10 principais pontos turísticos do Porto, em Portugal

Segunda cidade mais visitada de Portugal, o Porto tem atrações para a família inteira. De passeios de barco no Rio Douro a mirantes com vistas espetaculares e degustações de vinhos, veja o que fazer de melhor na cidade.

Marquei no mapa os principais pontos turísticos do Porto para facilitar o seu roteiro. Assim você conhece o máximo de lugares no menor tempo e com menos gastos com transporte.

Quais são os 10 principais pontos turísticos do Porto

Nos detalhes de cada atração, também informo se são locais gratuitos ou pagos, nesse caso com o valor dos ingressos. Assim fica mais fácil calcular quanto vai gastar para visitar os pontos turísticos do Porto. Se tiver qualquer dúvida, é só perguntar.

1. Ribeira do Porto

Região histórica, sendo um dos bairros mais antigos da cidade. Fica à beira do Rio Douro. Tem um calçadão repleto de bares e restaurantes. É um passeio essencial e gratuito para fazer. Além de ser um dos melhores bairros para se hospedar no Porto, com uma vista incrível para o rio e a ponte.

→ Passeio gratuito. Melhor para fazer entre o fim da tarde e a noite, quando a vista é mais bonita.

Orla da Ribeira, vista da Ponte Luís I.

2. Ponte Luís I

A ponte que liga a cidade do Porto à vizinha Vila Nova de Gaia é uma das principais atrações turísticas da região. Foi inaugurada em 1888. Em estrutura metálica, ela tem 385 metros de comprimento e altura máxima de 45 metros. Tem duas plataformas, sendo que na plataforma inferior o trânsito é de carros e pedestres, e na superior passam pedestres e trens.

→ Passeio gratuito. Vale a pena ir andando na plataforma superior pra ver o pôr-do-sol.

Ponte Luís I, entre o Porto e Vila Nova de Gaia.

3. Rio Douro e seus passeios

O célebre Rio Douro nasce na Espanha e cruza todo o norte de Portugal, dando vida ao Vale do Douro, uma das principais regiões vinícolas do país. Depois de percorrer quase 900 quilômetros, ele chega caudaloso à cidade do Porto, que sabe aproveitar o leito navegável do rio em passeios turísticos, como no Cruzeiro das Sete Pontes. Poucos quilômetros à frente, o Douro já se encontra com o mar, sendo também um belo passeio para fazer.

→ Passeios de barco pelo Rio Douro podem ser comprados pela internet ou no local, o que sai um pouco mais barato. Preços a partir de 12 euros, em média.


4. Torre dos Clérigos, um mirante imperdível

No Centro Histórico do Porto, onde estão alguns dos edifício mais bonitos e principais pontos turísticos da cidade, um dos maiores destaques é a Torre dos Clérigos, junto à igreja de mesmo nome. Na época de sua inauguração, em 1763, ela foi o edifício mais alto de Portugal. Pode ser visitada por turistas e tem um mirante próximo ao topo, que oferece uma das melhores vistas do Porto.

→ Para subir ao mirante da Torre dos Clérigos, é preciso comprar o ingresso. Na bilheteria local custa 3 euros, o que é mais barato do que no site oficial e sites de vendas terceirizados.

Torre dos Clérigos, que já foi o edifício mais alto de Portugal.

5. Estação São Bento

A belíssima arquitetura chama a atenção para o prédio da Estação Ferroviária São Bento, no Centro Histórico do Porto. E do lado de dentro, a riqueza cultural é ainda maior: no saguão da estação, murais em azulejos pintados à mão contam cenas épicas da história de Portugal. Inaugurada em 1916, a estação ainda está em plena atividade. A visita vale a pena, mesmo que não precise pegar um trem. Se quer entender um pouco mais, recomendo fazer uma atividade como essa caminhada cultural, que percorre os lugares mais emblemáticos da cidade.

→ Entrada gratuita no saguão principal, onde estão os mais de 20 mil azulejos dos murais.


6. Jardins do Palácio de Cristal

Se gosta de parques, mirantes inesquecíveis e paisagismo, essa é uma visita imprescindível no Porto. Nos Jardins do Palácio de Cristal, construídos nos anos 1860, estão atrações como o Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e o Pavilhão Rosa Mota. Além, é claro, dos jardins com diferentes temáticas, como o Jardim dos Sentimentos, o Jardim do Roseiral e o Jardim das Medicinais.

→ A entrada nessa grande área verde é grátis. Recomendo entrar no blog Viaggiando para ver dicas, fotos e saber como é a visita.

Rio Douro visto dos Jardins do Palácio de Cristal | Foto de Diego Montana

7. Livraria Lello

Foi inaugurada em 1906 e está em funcionamento desde então. Em estilo neogótico, há décadas é um importante ponto turístico do Porto. Se tornou ainda mais conhecida depois que suas escadas inspiraram a escritora J.K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter, na composição do cenário de Hogwarts, a escola dos bruxos.

→ Apesar de ser um livraria, cobra ingresso, no valor de 5 euros. Mesmo assim, está quase sempre lotada, sendo difícil se locomover lá dentro.


8. Café Majestic

Um dos mais antigos e luxuosos cafés e bistrôs da cidade do Porto. Vai completar 100 anos em 2021. Outra atração do Porto que foi impulsionada pelo sucesso de Harry Potter, pois supostamente era frequentado pela escritora J.K. Rowling e aqui ela teria escrito alguns capítulos da saga do bruxo herói.

→ A entrada é gratuita, mas os preços no cardápio são assustadores. Por exemplo, chegam a cobrar 20 euros por um sanduíche “francesinha”, que em outros lugares custa no máximo a metade desse valor.

Interior do Majestic Café | Foto de José Moutinho

9. Rua das Flores

Principal rua turística do Porto, é exclusiva para pedestres. Repleta de cafés, lojas de vinhos e restaurantes. É um passeio indispensável na cidade, sendo o melhor caminho para andar entre o Centro Histórico e a Ribeira. Bom lugar para comprar vinhos, presentes ou simplesmente curtir o vaivém das pessoas.

→ Local público e gratuito.


10. Bondinhos elétricos do Porto

Não é só Lisboa que tem bondinhos elétricos. Apesar de menos famosos que os da capital, os bondinhos do Porto são muito charmosos. A Linha 1 é a mais conhecida e a passagem custa 3,50 Euros. A viagem dura cerca de 20 minutos e vai da Ribeira até a Foz do Douro. A Linha 18 e a Linha 22 também são turísticas. Se tiver tempo e fizer questão de entrar, vale a pena fazer o passeio.

→ Pra andar no bonde, como citado acima, o valor da passagem é 3,50 euros.


Pontos turísticos do Porto, que não são no Porto

Além dos 10 lugares citados acima, o Porto possui muitos outros passeios imperdíveis. Um dos lugares mais visitados pelos turistas fica na verdade na cidade vizinha, Vila Nova de Gaia. Basta atravessar a Ponte Luís I até lá.

Bem na orla do Rio Douro, estão as famosas Caves de Vinho do Porto. Em praticamente todas elas é possível fazer uma visitação guiada e depois degustar diferentes tipos de vinhos, entre brancos, portos e tawnys. O valor das visitas varia bastante. Em média, é possível pagar a partir e 14 euros pela visita com degustação básica.

Outra atração do Porto que também fica em Vila Nova de Gaia é o Teleférico de Gaia. Podemos dizer que ele liga nada a lugar nenhum, pois apenas poupa os turistas de uma subida mediana. Mas é um passeio famoso e o visual lá de cima é bonito. O trecho do passeio custa 6 euros. Por 9 euros, pode fazer ida e volta.

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *