Quando ir a Vitória, Espírito Santo
Sabe por que eu gosto de Vitória? Porque sempre vou com o clima perfeito. Entenda você também quando ir a Vitória e encontre a capital do Espírito Santo com o sol brilhando e o clima ameno.
Dessa forma, com um bom planejamento para viajar a Vitória na melhor época, você evita os meses mais chuvosos e escapa também do calor extremo que faz no litoral do estado em certos períodos.
Na tabela a seguir, confira as temperaturas médias e o volume histórico de chuvas em Vitória de janeiro a dezembro. E depois, saiba em detalhes o que esperar da cidade em cada época do ano.

Melhor época para viajar a Vitória
Entre maio e setembro, chove pouco no litoral central do Espírito Santo, onde estão Vitória e Vila Velha.
Além disso, nesse finalzinho de outono e no inverno, as temperaturas são amenas, com máximas em média em torno de 25 ºC durante o dia, o que é perfeito para curtir as praias e fazer passeios ao ao livre.
As noites são frescas, com temperaturas mínimas em média por volta de 18 ºC. O que combina muito com uma boa moqueca capixaba, daquelas que vem fervendo no caldeirão.

Entre esses meses, o menos chuvoso de todos é junho. Então, se você quer correr o menor risco possível de pegar chuvas, vá em junho. Mas todos os meses entre maio e setembro são boas opções.
Exceto julho, devido às férias escolares, esses meses são mais baratos para viajar a Vitória, com muitas promoções de passagens aéreas e hotéis, e a cidade não costuma estar lotada.
Alta temporada em Vitória
Na contramão do melhor clima, a alta temporada em Vitória segue principalmente o calendário escolar e dos grande feriados.
Por isso, os meses de dezembro e janeiro, embora relativamente chuvosos, são de superlotação no litoral em Espírito Santo.
Se não bastassem as chuvas, dezembro e janeiro são meses de verão, época de muito calor em Vitória. Apesar das temperaturas médias entre 22 ºC e 28 ºC, picos de até 37 ºC são comuns na região.
Embora Vitória não seja um balneário como Guarapari, ela também recebe um grande número de turistas nessas época, especialmente na semana entre o Natal e o Ano Novo. E o movimento segue forte no mês de janeiro. Então, engarrafamentos, faltas de vagas para estacionar e filas nos melhores restaurantes se tornam comuns.
O que fazer em Vitória
Vitória está no litoral, mas passar o dia na praia não é a principal atividade turística da cidade. Aliás, se a sua intenção é apenas passar o dia na praia relaxando, cidades próximas como Vila Velha, Guarapari e Anchieta oferecem melhor opções.
Entre as melhores coisas pra se fazer em Vitória, destaco estas quatro:
1. Encontre a moqueca perfeita
Vitória é o melhor lugar do Espírito Santo para experimentar a tradicional moqueca capixaba. Ela é diferente da baiana, principalmente por não conter azeite de dendê, e seus acompanhamentos, como a moquequinha de banana, fazem toda a diferença.

A melhor moqueca que eu provei em Vitória foi no Restaurante Enseada Geraldinho, localizado no Triângulo das Bermudas, região gastronômica da cidade.
Mas não se contente com uma só. A maioria dos restaurantes e botecos de Vitória tem moqueca no cardápio, seja de peixe ou mista com camarão.
2. Reme com os golfinhos
Na minha primeira manhã em Vitória, fui caminhar na praia da Curva da Jurema e vi alguns caiaques para alugar.

