Passagem de trem na Europa: onde comprar, preços, cabines

A Europa é o melhor continente para viajar de trem. Mas cada país tem suas particularidades, assim para viajar de um país para o outro. Por isso, nessas dicas sobre viagens de trem na Europa, explicamos sobre onde comprar passagens, velocidades dos trens, conforto, entre muitas outras dicas.

Já tive a oportunidade de fazer viagens de trem por Itália, Alemanha, Hungria, Eslovênia, Áustria, Portugal, Espanha, República Tcheca e Eslováquia, entre outros. Agora, vou resumir tudo o que aprendi, com informações importantes para você também desbravar os trilhos do velho continente.

A seguir, confira onde comprar passagens de trem na Europa, tanto nos sites oficiais de cada país, quanto em parceiros comerciais confiáveis. Entenda também um pouco sobre os tipos de vagões, cabines e classes em trens de passageiros europeus.

Passagem de trem na Europa: onde comprar em cada país

Antes das dicas específicas de cada país, vou dar um atalho: é possível comprar passagens de trem em praticamente todos os países do Europa pelo site Omio.

Em muitos casos, ele direciona diretamente para o site oficial da cia ferroviária. Os preços não mudam muito, podendo ser levemente mais caros ou mais baratos.

A grande vantagem de comprar por esse site, é utilizar uma plataforma mais amigável, sendo mais fácil de mexer e entender o que está sendo feito.

Inclusive, já comprovei que a Omio é confiável, por isso estou indicando. Mas há muitos outros intermediários nesse setor.

Onde comprar passagem de trem na Itália

Existem atualmente duas cias de transporte ferroviário de passageiros que circulam entre os destinos nacionais na Itália:

  • Trenitalia – Empresa estatal. É a maior da Itália, presente em todas as regiões do país. Tem grade capilaridade, interligando desde bairros afastados de pequenas cidades, em trens regionais, a importantes destinos turísticos, com trens de alta velocidade, conhecidos como Frecciarossa, que atingem até 360 km/h.
  • Italo – Os trens da Italo percorrem as maiores cidades e destinos turísticos italianos. A empresa, de capital privado, é referência em trens de alta velocidade.

Já fiz algumas viagens em ambas as empresas. A Trenitalia tem uma imensa gama de trens, dos mais simples, sujos e lotados, aos mais modernos e velozes. Da Italo, conheci apenas trens modernos e espaçosos.

Tanto na Italo quanto na Trenitalia, já comprei passagens nas categorias econômica e superior. Apesar dos preços bem maiores nas categorias ditas como luxo ou primeira classe, não senti um padrão de conforto tão acima que justifique a escolha. Portanto, pode comprar a passagem mais barata sem problemas.

Onde comprar passagem de trem em Portugal

Atualmente existe uma única empresa que opera trens de passageiros em Portugal, que é a CP-Comboios de Portugal. Traduzindo de português para português brasileiro, comboio é trem.

Pela CP-Comboios de Portugal, é possível viajar entre os principais destinos turísticos de Portugal, como por exemplo nas rotas Lisboa-Porto, Lisboa-Faro, Sintra-Coimbra, Guarda-Lista, entre muitas outras.

Onde comprar passagem de trem na Espanha

A Espanha possui um maior número de cias ferroviárias. Duas delas estão baseadas nos dois principais territórios separatistas do país.

  • Renfe – Com sede em Madrid, a Renfe é a principal operadora de trens na Espanha, interligando as maiores cidades e principais destinos turísticos do país, em rotas importantes como Madrid-Barcelona e Madrid-Valência.
  • FGC – A Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya, FGC, é a companhia ferroviária estatal da Catalunha. Para viagens pela região, principalmente a partir de Barcelona, ela oferece o maior número de rotas.
  • Euskotren – O País Basco, no norte da Espanha, também tem sua cia férrea estatal. A Euskotren é a responsável por interligar as mais importantes cidades da região, como Bilbao e San Sebastián. Utilizamos a Euskotren neste Roteiro no País Basco e gostamos.

Onde comprar passagem de trem na Eslovênia

A pequena Eslovênia, país na fronteira leste da Itália, também é um destino ideal para fazer viagens de trem.

Pela cia ferroviária estatal eslovena, a Slovenske železnice, é possível ir da capital, Liubliana, para os principais destinos turísticos do país, incluindo Bled, cidade de beleza cinematográfica.

Devido à dificuldade dos estrangeiros com palavras em esloveno, a empresa também é conhecida por seu nome internacional, em inglês: Slovenian Railways

A palavra “potniski” que está no domínio do site oficial, significa “passageiros” em esloveno.

Viajei com a empresa e gostei dos trens. Mas a viagem, que era pra ser direta, teve duas trocas no caminho, uma delas para um ônibus.

Onde comprar passagem de trem na Hungria

A empresa estatal de trens na Hungria é a Magyar Államvasutak, ou simplesmente MAV.

Não estranhe a URL do site: a palavra “jegy” significa “bilhete” em húngaro.

Foi no site da própria cia húngara que eu comprei a passagem de trem de Budapeste, na Hungria, para Liubliana, na Eslovênia. Ou seja, uma passagem internacional.

Para viajar entre destinos húngaros, o site da MAV também é o melhor lugar para adquirir as passagens.

Onde comprar passagem de trem na Alemanha

Para viajar de trem na Alemanha, compre suas passagens diretamente no site da companhia estatal, a Deutsche Bahn, também conhecida pela sigla DB.

Além de trens regionais, que atendem de capital a cidades pequenas, a DB opera as principais rotas de trem da Alemanha, quase sempre em trens modernos de altíssima velocidade.

Eu fiz a viagem de trem de Munique a Berlim, pela DB, em que o trem atingiu velocidade superior a 300 km/h.

Onde comprar passagem de trem na Áustria

O nome oficial da Áustria, em alemão, é Österreich. É por isso que a companhia de trens estatal de chama Österreichische Bundesbahnen-Holding, ou seja, Holding Ferroviária Federal Austríaca.

Mas não se preocupe com o nome complicado: chame apenas de OBB, como a empresa é mais conhecida.

Pela OBB, é possível comprar passagens do tipo Interrail, como são chamados os trechos que cruzam fronteiras entre países.


Antes de comprar suas passagens de trem na Europa, que tal conferir dicas sobre alguns roteiros que eu já realizei e recomendo?

Por exemplo, esta viagem de trem de Verona a Berlim, passando por Munique, cruza um dos trechos mais bonitos dos Alpes, com direito a uma parada em Innsbruck, então fica muito fácil enriquecer o roteiro.

E tem também o roteiro que faz mais sucesso aqui no blog: 10 países em 20 dias na Europa, tudo de trem.

Independentemente de qual for o seu destino, desejo a você uma excelente viagem para a Europa. Conte comigo para tirar dúvidas e receber mais dicas de roteiros e viagens de trem.

Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.

Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.

Conheça nossos parceiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *