Pucón: um dos melhores lugares para esquiar no Chile

Quando se fala em esquiar no Chile, várias estações vêm à cabeça: Portillo, Valle Nevado, El Colorado e La Parva são algumas delas, todas próximas a Santiago. Mas se você quer paisagens ainda mais incríveis, a dica é seguir ao sul, para a pequena cidade de Pucón.

A 785 quilômetros de Santiago, Pucón é a porta de entrada da Patagônia Chilena. A cidadezinha, de 22 mil habitantes, é mais conhecida por seu lago vulcânico e esportes de aventura, sobretudo no verão.

Mas é no inverno, entre julho e setembro, que a maior atração de Pucón, o vulcão Villarrica, se transforma numa exuberante estação de esaqui.

Onde esquiar em Pucón: estação na base do vulcão Villarrica

vulcao villarica pucon chile

Geralmente começa a nevar no sul do Chile em meados de junho. Mas a estação de esqui de Pucón abre somente em julho, quando a espessura da neve na encosta do vulcão possibilita que o Centro de Ski Pucón funcione a todo vapor*.

* Trocadilho intencional, afinal o vulcão Villarica é conhecido por ser um dos mais ativos do mundo, soltando fumaça o ano inteiro. Sua última grande erupção foi em 2015, gerando cancelamento de voos por toda a América do Sul.

Vista privilegiada e boa infraestrutura

Praticantes de snowboard param na descida na neve do vulcão Villarica

A infraestrutura não se compara à de Valle Nevado e de Portillo, por exemplo, mas a estação de esqui do vulcão Villarica também oferece pistas para variados níveis, além de uma escola de esqui voltada para as crianças, lojas e cafeteria. O snowboard também é muito praticado sobre a neve do Villarica.

Da encosta do vulcão, é possível ter uma vista privilegiada dos lagos e parques da região de Araucanía, que também possui outras incríveis atrações, a exemplo da Trilogia dos Lagos e do Parque Nacional de Conguilio.

Mas é o próprio Vulcão Villarica que domina a paisagem.

Bom para os viciados adpetos do Instagram e outras redes sociais, que podem tirar excelentes fotos e garantir muitos likes. Quem é que não curte uma visual desses?

teleferico pucon chile
Teleférico da estação de esqui com o vulcão Villarica ao fundo

Bom, a ideia desse post – assim como de todo o Buenas Dicas – é despertar o desejo de conhecer e desbravar, afinal, de informações e dados catalogados (como nomes de hotéis, restaurantes e operadoras de turismo) a internet está cheia. Por isso digo:

mapa pista esqui villarica pucon
Mapa das pistas da estação Ski Pucon Chile

Se você nunca viu um vulcão e ainda está muito afim de esquiar, vá direto a Pucón. Assim, economiza tempo e dinheiro, além de certamente ter as férias mais incríveis e geladas da sua vida. E como falei lá no início, o esqui está longe de ser a principal atração de Pucón.

Outras atrações e esportes radicais: muito mais do que esquiar no Chile

A cidade de Pucón também é famosa por suas águas termais e pelos parques nacionais da região, como o Parque Nacional Huerquehue e a Reserva Nacional Villarica. Além de outros lagos e vulcões, como os lagos Caburgua e Tinquilco e os vulcões Quitrupillán e Lánin.

Com uma natureza tão rica e diversa, Pucón se tornou referência em esportes radicais como rafting, mountain bike e escalada, que garantem o movimento na cidade o ano inteiro, seja primavera, outono, verão ou inverno.

A Folha de São Paulo Online tem um artigo completo sobre os esportes radicais em Pucón, olha lá. E os preços estão aqui.

No inverno, neve é o que não falta em Pucón. Olha só o carro dos Carabineros de Chile.
No inverno, neve é o que não falta em Pucón. Olha só o carro dos Carabineros (a polícia do Chile)

E o vulcão Villarica, além de ser um excelente lugar para esquiar no Chile, também se mostra importante para os adeptos da escalada/trekking/subida destemida pelo gelo.

Inclusive amadores e turistas que nunca escalaram podem buscar o topo desse gigante: devidamente equipados e guiados por profissionais experientes da região.

Em dias de pouca fumaça, após o trekking de algumas horas, dá até pra olhar dentro da cratera e admirar a lava.

parque nacional villarica

Se interessou por esquiar em Pucón?

Então vá entrando no clima da sua próxima viagem e prepare-se para esquiar no Chile em grande estilo, aos pés do gigante vulcão Villarica.

Aproveite e organize também outros detalhes da sua viagem a Pucón e outros destinos no Chile com nossas dicas, incluindo relatos sobre estradas, roteiros e posts tão completos que são verdadeiros guias de viagem.

Boa viagem e aproveite tudo que Pucón oferece na temporada de neve!

