Quando ir para Nápoles: melhor e pior época

Guia completo sobre o clima e as temporadas, para você escolher bem quando ir para Nápoles, na Itália.
Entenda qual é a melhor época para viajar a Nápoles e por quais motivos, e também quais são os períodos menos recomendados.
Além disso, saiba o que esperar do clima em Nápoles todos os meses do ano, com índices oficiais de chuvas e temperaturas de janeiro a dezembro.
- Confira também, aqui no blog: onde se hospedar em Nápoles

Quando ir a Nápoles: clima e temporadas
Na sul da costa oeste da Itália, Nápoles está numa região de clima mediterrâneo, caracterizado pelos verões quentes e secos, e pelos invernos chuvosos e de frio moderado.
A influência do clima na escolha de quando ir para Nápoles, está relacionada à grande diversidade de atrações sazonais:
- Os meses de frio e temperaturas moderadas são melhores para explorar os locais históricos;
- Já os meses de calor são ideais para visitar as praias e ilhas do Golfo de Nápoles.
Mas nem tudo se resume ao clima. Por isso, a seguir vou explicar o que esperar de Nápoles em cada época do ano.
Inverno em Nápoles: dezembro a março
A baixa temporada de Nápoles ocorre nos meses de inverno. Afinal, essa é a época mais chuvosa do ano, e o frio pode ser mais intenso em alguns anos: principalmente em janeiro e fevereiro, podem ser registradas temperaturas negativas em Nápoles.
Mas, à medida que o inverno avança, os dias vão se tornando menos frios e menos chuvosos. Tanto que, em março, são mais comuns os dias ensolarados, perfeitos para caminhar na cidade e até mesmo visitar algumas praias, embora o banho de mar seja praticamente impossível.
E se chover, aproveite para visitar atrações cobertas, como museus, palácios, igrejas e as catacumbas de Nápoles.
Existem suas principais vantagens de viajar a Nápoles no inverno:
- Os preços. Essa é a época mais barata do ano, com muitas promoções de passagens aéreas, bilhetes de trem e nos hotéis;
- A menor lotação. Na baixa temporada, há menos filas nas atrações, inclusive nas mais famosas pizzarias de Nápoles.
Primavera em Nápoles: abril a junho
O mês de abril em Nápoles começa com o clima ameno e chances moderadas de chuvas. Em maio, os dias se tornam mais quentes e ensolarados. Já em junho, na transição para o verão, espere dias de calor intenso e poucas chances de chuvas.
Por isso, os melhores meses da primavera napolitana, para os turistas, são abril e maio.
Afinal, as temperaturas são agradáveis para fazer passeios a céu aberto, seja uma caminhada no Centro de Nápoles, um bate e volta a Pompeia ou uma visita à Ilha de Capri.
Falando em Capri, em abril a ilha ainda está parcialmente adormecida, com muitos hotéis e restaurantes fechados, mas já tem muito o que fazer. E se tiver a sorte de um dia de sol, você pode até tentar encarar as águas geladas do Mar Mediterrâneo.
Na minha opinião, essa é a melhor época do ano em Nápoles, devido às temperaturas amenas e às chances reduzidas de chuvas, especialmente a partir de maio.
Verão em Nápoles – Julho a setembro
O verão no hemisfério norte começa oficialmente em 21 de junho. Mas a alta temporada da estação mais quente do ano, chega pra valer em Nápoles no início de julho.
Nessa época, não tem meio termo:
- O turismo é massivo: longas filas pra comer e visitar pontos turísticos, trens lotados e hotéis com preços acima da média anual;
- Calor intenso: em anos “normais”, as temperaturas máximas ficam por volta dos 30 ºC. Mas quando chega uma onda de calor, pode fazer até 40 ºC em Nápoles
- Não chove quase nada: os dias são de sol a pino, o que leva as multidões às praias.
Tudo isso dito acima, se aplica principalmente aos meses de julho e agosto, que são de férias e importantes feriados na Europa. Já em setembro, os clima é mais agradável e há um pouco menos de gente nas atrações.
Se você não se importa com o calor, aproveite para mergulhar nas praias de Capri e da Costa Amalfitana, pertinho de Nápoles.
Outono em Nápoles – Outubro e novembro
Oficialmente, o outono europeu vai de 23 de setembro a 22 de novembro. Mas no calendário do turismo, podemos reduzir a temporada de outono para apenas outubro e novembro.
E poderia ser até menor, pois no início de outubro, ainda tem muita gente fingindo que ainda é verão, aproveitando os últimos raios de sol no litoral da Campania.
Por isso mesmo, outubro apresenta uma oportunidade única: visitar Nápoles sem tanta gente, encontrar hotéis mais em conta e ainda ter lindos dias de sol, principalmente na primeira quinzena.
Já em novembro, o clima muda radicalmente em Nápoles, sendo o mês mais chuvoso do ano. Aliás, o mesmo ocorre em boa parte da Itália. Por exemplo, novembro é o mês da Aqcua Alta em Veneza, quando a maré sobe e invade as ruas da cidade.
Afinal, quando ir para Nápoles?
Se você leu com atenção todos os tópicos, reparou que cada estação do ano tem suas vantagens e desvantagens. E também que há a melhor época e o melhor mês em cada uma delas.
Aqui vai um resumo, com os melhores meses para visitar Nápoles:
- Abril – Dias agradáveis e noites de frio moderado. Poucas chuvas. Perfeito para comer pizza, caminhar em Nápoles e visitar atrações a céu aberto, como Pompeia;
- Maio – Clima perfeito para fazer passeios ao ar livre e quem sabe entrar nas praias de Nápoles, Capri e da Costa Amalfitana;
- Junho – Curta o verão napolitano antes da chegada em massa dos turistas. Inclua muitas praias no seu roteiro;
- Setembro – Ainda é tempo de pegar praia, com um pouco menos de calor e menor lotação;
- Outubro – Com o Mar Mediterrâneo aquecido depois do verão, o início do mês ainda proporciona dias de praia. E faz menos calor, então, passeios a Pompeia e locais ao ar livre se tornam suportáveis novamente.
E antes de embarcar, entenda também o que fazer em Nápoles e conte comigo para tirar dúvidas sobre seu roteiro na cidade.