Quando ir para a Ilha de Capri: melhor época
Escolha quando ir para a Ilha de Capri, na Itália, bom base em dados e relatos de viagem em diferentes meses do ano.
Confira, a seguir, como é o clima em Capri de janeiro a dezembro e também as características de cada temporada, ao longo das quatro estações do ano.
Dessa forma, saiba qual a melhor época em Capri e programa sua viagem conforme suas preferências e seu orçamento.
Quando ir para Capri: chuvas, temperaturas e temporadas
Localizada no Golfo de Nápoles, no sul da Itália, a Ilha de Capri tem um clima tipicamente Mediterrâneo, com verões quentes e secos, e inverno frios e chuvosos.
Por ser uma ilha de dimensões reduzidas, os ventos em Capri são mais fortes do que eu destinos próximos na Costa Amalfitana, como Sorrento e Amalfi.
Por isso mesmo, as temporadas em Capri dependem ainda mais das condições climáticas. Em parte do ano, a ilha é praticamente fechada para o turismo, como vou explicar a seguir no detalhamento sobre cada época do ano em Capri.
Entenda quando ir para Capri, assim como as vantagens e desvantagens de cada época do ano:
Dezembro a março: baixa temporada de inverno
Entre 21 de dezembro a 20 de março, é inverno na Europa. Essa é a época mais fria do ano em Capri, e também a menos movimentada.
Com temperaturas por volta dos 12 ºC no meio da tarde, pouquíssimos banhistas se arriscam a entrar no mar, que também está na fase mais gelada do ano.
Nesses meses, as chuvas também podem atrapalhar os passeios, embora não caia um grande volume de água em Capri.
Há duas vantagens de viajar a Capri no inverno: encontrar os lugares mais tranquilos, sem filas e muvucas, e gastar menos, pois os hotéis ficam mais baratos no inverno.
Mas também há desvantagens. Além do frio, muitos lugares fecham as portas no inverno, inclusive lojas, hotéis e restaurantes.
Junho a setembro: alta temporada de verão
De 20 de junho a 22 de setembro, o verão é a época do ano de maior movimento em Capri.
Motivos pra isso não faltam. Afinal, praticamente não chove, e o calor é perfeito para os banhistas aproveitarem as lindas praias de Capri.
E falando no Mar Mediterrâneo, no verão ele vive o pico de sua temperatura na região de Capri. Então, está menos gelado do que no restante do ano.
Para aproveitar o verão em Capri sem passar perrengue, reserve tudo com antecedência, como hotéis, passeios e a balsa entre Nápoles e Capri.
Mas há duas chateações comuns no verão: A superlotação, inclusive das praias, pois as faixas de areia são diminutas, além de filas em restaurantes e atrações; E as ondas de calor, que elevam as temperaturas acima dos 30 ºC, especialmente em julho e agosto.
Abril e maio: média temporada de primavera
Os meses de abril e maio estão inteiramente dentro da primavera, e têm todas as vantagens da estação das flores em Capri.
São meses de movimento intermediário em Capri e em todos os destinos próximos, na região de Nápoles e da Costa Amalfitana.
Mas há algumas diferentes importantes entre os dois meses:
- Abril é mais frio, e portante de menor movimento e menores preços em Capri. Poucos se arriscam a entrar no mar, e as praias ainda estão bem tranquilas.
- Maio tem as temperaturas mais amenas e ainda menos chances de chuvas. Especialmente na segunda quinzena do mês, Capri começa a despertar para a temporada de verão.
Outubro e novembro: média temporada de outono
Espremidos entre a longas temporadas de verão e de inverno, os meses de outono em Capri, de fato, são apenas outubro e novembro.
No mês de outubro, especialmente nas duas primeiras semanas, ainda resta um clima de verão em Nápoles. As temperaturas variam a cada ano, mas geralmente ainda é possível curtir as praias.
Entretanto, além do frio que começa a dar as caras, há mais chances de chuvas do que nos meses de verão. Se for a Capri em outubro, prefira agendar a visita para a primeira quinzena do mês.
Já em novembro, o clima é ainda mais instável. Além de ser o mês mais chuvoso do ano em Capri, o frio já torna os banhos de mar praticamente impossíveis.
E num destino de luxo como Capri, em novembro já começa o desfile da moda inverno entre os visitantes e moradores. E assim como no inverno, muitos hotéis e restaurantes deixam de funcionar.
Hospedagem conforme o clima em Capri
O clima na Ilha de Capri é um fator importante para a escolha do seu hotel. Funciona assim:
Vai no verão? Então vale a pena se hospedar perto de uma praia. Assim, você evite a superlotação do transporte público, a falta de lugares para estacionar e ainda tem mais chances de chegar cedo à praia.
E chegar antes dos outros à praia é muito importante em Capri. Lembre-se que as faixas de areia são pequenas, então há poucos lugares para se estabelecer.
Por exemplo, fique no Weber Ambassador, o único hotel perto da Praia da Marina Piccola, uma das mais bonitas da ilha.
Já nas outras estações do ano, especialmente no inverno, é melhor buscar um centrinho urbano para se hospedar, seja em Capri ou Anacapri, as duas maiores cidades da ilha.
No guia sobre onde se hospedar em Capri, estão explicadas em detalhes as melhores localizações da ilha, assim como as muitas dicas de hotéis.
Afinal, qual a melhor época em Capri?
A maioria das pessoas e blogs de viagem simplesmente indica o verão como a melhor época para visitar Capri. Mas é uma visão muito simplista.
Afinal, cada pessoas tem suas preferências. Eu mesmo, que não gosto de multidões e de calor, prefiro não viajar a Capri no meio do ano.
Sugestões para visitar Capri de acordo com suas prioridades:
- Dezembro, janeiro, fevereiro e março: Vá para encontrar Capri praticamente sem turistas. Faz frio e chove um pouco, mas a tranquilidade não tem preço. Bom para economizar.
- Abril e maio: lotação intermediária, clima ameno e tempo perfeito para combinar Capri com Nápoles e Roma.
- Junho e setembro: no início e no final do verão, o clima perfeito para curtir as praias de Capri. A ilha já está cheia e o sol brilha forte, mas sem exageros.
- Julho e agosto: calor extremo, superlotação e muita animação. Festas, filas e preços altos. São meses de férias de verão na Europa e turismo massivo sem limites na Itália.
- Outubro: encontre Capri sob um clima apenas e curta o restinho do verão europeu, embora já seja outono. Boas chances de praia no começo do mês.
- Novembro: é praticamente inverno em Capri e um mês de muitas chuvas em boa parte da Itália. Se puder, evite.
Agora que você já sabe quando ir a Capri, veja também onde se hospedar em Nápoles, melhor base para fazer passeios à Ilha de Capri, além de ser um destino único no mundo. Desejo a você um clima maravilhoso para conhecer tudo o que interessa em Capri.