oficial a programação do museu para saber o que está em cartaz.

Primeiro ônibus: 9h57

Último ônibus: 18h27

 

13. Bosque do Papa e Memorial Polonês

Em 1980 o papa João Paulo II, que era polonês, visitou Curitiba. Logo após sua visita, foi inaugurado esse memorial em homenagem aos imigrantes de Polônia.

Primeiro ônibus: 10h

Último ônibus: 18h30

 

14. Bosque Alemão

Os alemães foram os primeiros imigrantes a se estabelecerem em Curitiba, a partir do ano de 1833. Nesse bosque em homenagem a eles, estão atrativos como o trilha de João e Maria, a Casa Encantada, o Oratório Bach e a Torre dos Filósofos, até onde vale a pena ir para observar uma das mais bonitas vistas de Curitiba.

Primeiro ônibus: 10h11

Último ônibus: 18h41

 

15. Universidade Livre do Meio Ambiente

Uma das paradas mais surpreendentes do caminho. Onde funcionava uma das maiores pedreiras da cidade, hoje é um belo espaço com lago, mata nativa e um mirante construído com toras de eucalipto. Vale a pena subir até o topo e, na volta descansar no simpático café que fica na entrada do bosque.

Primeiro ônibus: 10h15

Último ônibus: 18h45

 

16. Parque São Lourenço

Uma antiga fábrica de cola deu lugar ao Centro de Criatividade, espaço para cursos, oficinas e exposições. Seu lago é cercado por uma bonita área verde de mata nativa de região.

Primeiro ônibus: 10h25

Último ônibus: 18h55

 

17. Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminski

Marco cultural e arquitetônico de Curitiba, além de ser um dos principais pontos turísticos da capital. Foi construído em 1992, de forma que se integra à natureza do local.  Próximo daqui está o Farol da Cidade.

Primeiro ônibus: 10h28

Último ônibus: 18h58

 

18. Parque Tanguá

Orgulho dos curitibanos, fica às margens do Rio Birigüi. Seu charme é esse grande pórtico em estilo europeu, de onde se pode observar o lago em meio à mata. Sem dúvidas um lindo mirante. É um ótimo lugar para encerrar o passeio com o ônibus turístico de Curitiba.

Primeiro ônibus: 10h31

Último ônibus: 19h01

 

19. Parque Tingüi

Outro bonito parque de Curitiba, com grande área verde, lagos e local para caminhadas. A surpresa foi encontrar capivaras pastando à beira da água.

 

20. Memorial Ucraniano

Localizado no Parque Tingüi, o Memorial Ucraniano é uma homenagem à chegada dos primeiros imigrantes da Ucrânia em Curitiba. Se descer no parque, vale a pena caminhar até aqui para tirar uma fotos.

Primeiro ônibus: 10h41

Último ônibus: 19h02

 

21. Portal Italiano

Não precisa descer, pois o ônibus vai passar embaixo dele, que marca a entrada no bairro italiano de Curitiba, o Santa Felicidade. Prepare o estômago, pois à frente estarão alguns dos principais restaurantes da capital.

Primeiro ônibus: 10h47

Último ônibus: 19h17

 

22. Santa Felicidade

Imigrantes italianos das regiões da Vêneto e Trentino, chegaram aqui por volta de 1878. Aí não deu outra: o local se tornou o principal pólo gastronômico de Curitiba, com vários restaurantes típicos. Entre eles está o Madalosso, criado em 1963 e considerado o maior restaurante da América Latina.

Primeiro ônibus: 10h56

Último ônibus: 19h26

 

23. Parque Barigüi

Outro importante parque de Curitiba. Aqui estão atrativos como o Museu do Automóvel, a Casa da Leitura e a Academia ao Ar Livre.

Primeiro ônibus: 11h04

Último ônibus: 19h34

 

24. Torre Panorâmica

Com 109 metros de altura, daqui se tem a melhor vista possível de Curitiba. É possível observar seus parques e o traçado das ruas da cidade. A vista fica ainda mais bonita próximo ao pôr-do-sol.

Primeiro ônibus: 11h09

Último ônibus: 19h39

 

25. Setor Histórico

Essa região concentra importantes atrações de Curitiba, como a Fonte de Memória, as Igrejas da Ordem e do Rosário e casarões que foram transformados em espaços culturais. Se fizer o roteiro ao domingo, desça para conhecer a feira de artesanato, popularmente conhecida como Feirinha do Largo da Ordem.

Primeiro ônibus: 11h17

Último ônibus: 19h47

 

Viajar com tudo reservado é bem melhor
  • Booking: descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis
  • Real Seguros: compare preços de seguro viagem
  • RentCars: aluguel de carro pelo menor preço em dezenas de países
  • Chip Internacional: internet no celular em qualquer lugar do mundo

Descontos para economizar na viagem (e antes dela)

Autor

Criador e principal editor do Buenas Dicas, o blog do viajante inteligente (que é você 😄). Siga nossas redes sociais e para dúvidas, propostas e parcerias, veja nosso contato.

2 Comments

  1. Pedão, Nivaldo!

    Peço que você desconsidere o meu comentário anterior, meu caro. Enviei confundindo as informações que você forneceu com um outro blog que li simultaneamente.

    Você tá de parabéns!

  2. Olá, Nivaldo!

    Você poderia ter citado a UNILIVRE, em seu roteiro. É um lugar incrível, que me surpreendeu, sendo um dos melhores do roteiro percorrido pela Linha Turismo.

Comentários