Quando ir a Medellín: melhor época para viajar
Dizem que Medellín tem uma única estação do ano, a primavera. Exageros à parte, isso se deve ao clima ameno da cidade, com poucas variações de temperaturas ao longo do ano, o que facilita muito para entender quando ir a Medellín.
Localizada na Cordilheira dos Andes, a 1.500 metros de altitude, Medellín é cercada montanhas. Essas características contribuem muito para a estabilidade climática da região.
Mas também é preciso ter atenção às chuvas, pois elas são o fator determinante para escolher bem quando ir a Medellín e demais cidades no Vale de Aburrá, no Centro-Oeste da Colômbia.

Por que visitar Medellín
Nos anos 1990, Medellín era a cidade mais violenta do mundo, devido inúmeros assassinatos e atentados cometidos pelo tráfico de drogas, então dominado pelo Cartel de Medellín, sob o comendo de Pablo Escobar.
Mas, com o enfraquecimento dos cartéis e fortes investimentos em educação, segurança e inovação, Medellín passou por uma grande transformação.
Atualmente, ela é referência em transporte público na América do Sul, contando com um sistema integrado de metrô, ônibus, bonde e teleférico.
E falando no Teleférico de Medellín, ele é uma boa forma de observar as belezas e contrastes da cidade, que possui uma grande diversidade de atrações turísticas.

Entre os principais pontos turísticos de Medellín, destaco o Museu de Antioquia, o Jardim Botânico de Medellín e a inconfundível Plaza Botero, repleta de monumentos do artista plástico Fernando Botero, nascido em Medellín.
E acompanhar essa história transformadora, com direito a muita cultura, comidas típicas da Colômbia e cafés aconchegantes, é o que faz a visita a Medellín ser imperdível.
Quando ir para Medellín
Conhecida como A Cidade da Eterna Primavera, Medellín de fato tem um clima agradável de janeiro a dezembro. As temperaturas médias na cidade variam entre 16 ºC e 28 ºC durante todo o ano.
Mas isso não ocorre em relação às chuvas. Aliás, é impossível dizer que existe uma estação seca e uma estação chuvosa em Medellín, pois os índices pluviométricas na cidade não seguem uma ordem padrão, como em boa parte do Brasil.
Por isso, a melhor forma de entender quando ir a Medellín, é realmente conferir as médias de chuvas mês a mês, desde forma:
Meses com mais chuvas em Medellín
Os meses com maior volume de água e mais dias de chuva em Medellín são março, abril e maio, no primeiro semestre, e setembro, outubro e novembro, na segunda metade do ano.
Em cada um desses meses, é comum chover por mais de 20 dias, o que pode ser um grande incômodo num roteiro de viagem.
Meses com menos chuvas em Medellín
Os dias mais ensolaradas em Medellín concentram-se nos meses de janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto e dezembro.
Entre eles, os meses de janeiro e julho são os menos chuvosos, o que é perfeito para quem pode viajar apenas em meses de férias escolares ou universitárias.
Melhor época para viajar a Medellín
Obviamente, por serem menos chuvosos, os meses de janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto e dezembro são os melhores para viajar a Medellín e explorar suas principais atrações turísticas.
Mas, se você também quiser visitar San Andrés na mesma viagem, é melhor escolher janeiro ou fevereiro, pois assim encontrará tempo bom no Caribe e evitará a temida temporada dos furacões.
No artigo sobre quando ir para San Andrés, conheça em detalhes o clima no arquipélago colombiano.
Onde ficar em Medellín

Seja qual for a época da sua viagem, as melhores localizações para hospedagem em Medellín são estas:
- El Poblado
- La Candelária
- Laureles
Com policiamento ostensivo, lojas de luxo e hotéis de alto padrão, El Poblado é uma ilha de riqueza em Medellín. Além disso, é um bairro com boa gastronomia e vida noturna animada, o que faz dele o preferido da maioria dos viajantes em Medellín.
Entretanto, há quem prefira dormir no centro da cidade, mais conhecido pelo nome de La Candelaria. Nesse bairro estão as principais atrações turísticas de Medellín, como a Plaza Botero, com esculturas rechonchudas de Fernando Botero, e o Museu de Antioquia.
Por fim, a região de Laureles também atrai muitos viajantes, especialmente por sua atmosfera jovial e hotéis inovadores, como o Indie Universe Creative Hotel, um dos preferidos de quem viaja a trabalho para Medellín.
Seguro viagem na Colômbia
Não é obrigatório contratar um seguro viagem para entrar na Colômbia. Aliás, nem passaporte é preciso, pois a Colômbia permite a imigração de brasileiros portando apenas RG.
Mas é fortemente recomendado fazer um seguro antes de embarcar para a Colômbia, por diversas razões, que vão desde cuidados com a saúde, até incidentes comuns de viagem, como atrasos de voos e extravios de bagagem.
Situações corriqueiras na Colômbia, que podem resultar na necessidade de usar o plano de seguro viagem:
- Insolação – O sol é forte no Caribe. Passar o dia na praia, seja em Cartagena ou San Andrés, requer muitos cuidados, como o uso de protetor solar. E quem se esquece, pode acabar no hospital, devido aos fortes sintomas do excesso de exposição solar.
- Contaminação alimentar – O clima quente também leva a um maior índice de contaminação por bactérias e má conservação dos alimentos. Além de escolher bem onde comer, é preciso contar com um bom seguro para se tratar quando necessário.
- Gripes e alergias – Em cidades frias, como Bogotá e Zipaquirá, gripes são mais comuns. Além disso, pode ocorrer o mal de altitude, náuseas, fadigas, vômitos e dificuldade para respirar.
Para que você tenha certeza de estar contratando o melhor seguro viagem para a Colômbia, conforme suas necessidades, o primeiro passo é buscar nas empresas mais confiáveis.
Nossa sugestão é utilizar este comparador de preços e planos de seguro viagem, pois ele faz buscas simultâneas nas seguradoras melhor avaliadas do mercado atualmente.
Por exemplo, por ele é possível orçar e contratar seguros de empresas como ITA Seguro Viagem, Universal Assistance, My Travel Assist, Welcome Assist e Intermac Assistance, entre outras.
Todas essas são seguradoras confiáveis, bem avaliadas e oferecem preços competitivos nos planos disponíveis.

Saiba mais sobre a Colômbia
Aqui no blog você encontra muito mais para planejar sua viagem à Colômbia, de listas de pontos turísticos a guias de bairros e roteiros completos sobre os principais destinos turísticos do país.
Além de Medellín, passamos também por Cartagena, Bogotá e pela paradisíaca Ilha de San Andrés.
Então, antes de embarcar para a Colômbia, confira as informações que você precisa e, se tiver dúvidas, fale diretamente comigo, seja aqui pelos comentários ou pelo email [email protected].