Quando ir a Malta: melhor e pior época
Ao sul da Sicília, o arquipélago de Malta é conhecido por suas praias e seu clima quente em comparação a outros destinos na Europa.
Mas o clima nas ilhas muda bastante ao longo do ano, e cada época é ideal para determinadas atividades. Por isso, entenda quando ir para Malta e organize sua viagem na melhor época.
- Veja também: documentos para viajar a Malta
Quando viajar para Malta
Malta está numa área de Clima Mediterrâneo, caracterizado por estações do ano bem definidas, sobretudo pelo verão quente e seco.
Mas, como o país é formado por pequenas ilhas, Malta sofre forte influência dos ventos do Mediterrâneo.
Se ainda não comprou sua passagem, utilize o Booking Voos para comparar preços de voos e rotas possíveis para Malta.
Confira, a seguir, detalhes sobre o clima no arquipélago, de janeiro a dezembro, e escolha quando ir para Malta de acordo com suas preferências de atividades.
Primavera em Malta: março a junho
A primavera na Europa vai de 21 de março a 21 de junho. Nessa época, o clima muda radicalmente em Malta.
Em março e abril, as noites são frias, e ainda podem ocorrer chuvas. Mesmo durante os dias mais ensolarados, fica complicado ir à praia. Pois, além dos ventos gelados, a água do Mediterrâneo ainda está fria, devido ao inverno nos meses anteriores.
Já em maio e junho, praticamente não chove, e as temperaturas, acima dos 20 ºC durante o dia, são perfeitas para curtir as praias.
Minha experiência: fiquei em Malta de abril para maio, e gostei bastante. Cheguei com a ilha super tranquila, então puder visitar muitos lugares sem pegar trânsito. E em maio a atmosfera começou a mudar, com a chegada de muitos turistas, o início das festas e praias lotadas.
Verão em Malta: junho a setembro
De 22 de junho a 20 de setembro, o verão é a alta temporada em Malta. Essa é a melhor época para nadar nas águas geladas do Mar Mediterrâneo.
Mas as temperaturas podem ficar excessivamente altas, por volta dos 40 ºC, quando chega alguma onda de calor. Isso ocorre principalmente em julho e agosto, auge do verão.
E julho e agosto são também os meses mais movimentados. Há muitas festas nessa época em Malta, principalmente em Paceville, centro da vida noturna maltesa.
Por isso, nessa época, tanto os voos quanto os hotéis em Malta são mais caros. E prepare-se para enfrentar longos engarrafamentos e para disputar espaço da areia (e nas pedras) das praias.
Já em setembro, as temperaturas tender a amenizar, e há um pouco menos de gente em Malta.
Outono em Malta: setembro a dezembro
De 21 de setembro a 15 de dezembro, meses de outono na Europa, o clima em Malta muda bastante.
No final de setembro e no início de outubro, o clima ainda é ameno. Dependendo do ano, ainda há muitos dias de sol e calor nessa época. E como há menos turistas, é possível encontrar praias e atrações mais tranquilas.
Já em novembro e no início de dezembro, os ventos frio do Mediterrâneo começam a soprar bem mais forte em Malta.
Apesar de ser a época mais chuvosa do ano, não costuma cair um grande volume de água em Malta. Por outro lado, a garoa persistente e os dias nublados atividades passeios a céu aberto, inclusive passeios de barco.
Por isso mesmo, para quem vai fazer intercâmbio em Malta, essa é uma boa época para chegar e explorar a ilha como um local, sem a presença massiva de turistas.
Inverno em Malta: dezembro a março
De 16 de dezembro a 20 de março, período oficial de inverno na Europa, o clima em Malta fica ainda mais frio.
Nesses meses, principalmente em janeiro e fevereiro, Malta chega a registrar temperaturas abaixo dos 5 ºC.
E a sensação térmica pode ser menor ainda, devido aos fortes ventos gelados e úmidos e atravessam as ilhas noite e dia.
Assim como o outono, é uma boa época para a chegada de estudantes, que poderão curtir Malta antes da superlotação e das distrações dos meses de alta temporada.
Vai a turismo? Aproveite para explorar lugares históricos, como Mdina, os templos megalíticos e atrações culturais, como os museus e a Feira de Marsaxlokk.
Além disso, nessa época os hotéis estão mais baratos e é possível encontrar boas promoções de voos para Malta.
Organize seu roteiro em Malta
Apesar de ser um dos menores países do mundo, Malta possui uma grande variedade de atrações, entre sítios arqueológicos, cidades históricas, praias, falésias e cenários de filmes.
Além disso, os passeios também são inúmeros, especialmente as navegações entre as ilhas. Alguns embarcações, inclusive, são verdadeiras boates flutuantes, com festas noite e dia pelas águas ao redor das ilhas.
Por isso, leia o que fazer em Malta, o nosso guia de pontos turísticos e lugares que realmente merecem ser visitados. A partir dele, fica fácil organizar seu roteiro de viagem a Malta, em qualquer época do ano.
Hospedagem em Malta
O mês da sua viagem também vai influenciar no fator hospedagem.
Se for para Malta no verão, é importante se hospedar numa cidade praiana, como St. Julians e St. Paul’s Bay. Nessas regiões, há muitos resorts, onde é possível dormir e acordar com vista para o mar.
Mas, nos meses de clima frio ou moderado, também vale a pena conferir opções de hospedagem nas cidades do interior de Malta, onde há pousadas charmosas, próximas a atrações históricas.
No guia sobre onde ficar em Malta, confira também as opções de hotéis em Valeta, a histórica capital de Malta, local dos principais pontos turísticos e dos locais mais fotografados da ilha.
Afinal, quando ir para Malta?
Como falei no início, capa época do ano reserva experiências completamente diferentes em Malta. Podemos resumir da seguinte forma:
- Quer praia, calor e festas? Vá entre junho e setembro.
- Para pegar praia, mas com menos gente e menor calor, vá no final de maio, em setembro e no início de outubro.
- Vai fazer turismo histórico e cultural? Evite os meses de turismo massivo e calor extremo, que são julho e agosto.
- Para fazer intercâmbio em Malta, recomendo chegar nos meses de média e baixa temporada, entre outubro e março. Assim você foca em estudar inglês, antes de ser perder nas festas do verão.
Desejo a você uma viagem inesquecível para Malta!
Reserve hotéis, ingressos, passeios e seguros com os parceiros do Buenas Dicas.
Você não paga nada a mais, e o blog recebe uma comissão.