Viajar com tudo reservado é bem melhor

Descontos para economizar na viagem

  • Utilize o cupom BUENASDICAS5 na Seguros Promo e tenha   5% de desconto  em seguro viagem
  • Acesse o site O Meu Chip por esse link e tenha   15% de desconto  usando o cupom CHIPMAISBARATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 Comentários

  1. ola… sobre subir o Villarica, eu gostaria de saber se tem idade minima, pesquisei bastante, mas não achei nada sobre isso.

    obrigada

    1. Olá, Nikita. Pesquisando no site da Aguaventura, que é uma das agências de turismo mais indicadas em Pucón, inclusive pelo guia Lonely Planet, a idade mínimo é 12 anos. (https://www.aguaventura.com/volcan). Imagino que deva existir também uma altura mínima ou outros critérios.

      Pra mais detalhes, recomendo mandar email para algumas agências. Se for na alta temporada, que é em dezembro e janeiro, vale a pena reservar com antecedência. Fiz uma lista com dicas de agências em Pucón: https://www.buenasdicas.com/principais-agencias-de-turismo-em-pucon-2167/

  2. Olá. Sabe me dizer como funciona o transporte e seus preços desde Pucon até a estação de esqui, pois não gostaria de alugar um carro. Muito obrigado.

  3. Testando o novo sistema de comentários aqui nas dicas para esquiar em Pucón

  4. Olá, obrigada pela descrição apurada do seu post, me ajudou bastante a decidir pelo destino!
    Sabe me dizer a média de preço, uma idéia que seja, da estação de esqui? Dia com teleférico, aluguel de equipamento e aula para iniciantes. Sabe se fica na média do valor do Valle Nevado ou se é mais barata, mais cara…
    Desde já, obrigada!

    1. Oi Carolina, que bom que gostou das dicas para esquiar em Pucón. É um ótimo destino mesmo, sou doido pra voltar lá.

      Em 2016, a aula de 1 hora de esqui estava 35 mil pesos chilenos, mais ou menos 168 reais, na cotação de hoje. Já o ingresso estava 36 mil pesos na alta temporada.

      Ainda não liberaram os preços pra temporada 2017. Fique de olho no site oficial do skipucon

      Comparando com o preços do Valle Nevado, Pucón costuma ser mais barato.

      Em breve vão atualizar com preços 2017.

  5. Olá boa noite. É possivel fazer snowboard e ir em alguma terma em apenas um dia em Pucon? Ou preciso de dois dias pra esses passeios?

    1. Oi Paula. Não cheguei a tentar fazer as duas coisas no mesmo dia. Acho complicado, principalmente porque vai ser inverno em Pucón, com estradas cheias de neve, atoleiros e coisas do tipo que atrasam os trajetos. Melhor um dia pra cada passeio mesmo.

  6. Será que consigo pegar um pouquinho de neve no final de dezembro inicio de janeiro em Pucon?

    1. Claudia, sem chance de nevar em Pucón essa época do ano. Só neva por lá no inverno, de junho a setembro. Janeiro é o auge do verão, mês mais quente do ano na região.

      Aqui tem mais dicas sobre o que fazer em Pucon

      Mas em qualquer mês é possível ver e até andar em superfícies nevadas por perto de Pucón. Mesmo que não pretenda fazer a trilha até o topo do Vulcão Villarrica, dá pra ir de carro até a base. Fui em dezembro e andei na neve lá. Já estava um pouco marrom de terra, mas deu pra matar um pouco da vontade.

      Aproveite o clima de janeiro pra curtir as melhores atrações de Pucón, como os lagos, as corredeiras, os passeios a cavalo.

      Boa viagem!

  7. Será que pego pelo menos um pouquinho de neve no final de dezembro inicio de janeiro em Pucon?

  8. Olá, vou para o Chile na última semana de junho. Será que as pistas de esqui em Pucon já estarão abertas?

    1. Olá, Patrícia! Historicamente a neve começa a cair no Chile no começo de junho, formando neve o bastante pra esquiar a partir da metade do mês. Ou seja, provavelmente você vai conseguir esquiar no final de junho sim. De qualquer forma, recomendo verificar com o Gran Hotel Pucón Resort & Club, responsável pela estação. O site oficial SKI PUCON já está colocando algumas informação da temporada 2016, inclusive preços de aluguel de equipamento e aulas.

  9. Olá, gostaria de saber da estrutura dos lifts que levam ao topo da montanha para os adeptos a snowboard. Já ouvi falar que as vezes não funcionam e ouvi também que demora muito a subida. Isso é verdade? Desde já, agradeço.

    1. Oi Juliana. Então, não tenho outras experiências de neve pra comparar, mas comigo ocorreu tudo bem em Pucón. Recomendo Pucón pela experiência em geral e cidade e arredores e para iniciantes, mas se você já esquia ou faz snowboard há algum tempo, outras estação no Chile são mais recomendadas.