A baía estava com as águas calmas, e fui remando até a Ilha das Andorinhas. Chegando lá, um nadador perguntou: já viu os golfinhos?
Eu não imaginava que encontraria golfinhos ali, pois é uma praia urbana, próxima ao porto. Mas não deu outra. Minutos depois, um trio de golfinhos começou a nadar ao redor do caiaque.
Claro que não é garantido que os golfinhos estarão por lá no dia do seu passeio. Mas vale a pena tentar. E mesmo se não encontrá-los, é um passeio saudável que vale a pena fazer.
3. Visite o Projeto Tamar
Vitória possui uma unidade da famosa Fundação Projeto Tamar, localizada entre o mar e a Praça do Papa.
Menor do que o Tamar de Praia do Forte, a versão capixaba do projeto também conta com filhotes e adultos de tartarugas-marinhas de diferentes espécies.
Além disso, é possível conhecer ossadas e conversar com os biólogos, que tiram todas as dúvidas. E o passeio ainda tem um belo visual, com vista para o Convento da Penha, em Vila Velha.
Para uma viagem a Vitória com crianças, conhecer o Projeto Tamar é um passeio imperdível.
4. Experimente o café do Espírito Santo
O Espírito Santo é o segundo maior produtor nacional de café, atrás apenas de Minas Gerais. E o melhor lugar para degustar o café capixaba é no próprio Espírito Santo.
Afinal, no estado é possível encontrar marcas menos conhecidas, principalmente de cafés especiais.
Na Curva da Jurema, com mesas na areia da praia, o Mangalô Café Bar é um dos melhores lugares para degustar cafés em Vitória. Também vale a pena conhecer o Terrafé, no Hortomercado.
Hospedagem em Vitória
Eu me hospedei em três lugares diferentes em Vitória:
- Praia do Canto
- Enseada do Suá
- Praia de Camburi
Sem dúvidas, a Praia do Canto é a melhor localização possível, especialmente o endereço do Hotel Costa Vitória, no melhor ponto do bairro e bem em ao lado da praia.
Também destaco o conforto e o endereço privilegiado do Comfort Suítes Vitória, que possui quartos com visto para o mar e está próximo aos melhores bares e restaurantes de Vitória, em bairro nobre da cidade.

Durma pelo menos três noites em Vitória, pois assim terá dois dias inteiros para curtir a cidade. E depois, logicamente, visite também Vila Velha e siga em direção às praias do litoral norte ou sul do Espírito Santo.
Onde comprar passagens para Vitória
O Aeroporto de Vitória (VIX) é o maior do Espírito Santo e fica muito próximo ao centro da capital.
Há voos direto para Vitória a partir das principais capitais brasileiras, por Azul, Gol e LATAM. Eu fui de Brasília, num voo de apenas 1h30.
Comprei minha passagem pelo Booking Voos, onde é possível comparar preços de voos por várias cias aéreas e para diferentes destinos.

Como circular em Vitória
Nessa última viagem, eu me desloquei em Vitória de três formas diferentes.
Em primeiro lugar, como me hospedei perto da Curva da Jurema, em sempre ia pra lá andando. Achei essa região segura para caminhar, inclusive à noite.
Para ir até a Praia do Canto, onde tem mais opções de bares e restaurantes, utilizei Uber. Tem muitos carros pelo aplicativo em Vitória e sempre chegava em poucos minutos.
Por fim, eu aluguei um carro no aeroporto e fiz alguns passeios em Vitória com ele. Mas o trânsito na cidade, especialmente na hora do rush, é desanimador. Só valeu a pena pois o principal propósito dele era seguir viagem rumo ao litoral sul.
Organize sua viagem ao Espírito Santo
Além de planejar bem quando ir a Vitória, aproveite que está aqui no blog para tirar dúvidas e conferir mais dicas de viagem pelo Espírito Santo.
Pra começar, veja este relato super sincero sobre a Praia de Ubu, um paraíso de tranquilidade perto de Vitória e Vila Velha.
E para esticar sua viagem pelo litoral, confira onde se hospedar em Anchieta, um destino de lindas praias no litoral sul do Espírito Santo.
Em caso de dúvidas, fale comigo pelos comentário ou mande um email para [email protected]. Desejo a você uma excelente viagem e um clima perfeito para aproveitar Vitória.